quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

GOVERNO DE SP ENCONTRA NOVA RESERVA NO CANTAREIRA

              
O governo de São Paulo encontrou, abaixo do atual nível de captação do Sistema Cantareira, uma nova reserva de água – e que pode representar a quarta cota do volume morto do reservatório, informa reportagem desta terça-feira (09) do jornal Folha de S. Paulo. A reserva, contudo, está em local de difícil acesso, e técnicos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) ainda avaliam se é possível captar água dali.
Segundo o jornal, a dimensão da reserva ainda não foi calculada, mas estima-se que seja similar à da terceira cota do volume morto, cerca de 40 bilhões de litros. De acordo com a reportagem, o uso da nova reserva representaria um acréscimo de cinco pontos porcentuais no total do sistema, o equivalente a um mês e meio de fornecimento de água.
Com o sistema atualmente operando com 5,9% da capacidade – já incluídas a primeira e segunda cotas –, o governo Geraldo Alkmin (PSDB) avalia utilizar o terceiro volume morto durante o período de seca, que começa em março.
O Cantareira abastece 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, sobretudo nas zonas Norte e Leste. E é justamente nas regiões atendidas pelo manancial que deve ter início o rodizio de água. O formato do racionamento, contudo, ainda não foi decidido pela Sabesp, que estuda cortar entre cinco e quatro dias por semana o abastecimento para dois dias com água.
Foto: Fernanda Carvalho/ Fotos Públicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.