terça-feira, 21 de janeiro de 2014

MISSÃO FRANCESA VISITA PARANAVAÍ NESTA QUARTA-FEIRA

Paranavaí recebe nesta quarta-feira (22) a visita de uma missão da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) que chegou ao Paraná na segunda feira (20) para avaliar um conjunto de projetos apresentados pelo Governo do Estado para apoiar políticas de tratamento de resíduos sólidos nos municípios. Paranavaí será a primeira cidade do estado a receber projeto piloto na área ambiental financiado pela AFD.
Às 10 horas o grupo será recebido pelo prefeito Rogério Lorenzetti em seu gabinete de trabalho. Na seqüência, a comitiva visita o aterro sanitário e a APA (Área de Preservação Ambiental). Às 14 horas a comitiva participada de uma reunião do Consórcio Intermunicipal Caiuá – Ambiental (Cica) na Aciap e logo em seguida participa de visitas a locais que trabalham com a separação do lixo reciclável.
O Consórcio Intermunicipal Caiuá – Ambiental foi criado há aproximadamente dois anos com o objetivo de unir forças para conseguir mais recursos e investir em projetos e ações para o desenvolvimento da região, inclusive financiamentos internacionais. Isso significa que, ao invés de tratar de projetos separadamente com cada município, os governos Federal e Estadual podem negociar diretamente com a entidade, que tem mais representatividade e força política.
SOBRE A MISSÃO – A delegação é composta por três membros da AFD: David Fardel (líder do projeto/Divisão de Instituições Financeiras), Clémentine Dardy (Divisão de Desenvolvimento Urbano) e Laure Schalchi (Gerente de Projetos/Escritório AFD Brasília), além de consultores, tradutor, representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – incluindo o secretário Luiz Eduardo Cheida - e da Fomento Paraná.
O grupo ficará no Paraná até a próxima semana discutindo projetos relacionados ao tratamento de resíduos sólidos em encontros com técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto das Águas, Instituto Ambiental, Sanepar, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Paranacidade, que integram o Comitê Gestor do Programa Paraná Sem Lixões, além da própria Fomento Paraná.
Os projetos serão desenvolvidos por meio de uma linha de financiamento aprovada pela AFD para a Fomento Paraná, no valor de R$ 320 milhões. O objetivo desta linha é atender projetos públicos e do setor privado no Paraná para cumprir à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina o fim dos lixões a céu aberto até agosto de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.