sexta-feira, 4 de abril de 2014

PARANAVAÍ SERVE DE REFERÊNCIA PARA MUNICÍPIO DA REGIÃO QUE BUSCA REGULARIZAR GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS



Nos últimos meses, Paranavaí recebeu a visita de representantes de diversos municípios da região interessados em aderir ao Consórcio Intermunicipal Caiuá – Ambiental (Cica) com o objetivo de regularizar a situação do descarte de resíduos sólidos e cumprir com a Lei Nacional 12.305. Nesta sexta-feira (4), foi a vez dos representantes do município de Sertanópolis (região de Londrina) se reunirem com as autoridades locais para buscar informações para a criação de um consórcio naquela região.
Na ocasião, eles foram recebidos pelo secretário interino de Meio Ambiente, Edson Hedler, e os secretário Nivaldo Mazzin (Governo), Osmar wessler (Agricultura) e Jorge Roberto Pereira da Silva (Comunicação Social).
“Participamos de uma reunião nesta semana em Apucarana, com o coordenador de Resíduos Sólidos da Sema, Laerte Dudas, e a cidade de Paranavaí foi citada inúmeras vezes como exemplo na gestão de resíduos sólidos. Como nossa intenção é criar um consórcio na nossa região, resolvemos vir até aqui buscar informações com os responsáveis pelo setor”, explicou o prefeito de Sertanópolis, Aleocídio Balzanelo.
Pela Lei, após agosto de 2014 o Brasil não poderá mais ter lixões, que serão substituídos pelos aterros sanitários. Além disso, os resíduos recicláveis não poderão ser enviados para os aterros sanitários e os municípios que desrespeitarem a norma podem ser multados.
Além de Sertanópolis, Jardim Olinda, Paranapoema, Itaguajé, Presidente Castelo Branco e Floraí também já buscaram informações referentes ao Cica.
COMO FUNCIONA - O CICA foi fundado no início de 2012 com o objetivo de unir forças para conseguir mais recursos e investimentos em projetos e ações para o desenvolvimento da região, em especial na área ambiental. O consórcio é composto por dez municípios, sendo que três deles (Tamboara, Mirador e São Carlos do Ivaí) já descartam seus resíduos sólidos no aterro de Paranavaí. Através do convênio, eles descartam exclusivamente seus resíduos orgânicos com um custo aproximado de R$ 70,00 por tonelada. O transporte, entrega e descarregamento no aterro são de responsabilidade dos próprios municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.