terça-feira, 14 de janeiro de 2014

PODA E CORTE IRREGULARES DE ÁRVORES GERAM MULTAS PARA MORADORES

A bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Poliana Oliveira Ferreira de Moraes calculou que existem pelo menos 3.000 árvores plantadas apenas na região central de Paranavaí

Em 2013 foram identificados 10 cortes irregulares e nove podas drásticas
Foto: Arquivo DN/ Fabiano Fracarolli

Quando o corte de uma árvore é autorizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o morador de Paranavaí que fez a solicitação assina um termo de responsabilidade se comprometendo a fazer o plantio de uma nova muda no prazo de 15 dias. Quem não cumpre o acordo fica sujeito a multa de R$ 408,60.

O valor é o mesmo para as pessoas que cortam árvores sem autorização. No caso da erradicação de mudas, ou seja, árvores ainda pequenas, a punição é de R$ 90,80.
Em 2008 foram cortadas 482 árvores. Em 2009, 504. A partir de 2010 até o final do ano passado, o número de cortes ultrapassou 1.800, mas ainda não é possível saber quantas foram substituídas, porque os fiscais ambientais do município estão fazendo um levantamento da atual situação em toda a área urbana.
A ideia é saber quantas árvores foram cortadas de maneira irregular e quantas podas drásticas foram efetuadas. Além disso, os fiscais querem identificar quantos moradores que deveriam substituir as árvores erradicadas ainda não o fizeram. “Toda árvore plantada é patrimônio público e precisa ser preservada corretamente”, disse o secretário de Meio Ambiente, João Marques.
Ele questionou: “Por que se planta árvore na cidade”? E explicou: “As plantas absorvem o gás carbônico do ambiente, diminuem a quantidade de poluentes e purificam o ar”. Outra vantagem apontada pelo secretário é que as árvores fazem sombras e reduzem a sensação de calor. “Elas promovem qualidade de vida”, acrescentou Marques.
ARBORIZAÇÃO - A bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Poliana Oliveira Ferreira de Moraes calculou que existem pelo menos 3.000 árvores plantadas na região central de Paranavaí. Segundo ela, não existe um levantamento referente a todos os bairros da cidade, mas o objetivo da Administração Municipal é ampliar a área verde no perímetro urbano.
Um dos projetos que já está em andamento é a parceria da Prefeitura de Paranavaí com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e o Centro de Socioeducação (Cense). A iniciativa tem como objetivo criar um viveiro municipal para substituir as árvores que precisam ser cortadas e aumentar a quantidade de vegetação em toda a cidade.

Fiscais ambientais registram irregularidades em Paranavaí
Um levantamento feito pelos fiscais ambientais de Paranavaí aponta números de 2013 em relação à preservação das árvores no perímetro urbano. De acordo com o relatório, foram 10 autos de infração por corte irregular, 10 intimações para replantio imediato, nove autos de infração por poda drástica e 15 notificações por poda irregular.
O secretário municipal de Meio Ambiente, João Marques, explicou que os moradores que identificam problemas nas árvores perto de casa precisam entrar em contato com a secretaria e solicitar uma vistoria, que acontecerá em até 30 dias. Só nos primeiros dias de 2014, já foram feitos 20 requerimentos. 
Segundo Marques, os pedidos de corte aumentam nos períodos mais frios do ano. “As pessoas esquecem que durante os dias de sol as árvores ajudam a amenizar o calor”. Em agosto do ano passado, por exemplo, foram 92 solicitações de erradicação. Em fevereiro, 48.
O fiscal ambiental Marcelo Milani do Nascimento enfatizou que além de ser irregular, a poda ou o corte de árvores sem os devidos cuidados podem proporcionar riscos à segurança dos moradores. “As pessoas podem atingir a rede elétrica, sofrer quedas ou danificar as casas próximas, porque não sabem como fazer corretamente”.
A orientação de Nascimento é que os moradores que quiserem fazer denúncias devem entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, ligando para 156.

Fonte: REINALDO SILVA - Da Redação

2 comentários:

  1. por favor se alguem pode me ajudar ; moro na rua Rio Grande do Sul N: 2260 proximo á santa casa ,moro em uma casa de madeira muito antiga e velha e na frente da minha casa tem uma árvore e os galhos dela está empurrando a minha casa p\ traz está estrando dentro do forro .e a gora encontrei cupim na ávore .e descobri tambem que já esta nas paredes da minha casa ,por favor alguem me diz oque fazer pois estou começando a ficar preocupada.agradeço se alguem puder me atender, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cléo Vaz Silva.
      Você pode vir à secretaria de meio ambiente que fica localizada na Av. Martin Luther King Vila Operária (Bosque Municipal) e preencher uma solicitação de vistoria em árvores. A documentação necessária para a solicitação é um documento pessoal e um talão da conta de luz. Estamos à sua disposição.

      Excluir

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.