domingo, 20 de abril de 2014

ESPAÇOS URBANOS

Redescobrindo praças públicas, bosques, parques e memoriais de Paranavaí

Redescobrindo praças públicas, bosques, parques e memoriais de ParanavaíAspecto atual da Praça Flávio Ferreira Giovine, no Jardim Ipê (Foto: Google Maps)

Nesta 13ª reportagem, uma das praças do Jardim Ipê:
12) Praça Flávio Ferreira Giovine
Lei nº 1004/82, sancionada pelo prefeito José Vaz de Carvalho em 30 de setembro de 1982, denomina de Praça Flávio Ferreira Giovine a praça localizada entre a rua do Aeroporto e rua Sineval Fortes, no Jardim Ipê. O Anteprojeto 023/82 foi apresentado em 30 de agosto de 1982 pelo vereador Mário Afonso Costa, com estes dados: Flávio Ferreira Giovine* nasceu em Paranavaí no dia 20 de junho de 1955. Filho de Flávio Ettore Giovine** e Maria Aparecida Ferreira Giovine. Casou-se com Cristina Aparecida Ferreira Giovine com quem teve três filhos: Flávio Ferreira Giovine Filho, Mirella e Marcella. Iniciou suas atividades em Paranavaí como pecuarista e comerciante, na qual também encerrou.
Localizada em uma área de intenso fluxo de veículos, esta praça é dividida em quatro partes por duas vias de mão dupla. Em sua parte posterior encontram-se algumas edificações como casas, bares e lojas comerciais cuja saída está voltada para a praça, tornando obrigatória a passagem de moradores e consumidores por seu espaço, para ter acesso a estas edificações. 
A parte mais utilizada pela população apresenta uma ATI (Academia da Terceira Idade) e uma barraca de sorvete. Em sentido horário, tem-se na próxima secção a identificação do logradouro danificada pelas intempéries. Na parte precedente há um ponto de ônibus. Em todas as partes da praça existem bancos, iluminação baixa, rampas de acesso e caminhos confeccionados com paralelepípedos. 
Localização: Jardim Ipê, entre as Ruas Sineval Fortes, Aeroporto, Luiz Zaros, Antonio José da Silva. 
Área original: 1.220m².
NR: *O homenageado faleceu em acidente automobilístico. **O pai, Flávio Ettore Giovine, foi deputado federal por duas vezes. 
(Na edição de quinta (24) a Praça São José Operário)

Fonte: SAUL BOGONI - sbogoni@diariodonoroeste.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.