terça-feira, 17 de abril de 2012

DESTINAÇÃO CORRETA DO LIXO É QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA, DIZ SECRETÁRIO - 1º parte

Móveis, eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes, pneus. Como se desfazer de qualquer um desses itens? O que é lixo reciclável, o que é material orgânico e o que é considerado rejeito? A destinação correta dos resíduos sólidos é uma questão de saúde pública, defende o secretário municipal de Meio Ambiente, João Marques, por isso, é fundamental. Também é necessária para a organização urbana. O primeiro passo é fazer a separação correta. Restos de alimentos e lixo de banheiro, por exemplo, são os resíduos orgânicos, e devem ser descartados no aterro sanitário. A coleta de lixo comum é feita três vezes por semana em todos os bairros da cidade.
O lixo reciclável é recolhido duas vezes por semana. Depois da coleta seletiva, os resíduos secos são levados para a Coopervaí, a cooperativa de reciclagem de lixo. Estão incluídos nesta categoria papéis, plásticos, vidros e metais.
Os itens considerados rejeitos são aqueles que não são orgânicos, mas não podem ser reciclados. Papel laminado, couro, borracha e fraldas plásticas são alguns exemplos.
Na avaliação do secretário de Meio Ambiente, o descarte incorreto dos resíduos sólidos gera contaminação do solo e dos rios, por isso, é totalmente prejudicial à saúde. O lítio que compõe a bateria de celular é considerado cancerígeno, cita Marques. “Imagina se todas as pessoas que têm celular jogarem seus aparelhos no ambiente”?
                                                                                       Fonte: Jornal Diário do Noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.