terça-feira, 15 de abril de 2014

ESPAÇOS URBANOS

Redescobrindo praças públicas, bosques, parques e memoriais de Paranavaí

Redescobrindo praças públicas, bosques, parques e memoriais de ParanavaíAspecto atual da Praça Mário Correa de Oliveira, numa quarta-feira de grande movimento pro causa da feira livre realizada no local.

Uma praça em forma triangular.
10) Praça Mário Correa de Oliveira
Lei nº 918/80 de 07 de abril de 1980, sancionada pelo prefeito José Vaz de Carvalho, denomina de Praça Mário Correa de Oliveira a praça localizada atrás do prédio construído para o Centro de Abastecimento*, no Jardim São Jorge. O Anteprojeto nº 05/80 foi apresentado pelo vereador Dionísio Ferraz Júnior em 10 de março de 1980, que justificou desta forma: 
Mário Correa de Oliveira, nascido aos 21 de abril de 1910 em São Sebastião do Caí, Estado do Rio Grande do Sul, filho de Adão Carlos de Oliveira e Epomina Correa de Oliveira, passou a residir no Jardim São Jorge no ano de 1952, após residir alguns anos no então Distrito de Tamboara, hoje Município desmembrado de Paranavaí. 
Montando casa comercial no Jardim São Jorge, em prédio próprio, sito na praça que recebe seu nome, exerceu o ramo por anos seguidos. Organizou em primeira mão o sistema e transporte coletivo dos moradores do Jardim São Jorge, desde aquele bairro até o centro da cidade, por volta dos anos 1956/1957, com horários regulares de circular em micro-ônibus.
Construiu residência própria no bairro citado acima, morando juntamente com sua família por 25 anos. Montou uma serraria que funcionou algum tempo, desfazendo-se dela, e montou uma segunda serraria, permanecendo com ela por vários anos.
Adquiriu uma máquina de benefício de arroz, com compra e venda de cereais, com ela trabalhando, posteriormente transferindo-a para terceiros. Em seguida montou uma fábrica de “parquês” (tipos de tacos para pisos de residências). 
Juntamente com frei Ulrico Goevert participou como 1º presidente da Comissão Organizadora para a campanha da fundação da 1ª Capela Escolar do Bairro São Jorge, por volta dos anos 1957/1958. 
Tinha como seu passatempo predileto reunir-se com seus amigos em fins de semana, tocando instrumentos musicais de corda (violão e bandolim), cantando músicas do folclore brasileiro e peças populares. Chegou a compor, em parceria com seu amigo Domingos Tortorelli, uma valsinha denominada “Mônica”. 
Faleceu aos 06 de dezembro de 1977, acometido de grave enfermidade. Deixou propriedades no Jardim São Jorge, as quais passaram aos herdeiros legítimos, cônjuge e viúva, dona Wilma G. Correa de Oliveira e descendente, filha professora Dalva de Oliveira De Sordi.
A praça em tela situa-se em um bairro residencial de intenso movimento devido a sua proximidade com a principal avenida da cidade (Deputado Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado). De formato triangular é classificada como praça de permanência. Apresenta em seu espaço ATI e parque infantil que é muito utilizado pelos moradores locais, além de ser local de feira livre. Destaca-se seu piso em petit pavé nas cores branca e preta, cuja composição resulta em mosaicos geométricos. Os bancos recuados do passeio encontram-se dispostos, geralmente, sob a sombra das sibipirunas, única espécie arbórea presente na praça. 
NR: *O então prédio do Centro de Abastecimento de Paranavaí na verdade nunca chegou a ser utilizado como tal. Atualmente serve como sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Agricultura e Ceagro – Centro Agropecuário de Alimentos.
Localização: Rua Oscarlino Carvalho Duarte, Rua Professor Geraldo Longo e Rua Leodegário G. Patriota.
Área original: 690m².
(Na edição de quinta-feira (17) a Praça João Daminelli)

Fonte: SAUL BOGONI - sbogoni@diariodonoroeste.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.