domingo, 27 de abril de 2014

REDESCOBRINDO PRAÇAS PÚBLICAS, BOSQUES, PARQUES E MEMORIAIS DE PARANAVAÍ

Antiga Praça D. Pedro II, mudou de nome.

14) Recanto Japonês - Cidade de Toyohashi
Lei nº 1.264/88, sancionada pelo prefeito Benedito Pinto Dias em 23 de dezembro de 1988, denomina de Recanto Japonês a antiga Praça (Largo) Dom Pedro II do Jardim Ouro Branco. 
A Lei especifica no Parágrafo único que a edificação com características nipônicas, bem como sua denominação, constituem homenagem aos 80 (oitenta) anos de imigração japonesa no Brasil. O Anteprojeto 040/88 foi apresentado à Câmara pelo próprio prefeito Pinto Dias em 14 de setembro de 1988.
Em mensagem à Câmara, o prefeito destaca que “há oito décadas os japoneses aportaram no Brasil trazendo sonhos, esperanças, trabalho e acima de tudo determinação inigualável em vencer as dificuldades que se apresentaram. E venceram.
Hodiernamente, passados 80 (oitenta) anos, os japoneses e seus descendentes mantêm representação significativa em todos os segmentos da sociedade brasileira. Na agricultura, no comércio, na indústria, na atividade liberal, no esporte, enfim, os nipônicos, com suas virtudes inquestionáveis, e em perfeito e harmonioso relacionamento com os brasileiros, vêm construindo e pavimentando o caminho de um Brasil melhor e desenvolvido. 
O IMIN-80 em Paranavaí não poderia ser relegado ao esquecimento. Por isso, dentre outras singelas homenagens, resolvemos construir uma praça com características tipicamente nipônicas, denominando-a de Recanto Japonês”, conclui a justificativa do prefeito Pinto Dias.
Em 07 de maio de 2012 o prefeito Rogério José Lorenzetti sancionou a Lei Municipal 3.954/2012, que altera a ementa e o artigo 1º da Lei Municipal 1.264/88, que passou a ter esta redação: “Denomina de Recanto Japonês – Cidade de Toyohashi a antiga Praça D. Pedro II, no Jardim Ouro Branco, recém construída pela municipalidade”. 
A mudança foi proposta pelo Projeto de Lei nº 037/2012, de iniciativa da Câmara Municipal, assinado pelos vereadores Nivaldo Mazzin, Celso Avelar, José Galvão, Agamenon Arruda de Souza e Milton Hipólito dos Santos. 
Na justificativa para esta alteração, alegam que “o objetivo principal é de atender antiga reivindicação do grupo de representantes da Colônia Japonesa de nossa cidade, que lidera movimento que visa tornar Paranavaí cidade co-irmã de Toyohashi, localizada no Japão. 
Assim sendo, estamos apresentando este Projeto de Lei que altera a denominação da Praça Recanto Japonês, acrescentando o nome da cidade de Toyohashi. Esta iniciativa com certeza aumentará ainda mais os laços de irmandade entre Paranavaí e Toyohashi, consequentemente consolidando cada vez mais o intercâmbio cultural entre essas duas cidades”. 
Em anexo foi apresentada uma série de reportagens do Diario do Noroeste sobre o intercâmbio entre as duas cidades.
De formato circular e localizada em um bairro residencial, a praça em questão é homenagem à imigração japonesa no Brasil. Inaugurada em 23 de setembro de 1988, já era uma das praças mais belas da cidade, com uma diversidade de vegetação significativa, predominância de espécimes japonesas, um espelho d’água com carpas coloridas (que já não existem lá), lanternas de pedra e um coreto. Os caminhos internos em pedra e os bancos em madeira conferiam rusticidade peculiar ao local. 
No ano passado o Recanto passou por uma remodelação promovida pela administração do prefeito Rogério Lorenzetti, pois a falta de manutenção obscurecia a beleza da praça. Desativado, o espelho d’água tornara-se um foco para agentes causadores de doenças, os bancos foram danificados pelas intempéries, o coreto tornou-se vítima do vandalismo, as lanternas foram danificadas e o caminho foi dominado pelo mato rasteiro. A administração municipal promoveu, então, um revigoramento do belo local público de Paranavaí, com motivação nipônica. 
Localização: Jardim Ouro Branco, entre as Ruas Antonio Felippe e Rio Negro.
Área original: 1.735m².
(Na edição de terça-feira (29) a Praça Antonio José Kirchner).

Fonte: SAUL BOGONI - sbogoni@diariodonoroeste.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.