domingo, 6 de abril de 2014

ESPAÇOS URBANOS

Redescobrindo praças públicas, bosques, parques e memoriais de Paranavaí

Redescobrindo praças públicas, bosques, parques e memoriais de ParanavaíAspecto atual da Praça Rotary (Foto: Fabiano Fracarolli)

Uma rotatória chamada de praça.
6) Praça Rotary
Lei nº 370/1965, de 21 de junho de 1965, sancionada pelo prefeito José Vaz de Carvalho, com assinatura também do secretário de Viação e Obras Públicas, engenheiro Benedito Claudio Passos Paula. 
O então vereador Aníbal Ajita apresentou a proposta pelo Anteprojeto de Lei 40/65 da denominação de Praça Rotary à rotatória localizada nas confluências das ruas Rio Grande do Norte, Luiz Spigolon, Avenida Paraná e Avenida Parigot de Souza, em 9 de abril de 1965. 
O vereador Hercílio Sandri foi o relator da proposta de Ajita, que teve ainda o apoio dos vereadores Flávio Ettore Giovine, José Vendolino Schueroff, com parecer favorável de Hercílio Sandri, Francisco Luiz de Assis e Sebastião (Bem-Bem) de Oliveira. 
É uma homenagem aos clubes de serviço que têm prestado relevantes colaborações à comunidade paranavaiense. 
Trata-se de uma rotatória erroneamente classificada como praça. Localizada em uma das principais avenidas da cidade, de intenso fluxo de veículos, não apresenta possibilidades de acesso ao seu espaço, uma vez que, além do movimento contínuo de automóveis, a estrutura não é adequada para acesso interno do público. 
Embora a Lei nº 370 de 21 de junho de 1965 denomine o “redondo” como “Praça Rotary”, existem outros logradouros que abrigam em seu espaço identificação e monumentos com o mesmo topônimo no Jardim Ouro Branco, entre eles a rotatória localizada na Av. Heitor Furtado confluência com Av. Distrito Federal (em frente ao Posto Bandeirantes), o espaço onde se localiza o Memorial de Portugal, erroneamente denominado praça e no trevo da BR-376 que dá acesso à cidade. 
Área original: 820m².
(Na edição de terça-feira, 08, a Praça dos Expedicionários)

Fonte: SAUL BOGONI - sbogoni@diariodonoroeste.com.br


http://www.diariodonoroeste.com.br/noticia/cidades/local/56903-redescobrindo-pracas-publicas--bosques--parques-e-memoriais-de-paranavai#.U0L5dPldV64

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.