terça-feira, 21 de janeiro de 2014

MISSÃO FRANCESA AVALIA PROJETOS PARA TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO PARANÁ


Uma missão da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) chegou ao Paraná nesta segunda feira (20) para avaliar um conjunto de projetos apresentados pelo Governo do Paraná para apoiar políticas de tratamento de resíduos sólidos nos municípios. David Fardel, Clémentine Dardy e Laure Schalchli foram recebidos na Fomento Paraná pelo presidente da instituição, Juraci Barbosa, e membros da diretoria, e com o presidente do Instituto das Águas, Márcio Nunes. 

Nos próximos dez dias, a Fomento Paraná e a AFD irão trabalhar na preparação para desenvolver os projetos em encontros com técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto das Águas, Instituto Ambiental, Sanepar, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Paranacidade, que integram o Comitê Gestor do Programa Paraná Sem Lixões. O grupo também fará visita ao município de Paranavaí, onde poderá ser desenvolvido o primeiro projeto. 

Os projetos serão desenvolvidos por meio de uma linha de financiamento aprovada pela AFD para a Fomento Paraná. O objetivo desta linha é atender projetos públicos e do setor privado no Paraná para cumprir à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina o fim dos lixões a céu aberto até agosto de 2014. 
De acordo com David Fardel, que é diretor da AFD em Paris, e lidera o projeto, além de conhecer o funcionamento da Fomento Paraná e detalhar o desenho financeiro da operação, a missão tem o objetivo de verificar in loco os projetos e políticas públicas desenvolvidas pelos órgãos de meio ambiente para tratamento de resíduos sólidos no estado. Segundo ele, a AFD está bastante mobilizada para este projeto de financiamento com a Fomento Paraná e o tamanho e a duração da atual missão é uma comprovação desse interesse. 

“A AFD quer ser vista como uma parceira de longo prazo. Vamos procurar compreender todas as necessidades e fazer todo o esforço para atender aos imperativos do projeto e implantar esta linha de financiamento da maneira mais rápida e programática possível”, afirmou Fardel. 

O presidente da Fomento Paraná fez uma breve apresentação da trajetória da instituição e de seu papel no apoio ao desenvolvimento dos municípios, por meio de ferramentas como o Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU) e o Fundo de Desenvolvimento Econômico (FDE). Ele também falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governador Beto Richa na área ambiental nos últimos anos, entre os quais se destaca o Programa Paraná Sem Lixões, que passa a contar com a importante parceria da Agência Francesa de Desenvolvimento. 

LIXO — De acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), em média, cada brasileiro produz 1,1 quilograma de lixo por dia. São coletadas diariamente 188,8 toneladas de resíduos sólidos no país. Desse volume, em 50,8% dos municípios o destino desses resíduos é inadequado, sendo encaminhados para 2.906 lixões. Em apenas 27,7% das cidades o lixo vai para os aterros sanitários e em 22,5% delas, para os aterros controlados. 

No Paraná são geradas 20 mil toneladas de lixo diariamente e 92,6% desse volume é produzido por 86 cidades, que abrigam uma população de 8 milhões de habitantes. Dos 399 municípios paranaenses, 214 ainda destinam inadequadamente os resíduos — destes, 166 foram notificados pelo IAP


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.