terça-feira, 21 de janeiro de 2014

VISTA DE TÉCNICOS DA AGÊNCIA FRANCESA AO ATERRO SANITÁRIO E COOPERATIVA DE CATADORES DE PARANAVAÍ

O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, participa nesta quarta-feira (22), em Paranavaí, de encontro entre os técnicos da Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD e os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal Caiuá – Ambiental (Cica) e Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (COMAFEN).  O objetivo da visita – que inclui o aterro sanitário de Paranavaí e a Cooperativa de Catadores -  é conhecer ações desenvolvidas pelos municípios da região para a coleta e destinação de resíduos sólidos. 
Os representantes da  Agência Francesa estão no Paraná para avaliar projetos apresentadas pelo Governo do Paraná, relacionados ao tratamento de resíduos sólidos nos municípios. Um deles, é o financiamento para implantação de sistemas de destinação e coleta de resíduos sólidos – de forma consorciada. Os projetos serão desenvolvidos por meio de uma linha de financiamento aprovada pela AFD para a Fomento Paraná, no valor de R$ 320 milhões.
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos elaborou o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para o Paraná que aponta alternativas para coleta e destinação de resíduos no Paraná, regionalmente. Entre elas, a construção de aterros consorciados, programas de transporte, coleta e destinação de resíduos, bem como ações de reciclagem para os próximos 30 anos. O objetivo é auxiliar os municípios paranaenses no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Participam da visita os representantes da Agência Francesa de Desenvolvimento – AFD, David Fardel, Clémentine Dardy e Laure Schalchli e representantes da Fomento Paraná. O coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente, Laerty Dudas e a diretora de saneamento ambiental do Instituto das Águas do Paraná, Carla Mittelstaedt, também participam da visita.
SERVIÇO:
Visita da Agência Francesa de Desenvolvimento -Paranavaí
DATA: 22/01 (quarta-feira)
HORÁRIOS:
10:30 horas – Recepção, Abertura e Reunião na Prefeitura de Paranavaí com Prefeitos do Consórcio CICA e COMAFEN
14:00 hs – Visita técnica ao Aterro Sanitário
15:30 hs – Cooperativa de Catadores
Publicado em Notícias por Tasabendo com. Marque Link Permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.