terça-feira, 17 de abril de 2012

DESTINAÇÃO CORRETA DO LIXO É QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA, DIZ SECRETÁRIO - 2º parte

Como funciona a logística reversa

Para dar a destinação correta a uma série de resíduos sólidos que não são orgânicos nem recicláveis, existe um processo chamado logística reversa. Significa que em vez de jogar esses produtos no lixo comum, o consumidor final deve levá-los até o distribuidor (lojas e mercados, por exemplo). Estes estabelecimentos têm o dever de encaminhar os componentes aos fornecedores, e estes aos fabricantes.
Em Paranavaí, a logística reversa é aplicada para pneus, lâmpadas fluorescentes, embalagens de agrotóxicos e aparelhos eletroeletrônicos. O próximo passo, informou o secretário municipal de Meio Ambiente, será fazer a destinação correta de lixo derivado da construção civil e de móveis.
A intenção é terceirizar o terreno próximo ao Caic, onde são depositados entulhos e materiais de construção. Uma empresa, escolhida a partir de um processo de licitação, ficaria responsável pela manutenção do local e reaproveitaria os resíduos lá depositados. Nesta segunda-feira, 16 de abril, o Conselho Municipal de Meio Ambiente deve apresentar um parecer sobre a terceirização do “Buracão da Vila Operária”. (RS)

Os riscos dos metais pesados para o organismo
Diferentes metais pesados entram na composição de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas. O descarte desses produtos em terrenos vazios ou fundos de vale, por exemplo, é extremamente prejudicial à saúde dos seres humanos, como explica o diretor municipal de Gestão Ambiental, Edson Hedler.

Segundo ele, esses metais pesados têm efeito cumulativo no organismo, ou seja, não são eliminados. Entre os danos que podem provocar estão problemas de fígado e rins, complicações no sistema nervoso e deficiências neurológicas. (RS)

Como descartar lixo cortante e outros materiais
O que fazer para descartar, por exemplo, um copo ou uma garrafa que estejam quebrados? A dica é embrulhar os estilhaços e colocar de forma segura junto ao lixo reciclável. Isso vai evitar que os catadores se cortem ao manusear os materiais que separam diariamente dentro da Coopervaí.

Se o problema é se desfazer de um sofá ou uma estante, a primeira orientação é tentar vender os móveis. Se não for possível, desmonte, separe tudo o que pode ser reaproveitado e junte aos materiais recicláveis. O restante pode ser levado até o terreno próximo ao Caic, conhecido como “Buracão da Vila Operária”. (RS)
                                                                           Fonte: Jornal Diário do Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.