sexta-feira, 20 de abril de 2012

AUTORIDADES RESSALTAM IMPORTÂNCIA DA COOPERATIVA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL E CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE

Foi realizada nesta quinta-feira, 19, a cerimônia de inauguração do novo galpão pré-moldado da Coopervaí (Cooperativa de Seleção de Materiais Recicláveis e Prestação de Serviços de Paranavaí) que vai permitir aumentar a atual capacidade de separação da entidade, diminuir o volume de lixo que segue para o aterro sanitário e, conseqüentemente, incrementar a renda das mais de 60 famílias da cooperativa que dependem exclusivamente da atividade.
Durante o evento, que contou com a presença de estudantes, secretários e servidores municipais, representantes de entidades civis e militares, do deputado estadual Teruo Kato, do representante da Câmara Municipal, vereador Celso Avelar, e da primeira-dama Cristina Lorenzetti, as autoridades ressaltaram a importância do trabalho da cooperativa para o meio ambiente, a saúde e, ainda, para a inclusão social das famílias que tiram o seu sustento da atividade.
O novo barracão, que possui 300 m², foi construído com recursos na ordem de R$ 80 mil repassados pela Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e pela Abipla (Associação Brasileira da Indústria de Produtos de Limpeza e Afins) através do programa Dê a Mão para o Futuro, que tem como objetivo colaborar com a melhoria do panorama nacional de coleta seletiva e dos índices de reciclagem.
Para o vice-prefeito Alziro Melli Lopes, os números atuais da coleta seletiva de lixo provam que Paranavaí está no rumo certo, com ações conscientes e ambientalmente corretas. Desde a implantação do programa de coleta seletiva no município, em 2009, a cooperativa já triplicou a sua capacidade de separação de lixo que passou de aproximadamente 50 toneladas/mês para atuais 150 toneladas/mês.
“Graças a isso hoje nós temos uma cooperativa bem organizada e com condições de aumentar ainda mais as suas atividades. [...] É um trabalho que, além da preocupação ambiental, já que aumenta a vida útil do nosso aterro, também é muito importante para a saúde pública, uma vez que impede que essas embalagens e recipientes possam se transformar em futuros abrigos para larvas de mosquito da dengue”, apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, João Marques.
 “O que estamos fazendo aqui hoje é cuidar da nossa casa, por que nós, seres humanos, só temos uma moradia, e para que a raça humana tenha continuidade na terra é fundamental que cuidemos bem do meio ambiente”, afirmou o prefeito Rogério Lorenzetti, citando exemplos de países que já sofrem com a escassez de recursos naturais, como é o caso da África com a água potável. “Hoje, na área do meio ambiente, o nosso município pode dar lições às maiores cidades brasileiras, porque aqui nós desenvolvemos e estamos melhorando cada vez mais o sistema de preservação da vida humana”, completou.
A afirmação do chefe do Executivo foi reforçada pela diretora de meio ambiente da Abihpec e coordenadora geral do projeto Dê a Mão para o Futuro, Rose Hernandes.  Segundo ela, durante os seis anos de desenvolvimento do projeto por todo o país, esta é a primeira vez que a associação destina recursos para a construção de um galpão. “O nosso projeto normalmente não inclui recursos para a área da infraestrutura, mas como Paranavaí já estava com todo o processo de coleta seletiva bem estruturado e funcionando corretamente e faltava apenas espaço físico para ampliar as atividades, nós percebemos essa vontade do Poder Público de melhorar ainda mais e decidimos então destinar recursos para a construção desse galpão”, declarou.
Para ela, a vontade política de uma comunidade faz toda a diferença neste processo. “Os municípios dependem muito da vontade política, porque se o prefeito e o secretario não se interessam e não tem essa visão de inclusão social fica muito difícil o projeto cumprir suas metas, e aqui nós encontramos essa vontade, ao contrário de outros municípios que já estamos tentando fazer uma parceria há mais de dois anos”, avaliou. “Quanto mais apoio a cooperativa tiver para a sua atividade, maior será o volume de produtos recicláveis separados, maior será o retorno financeiro para os cooperados e, conseqüentemente, melhor será a qualidade de vida desses trabalhadores”, completou Rose.
A presidente executiva da Abipla, Maria Eugênia Saldanha, falou da sua satisfação em poder colaborar com o desenvolvimento social e sustentável do município. “O projeto proporciona uma melhora de inclusão social, uma melhora ambiental, e uma melhora da saúde. Então ele extrapola e vai além do mero cumprimento da lei. É muito mais do que isso, é colaboração, é trabalho de time”, enfatizou.  
CONDIÇÕES DIGNA DE TRABALHO – Cleonice dos Santos França, presidente da Coopervaí, falou em nome dos quase 60 integrantes da cooperativa e  agradeceu as autoridades pela obra que, segundo ela, vai garantir condições mais dignas de trabalho para todos.
De acordo com ela, antigamente os cooperados trabalhavam debaixo do sol e agora, com a ampliação do barracão, poderão trabalhar em um local mais apropriado e anda incrementar sua renda. “Sem o apoio de vocês nós não somos ninguém. Vocês nos ajudam a ir pra frente. As associações são os nossos anjos da guarda. [...] Se todas as empresas que fabricam um produto mandassem ele para o mercado e se preocupassem com a sua reciclagem, a nossa vida seria bem melhor”, finalizou.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.