segunda-feira, 27 de maio de 2013

CMTU TESTA EQUIPAMENTOS PARA LIMPAR PRAÇAS

Sistema para retirar sujeira de pombos evita que a água suja escorra para a galeria pluvial

Marcos Zanutto
Sema e Companhia Municipal verificarão se aparelhos não danificarão o piso
A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) testará hoje de manhã quatro equipamentos para retirar as fezes de pombos que infestam a área central de Londrina. O teste será realizado na Praça Sete de Setembro e verificará se os equipamentos não danificarão o petit pavet, já que os caminhões-pipa geralmente usados na limpeza do local acabam estragando o piso. 

O secretário municipal do Ambiente (Sema), Cleuber Brito, informou que os equipamentos são menores e, por isso, possibilitam a limpeza em espaços estreitos. Basicamente, o aparelho que lança água, um escovão realiza a limpeza mecânica e, acoplado, há um dispositivo que suga a água suja, evitando que ela vá parar na galeria pluvial. Os equipamentos pertencem à empresa IngaLimp, de Maringá (Noroeste) 

A praça escolhida é um dos espaços em que a sujeira tem afugentado as pessoas. O vendedor Herrison Soares, por exemplo, havia escolhido os bancos da praça para fazer a sua refeição. Porém, diante de tantos excrementos e penas de pombas, somado ao cheiro forte, fizeram com que mudasse de ideia. "Esse cheiro acaba irritando o nariz e pode fazer mal. É uma pena, pois é uma praça tão bonita", reclamou. 

Já Eduardo Crossoletti reclamou da periodicidade da limpeza. "Na outra gestão vinham lavar aqui pelo menos três vezes por semana, mas agora eles lavam só uma vez por mês. Fica insuportável." O proprietário de um restaurante, Valmir Pedroso, relatou que a sujeira tem afastado clientes. "Já fiz quatro queixas na prefeitura, pedindo a limpeza e até agora não resolveram", reclamou. 

Na noite de segunda-feira a comissão formada para criar o plano de ação para manejo de pombos e limpeza de espaços públicos se reuniu na Associação Comercial e Industrial de Londrina. Além da limpeza, foi anunciado que representantes da empresa Robotx, de Botucatu (SP), virão à cidade no início do próximo mês. O objetivo é fazer um teste com aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas, que teriam a capacidade de desorientar as pombas. Caso sejam aprovados há a possibilidade de os aparelhos serem instalados no Bosque Marechal Cândido Rondon, na Praça Sete de Setembro, no Calçadão, Praça Rocha Pombo, Praça Primeiro de Maio, Alameda Miguel Blasi, Praça Getúlio Vargas e Praça 15 de novembro. O equipamento tem alcance de 300 metros quadrados. 

Alimentação
Outras ações prevê a fiscalização do cumprimento do decreto municipal 320/2009, que proíbe as pessoas de alimentarem pássaros, sob risco de multa. Também foram discutidas a recuperação da mata ciliar, a exigência de implantação de reserva legal, o controle por meio de predadores, acompanhamento regional do armazenamento e transporte de grãos e educação ambiental. A estimativa da Sema é que existam 400 mil pombos na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.