terça-feira, 1 de abril de 2014

ESPAÇOS PÚBLICOS

Redescobrindo praças públicas, bosques, parques e memoriais de Paranavaí

Redescobrindo praças públicas, bosques, parques e memoriais de ParanavaíAspecto da Praça João XXIII
Foto: Fabiano Fracarolli

Hoje focalizamos a praça da Igreja São Sebastião:
4) Praça Papa João XXIII
Não consta a existência de lei que oficialize o nome, adotado desde a inauguração da nova igreja, em 31 de outubro de 1964, que serviu, inclusive, como Catedral, quando da criação da Diocese. 
Nessa praça encontramos edificada a Igreja São Sebastião, nome dado à primeira paróquia e igreja construída na cidade, quando esta ainda era colônia do Estado. 
Nesses 50 anos passou por várias readequações: quando da primeira inauguração havia nela construído um chafariz, demolido e substituído por arcos no estilo romano na gestão do prefeito José Augusto Felippe (1º/01/1993-31/12/1996). Recentemente foi revitalizada, perdendo grande parte das características da antiga praça, com seus 2.7246 m². 
Novos equipamentos e estruturas foram inseridos, inclusive piso tátil, estacionamento especial e rampa de acesso. Completa o conjunto da praça uma estátua estilizada de Nossa Senhora do Carmo com o Menino Jesus situada em frente à igreja e no centro do logradouro. 
O excesso de iluminação gera a impressão de uma “plantação de postes”, dizem os críticos.
Com a demolição da primeira igreja construída em madeira, que até então servia de salão paroquial, foi construída a primeira praça da igreja, que recebeu então o nome do Papa João XXIII em 1964. Em 09 de outubro de 2010 foi revitalizada e readequada pela administração do prefeito Rogério José Lorenzetti. 
As placas da primeira inauguração – que é histórica - e a da reestruturação posterior, não foram encontradas. Não obtivemos informações sobre o seu possível paradeiro junto à Secretaria da Igreja, nem junto à Secretaria Municipal de Infraestrutura.
A praça está localizada em frente à Igreja Matriz de São Sebastião, tendo de um lado a Rua Getúlio Vargas, de outro a Rua Pará em divisa com o Colégio Nossa Senhora do Carmo.
O PAPA JOÃO XXIII - Com o nome de batismo Ângelo Giuseppe Roncaglio, o papa João XXIII nasceu em 25 de novembro de 1881 em Sotto il Monte, diocese e província de Bérgamo (Itália). 
Foi o quarto de treze irmãos, nascidos numa família de camponeses e de tipo patriarcal. Ingressou no Seminário de Bérgamo, onde estudou até ao segundo ano de Teologia. Ali começou a redigir os seus escritos espirituais, que depois foram recolhidos no "Diário da alma". 
No dia 1º de março de 1896, o seu diretor espiritual admitiu-o na ordem franciscana secular, cuja regra professou a 23 de maio de 1897. De 1901 a 1905 foi aluno do Pontifício Seminário Romano, graças a uma bolsa de estudos da Diocese de Bérgamo. Neste tempo prestou, além disso, um ano de serviço militar. 
Recebeu a Ordenação sacerdotal a 10 de agosto de 1904, em Roma, e no ano seguinte foi nomeado secretário do novo bispo de Bérgamo. Naqueles anos aprofundou-se no estudo de três grandes pastores: São Carlos Borromeu (de quem publicou as Actas das visitas realizadas na diocese de Bérgamo em 1575), São Francisco de Sales e o então Beato Gregório Barbarigo. Em 1915, quando a Itália entrou em guerra, foi chamado como sargento sanitário e nomeado capelão militar dos soldados feridos que regressavam da linha de combate. 
No fim da guerra abriu a "Casa do estudante" e trabalhou na pastoral dos jovens estudantes. Em 1919 foi nomeado diretor espiritual do Seminário. Em 1921 teve início a segunda parte da sua vida, dedicada ao serviço da Santa Igreja. Tendo sido chamado a Roma por Bento XV como presidente nacional do Conselho das Obras Pontifícias para a Propagação da Fé, percorreu muitas dioceses da Itália organizando círculos missionários.
Em 1925, Pio XI nomeou-o Visitador Apostólico para a Bulgária e elevou-o à dignidade episcopal da Sede titular de Areopolis. Tendo recebido a Ordenação episcopal a 19 de março de 1925, em Roma, iniciou o seu ministério na Bulgária, onde permaneceu até 1935. 
Em 1935 foi nomeado Delegado Apostólico na Turquia e Grécia:  era um vasto campo de trabalho. Quando irrompeu a 2ª Guerra Mundial encontrava-se na Grécia, que ficou devastada pelos combates. Procurou dar notícias sobre os prisioneiros de guerra e salvou muitos judeus com a "permissão de trânsito" fornecida pela Delegação Apostólica. Em 1944 Pio XII nomeou-o Núncio Apostólico em Paris.
Durante os últimos meses do conflito mundial, e uma vez restabelecida a paz, ajudou os prisioneiros de guerra e trabalhou pela normalização da vida eclesial na França. Em 1953 foi criado Cardeal e enviado a Veneza como Patriarca.
Depois da morte de Pio XII, foi eleito Sumo Pontífice a 28 de outubro de 1958 e assumiu o nome de João XXIII. O seu pontificado, que durou menos de cinco anos, apresentou-o ao mundo como uma autêntica imagem de bom Pastor. 
Manso e atento, empreendedor e corajoso, simples e cordial, praticou cristãmente as obras de misericórdia corporais e espirituais, visitando os encarcerados e os doentes, recebendo homens de todas as nações e crenças e cultivando um extraordinário sentimento de paternidade para com todos. 
O seu magistério foi muito apreciado, sobretudo com as Encíclicas "Pacem in terris" e "Mater et magistra". Convocou o Sínodo romano, instituiu uma Comissão para a revisão do Código de Direito Canônico e convocou o Concílio Ecumênico Vaticano II. O povo viu nele um reflexo da bondade de Deus e chamou-o "o Papa da bondade". Sustentava-o um profundo espírito de oração, e a sua pessoa, iniciadora duma grande renovação na Igreja, irradiava a paz própria de quem confia sempre no Senhor. Faleceu na tarde do dia 3 de junho de 1963.
(Na edição de quinta-feira, 03/04, a Praça Sinval Reis)

Fonte: SAUL BOGONI - sbogoni@diariodonoroeste.com.br





http://www.diariodonoroeste.com.br/noticia/cidades/local/56753-redescobrindo-pracas-publicas--bosques--parques-e-memoriais-de-paranavai#.U0L7QvldV64

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.