segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

ABAIXO O BLOCO DOS PORCALHÕES

Afonso Capelas Jr. - 30/01/2015 às 17:39

LIXO_3
Carnaval está quase aí e as ruas de muitas cidades estarão apinhadas de gente disposta a brincar e se divertir. Claro, um rastro de muito lixo e cheiro de urina estará à mostra, a céu aberto, durante os quatro dias. Nestes tempos de crise hídrica toda essa sujeira representará um problema a mais. Soará como um desperdício ter de gastar tanta água – mesmo que seja água de reuso – para lavar ruas e calçadas. Por conta daseca vários municípios brasileiros chegaram mesmo a cancelar suas festas de momo este ano. Só em Minas Gerais são mais de 15 as cidades que não terão seus carnavais de rua em fevereiro próximo.
Uma boa solução para ao menos minimizar o uso da água para lavar ruas e avenidas – não somente durante o Carnaval, mas o ano inteiro – é a aplicação de multas para quem jogar dejetos na rua. Em Salvador, capital mundial do Carnaval de rua onde não pode faltar folia, começou a valer nesta semana a cobrança de multas do seuPrograma Lixo Zero. A lei, assinada em novembro do ano passado, quer punir severamente quem jogar lixo ou fazer xixi nas ruas. Uma campanha publicitária alerta a população: “Aquele lixinho pode virar um problemão”.
Desde o dia 28 de janeiro os desleixados da capital soteropolitana que forem pegos em flagrante – sejam eles nativos ou turistas – pagarão caro: as multas vão de R$ 67 a mais de mil reais. Também vai pesar nos caixas de empresas que não respeitarem a lei  e despejarem entulho indevidamente nas calçadas. Para elas a penalização vai de quase R$ 270 a mais de dois mil reais.
Quando bem aplicado o Programa Lixo Zero funciona muito bem, como se vê nas ruas do Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa foi a primeira capital brasileira a colocar em prática a norma, em agosto de 2013. Lá as multas para os sujismundos de plantão chegam a nada menos que três mil reais.
Logo na primeira semana de vigência da lei carioca quase quinhentas pessoas foram flagradas jogando lixo nas ruas e devidamente multadas. Um ano depois eram mais 57 mil multas aplicadas. A grande maioria das infrações foi pelo descarte de pequenos resíduos em lugares inadequados, infelizmente uma prática bastante comum em todo o país. Imagine, então, durante o Carnaval.
Várias cidades já aderiram ou estão em processo de adoção do Lixo Zero: além de Rio de Janeiro e Salvador, também adotaram a lei Teresina (PI), Belo Horizonte (MG),Santos (SP), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).
São Paulo – certamente a capital que mais sofre com a falta d’água – está prestes a multar seus cidadãos porcalhões. Desde setembro do ano passado existe um Plano de Educação Ambiental  para Resíduos Sólidos na prefeitura da cidade. Esse plano incorpora as políticas do Lixo Zero pioneiro no Rio de Janeiro.
Antes de ser encarada como apenas mais uma máquina de arrecadar dinheiro para os cofres das prefeituras, o Lixo Zero incentiva a orientação e educação para a cidadania. Afinal, alguns seres humanos só tomam jeito quando pesa no bolso.
Imagem – Creature Commons

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.