terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

ESTUDANTE CRIA DISPOSITIVO DE BAIXO CUSTO QUE RETIRA SUJEIRA DA ÁGUA DA CHUVA


Uma iniciativa desenvolvida na Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe) promete facilitar o uso de água da chuva para consumo humano. Trata-se de um sistema que retém a água da chuva desviando as impurezas por meio de um dispositivo.
A tecnologia melhora significativamente a qualidade do líquido que pode ser armazenado em cisternas e, posteriormente, ser consumido. Batizado de Desviufpe, o dispositivo foi desenvolvido pelo engenheiro civil Júlio César Azevedo com ajuda das professoras Sávia Gavazza e Sylvana Melo dos Santos.
O projeto baseia-se na técnica de desvio de água já existente, mas que foi aprimorado pelo Núcleo de Tecnologia do campus da Ufpe em Caruaru, agreste pernambucano. Os modelos anteriores, por exemplo, eram feitos com concreto, o que ocasionava vazamento frequentemente. Quando se vive um período de estiagem, muito comum no nordeste, qualquer gota desperdiçada é uma grande perda.
O novo equipamento é feito com canos de PVC, que são instalados entre a calha e a cisterna. As primeiras precipitações de água ficam mais impuras pela própria sujeira acumulada nos telhados. Estas águas enchem os tubos, e ficam retidas neles, e depois podem ser usadas para fins domésticos, como limpeza da casa, quintal, rega de planta.
O restante da água que cai, com melhor qualidade, vai direto para a cisterna. Uma medida simples e que foi testada nas residências de cem famílias da zona rural de Caruaru.
De acordo com o projeto, que venceu o Prêmio Ana 2014 na categoria “Pesquisa e Inovação Tecnológica”, cada Desviufpe custa R$210. Após 25 meses de monitoramento da qualidade da água, comparando as cisternas que tinham o dispositivo instalado e as que não dispunham de nenhuma barreira sanitária, concluiu-se que o dispositivo foi capaz de reduzir de 67% a 100% o teor das impurezas.
Redação CicloVivo
http://ciclovivo.com.br/noticia/estudante-cria-dispositivo-de-baixo-custo-que-retira-sujeira-da-agua-da-chuva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.