segunda-feira, 8 de junho de 2015

MEIO AMBIENTE

Município de Nova Esperança também deverá integrar o Consórcio Ambiental

Município de Nova Esperança também deverá integrar o Consórcio AmbientalO prefeito Gerson Zanusso (de Nova Esperança) está ultimando os entendimentos para passar a integrar o CICA até o final do ano

O prefeito Rogério Lorenzetti e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA), João Marques, estão cumprindo uma agenda de visitas aos municípios vizinhos de Paranavaí, com o intuito de convidar para a participação destes no Consórcio. Esta semana a visita foi feita aos prefeitos Ademir Mulon (Cruzeiro do Sul), que já integra o CICA, e Gerson Zanusso (Nova Esperança), que está ultimando os entendimentos para passar a integrar o CICA até o final do ano.
“A intenção é oficializar os convites aos municípios para unir forças conosco através do Consórcio e aumentar nossa representatividade para desenvolver projetos e buscar soluções conjuntas para resolver problemas pontuais comuns. Com a integração de novos municípios ao Consórcio, criamos um volume em termos de população muito importante para conquistar novos recursos", frisou Lorenzetti.
Segundo o secretário executivo do CICA, João Marques, “alguns projetos de captação de recursos governamentais exigem um mínimo de 200 mil habitantes. Quanto mais municípios tivermos participando do Consórcio, mais facilmente conseguimos captar estes recursos. Nova Esperança é um município de quase 30 mil habitantes, fica perto de Paranavaí, é um município de bom relacionamento com Paranavaí, e ter um município como este integrando o CICA é muito importante para continuarmos alavancando o desenvolvimento da nossa região”, destacou.
Sustentabilidade - O Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental foi montado inicialmente para unir os municípios vizinhos na questão do tratamento e destinação dos resíduos sólidos. “Mas a sua atuação tem sido muito mais ampla. Hoje já conseguimos desenvolver projetos para captação do ICMS Ecológico e fundos de participação governamentais, como o Fundo da Sanepar. Esses recursos já estão sendo repassados para os municípios, que agora já conseguem pagar as mensalidades do Consórcio sem onerar seus cofres públicos locais. O CICA já tem sustentabilidade financeira, gera recursos para os municípios através deste trabalho integrado e se paga sozinho”, explicou o secretário executivo.
O CICA conta hoje com 12 municípios integrantes ativos e já tem mais alguns em fase final de entendimento para integração, como é o caso de Guairaçá e Nova Esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.