quarta-feira, 17 de junho de 2015

Palestra aborda compostagem como alternativa para dar destinação a resíduos orgânicos



Representantes dos 12 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica) participaram nesta quarta-feira (17) de uma sequencia de palestras que tratou sobre a compostagem de resíduos urbanos, um processo que transforma lixo orgânico em adubo orgânico para ser utilizado na agricultura, jardins e plantas.
Os detalhes de como é feito todo o processo de compostagem foram explicados pelos representantes das empresas Organoeste Biotecnologia, de Campo Grande, Flávio Pereira, e da TSA (Tecnologia em Sistemas Ambientais), de Curitiba, Germano Vieira.
Segundo Pereira, além de garantir um adubo orgânico de qualidade para enriquecer o solo, o processo de compostagem também contribui economicamente com os municípios, pois garante uma maior vida útil ao aterro sanitário. “Quanto menos lixo vai para o aterro, maior a sua vida útil”, lembrou. A nova célula que está em construção no aterro de Paranavaí terá um custo estimado de R$ 1,5 milhão.
O aproveitamento do lixo orgânico, material que representa ao menos metade dos resíduos sólidos gerados por cidades brasileiras, ainda é prática rara no Paraná. Segundo levantamento da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), realizado em 2014, só 5,75% das 399 cidades do estado desenvolvem ações de manejo deste lixo por meio de compostagem.
Disposto em ampliar este número, o prefeito Rogério Lorenzetti vem incentivando, através do Consórcio, o diálogo entre empresas do setor e municípios. A ideia é viabilizar a implantação de uma usina de compostagem que futuramente possa atenda Paranavaí e os municípios da região que aqui depositam os seus resíduos.
“Graças à coleta seletiva que implantamos nesta gestão, Paranavaí ampliou drasticamente a sua coleta de lixo reciclável. Mesmo assim, sabemos que esse número ainda pode melhorar. Hoje, a cidade manda para o aterro o equivalente a 4,5 milhões de reais por ano em função de não fazer o aproveitamento correto do lixo”, destacou o prefeito.
Germano Vieira elogiou a disposição do prefeito em investir tempo e recurso em uma área que muitos gestores não dão a devida importância. “O prefeito está muito lúcido com relação ao lixo, porque o lixo não é problema se tratado adequadamente, pelo contrário, é riqueza, e nesse sentido vocês tem uma boa liderança”, frisou.
A reunião contou ainda com a participação do secretário executivo do consórcio e engenheiro agrônomo, João Marques, que realizou uma explanação sobre a problemática dos aterros sanitários.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.