terça-feira, 5 de junho de 2012

EXPO AMBIENTAL TERMINA NESTA QUARTA-FEIRA COM “DIA DA REFLEXÃO”

Depois do “Dia da Sustentabilidade”, na segunda-feira, e do “Dia da Preservação”, na terça, termina nesta quarta-feira, 6, com o “Dia da Reflexão”, a Expo Ambiental 2012 em Paranavaí. A feira, que está sendo realizada no Centro de Eventos, das 10 às 20 horas, é o mais importante evento sobre sustentabilidade e meio ambiente da região Noroeste do Paraná. A entrada é gratuita.
Na programação desta quarta-feira, os visitantes poderão assistir ao teatro que tem como tema o meio ambiente e a sustentabilidade, a partir das 10 horas, participar das palestras sobre “Políticas públicas de recursos hídricos do Paraná”, às 11 horas, “Lixo eletrônico X logística reversa”, às 16 horas, e “Resíduos sólidos da construção civil”, às 19 horas. As palestras são gratuitas e para participar não há necessidade de inscrição. Acadêmicos e estudantes da rede estadual e municipal que assistirem às palestras terão direito ao certificado.
Além disso, quem for ao local também poderá conferir, às 14 horas, o desfile de vestidos de noiva feitos através de materiais recicláveis, fabricado pelos acadêmicos do curso de moda do Cesumar, passear pelos stands e participar de oficinas e workshops. O encerramento do evento está marcado para as 21horas.
ABERTURA OFICIAL - Na noite da última segunda-feira, 4, foi realizada a solenidade oficial de abertura da Expo Ambiental 2012, que contou com a presença de diversas autoridades e lideranças locais. Na ocasião, o Secretário do Meio Ambiente de Paranavaí (Semam), João Marques, ressaltou o propósito do evento, que é o de democratizar o conhecimento sobre sustentabilidade na região Noroeste do Paraná. “É somente através do conhecimento e de boas políticas públicas que conseguimos construir um mundo melhor. Para promover o desenvolvimento ordenado de uma cidade, é preciso, antes, pensarmos em ações sustentáveis” destacou ele.
Na oportunidade, Marques falou do trabalho que vem sendo desenvolvido no município para conscientizar as pessoas e as empresas da importância da coleta seletiva e da destinação correta de resíduos sólidos. “No começo eram coletadas no município 50 toneladas de lixo reciclável por mês, hoje Paranavaí recolhe cerca de 150 toneladas/mês. [...] Além disso, existe uma legislação municipal que obriga as empresas a darem a destinação correta para os eletroeletrônicos, o que contribui para a não poluição do meio ambiente”, esclareceu o secretário.
A abertura da Feira foi acompanhada pelo vice-prefeito Alziro Melli Lopes, representando o prefeito Rogério Lorenzetti, secretários municipais, representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Instituto das Águas, 8º Batalhão, da empresa Transresíduos, servidores da Semam, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), expositores e estudantes.
A Expo Ambiental 2012 é uma realização da Secretarial Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente. A organização é da H1 Comunicação.
VISITA AO STAND DA TRANSRESÍDUOS – Após a solenidade oficial de abertura do evento, os convidados visitaram o stand da empresa Transresíduo, responsável pela coleta de lixo comum e reciclável em Paranavaí. O diretor da empresa, Luiz Antonio Bertussi, mostrou uma maquete aos visitantes e explicou sobre o funcionamento do aterro sanitário na cidade. 
“Esse aterro é um trabalho de peça a peça, ele funciona bem porque aqui nunca entrou lixo hospitalar, nem resíduo da construção civil. [...] O papel mais importante da sociedade é separar os materiais da forma adequada”, observou o diretor.
CAMINHADAECOLÓGICA - Parte das comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente, a caminhada Cross Country, será realizada no próximo dia 17 de junho. A largada da caminhada ecológica, que terá um percurso de 5 km, será às 8 horas no estacionamento do Parque de Exposições e vai até o aterro sanitário. Mais informações pelo site http://www.reabilitarclinicaefitness.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.