sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PREFEITURA E VEREADOR PROMOVEM 1° SEMINÁRIO SOBRE COLETA SELETIVA DO LIXO EM CAARAPÓ

João Marques, palestrante e secretário de Meio Ambiente de Paranavaí-Paraná
  
O vereador Roberto Sanches Nakayama (PMDB), em conjunto com o Departamento de Meio Ambiente, órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento de Caarapó, realizaram no último dia 22, o I Seminário sobre a Coleta Seletiva do Lixo de Caarapó. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito Mário Valério (PR), representantes da sociedade civil, professores, alunos e outras autoridades.

Segundo o vereador, o evento teve como objetivo nivelar o conhecimento sobre o assunto entre os diferentes segmentos da sociedade e fomentar as discussões sobre a importância da coleta seletiva do lixo. “O município de Caarapó está caminhando para se tornar referência no estado no tratamento do lixo, pois já tem implantado uma unidade de recebimento de embalagens de agrotóxicos, usina de reciclagem de lixo e está em fase de conclusão da 1ª célula do aterro sanitário”, explicou.

 “Podemos melhorar ainda mais os índices de aproveitamento de nosso lixo e chegar a patamares de 70 a 80% de reutilização, pois ao separarmos adequadamente o lixo úmido, ele se transformará em adubo orgânico e o lixo seco quase que em sua totalidade é passível de ser reciclado, sobrando desta forma uma pequena porção a ser depositada no aterro. Isso gera emprego e renda aos catadores e contribui para a melhoria da qualidade do meio ambiente”, explicou Nakayama.

Roberto disse ainda que o evento contou com três palestras técnicas, que abordaram os seguintes tópicos: A situação atual do lixo em nosso município, a importância ambiental da separação do lixo, e o exemplo de sucesso na coleta seletiva do lixo,  proferidas pelo por Gustavo Becker, engenheiro ambiental do Departamento de Meio Ambiente; Clodoaldo dos Santos, geógrafo e tecnólogo em gestão ambiental, especializado em resíduos sólidos; e João Marques, engenheiro agrônomo, atual secretário municipal de Meio Ambiente do município de Paranavaí/PR, respectivamente.

Ao final os três palestrantes responderam a inúmeras perguntas elaboradas pela plenária, composta por diferentes segmentos da comunidade caarapoense, com destaque a ambientalistas, professores, alunos, conselho municipal de defesa do meio ambiente e Rotary Club.

De acordo com João Marques, “O município de Caarapó possui uma URL, que não temos lá em Paranavaí e, com a conclusão do aterro sanitário estará mais bem preparado do que nós para iniciar a coleta seletiva do lixo, e com certeza terá melhores índices de rejeitos em função disso”, concluiu sugerindo da importância em se fazer consórcio intermunicipais para a otimização da utilização do aterro sanitário, pois os custos para a sua manutenção são altos e com a formação dos consórcios, divide-se estas despesas entre os municípios e viabiliza a manutenção do aterro.

O seminário é o primeiro passo para a elaboração de um projeto de lei sobre a coleta seletiva do lixo. Na sequência será convocada uma audiência pública onde será legitimada e formatada as propostas para a elaboração do referido projeto de lei. Na avaliação dos organizadores do evento o objetivo foi alcançado, pois as palestras foram de alto nível e esclarecedoras.

Segundo Osmar de Mello, participante do seminário “Tive informações sobre o lixo que para mim foram novidades, principalmente sobre a quantidade de lixo produzida diariamente em nossa cidade, que é de aproximadamente 18 toneladas por dia, não imaginava que era tanto, e nem que se aproveita quase tudo, basta termos a atitude responsável de separar o lixo em casa. Isto é responsabilidade social, se cada um fizer a sua parte todos ganham”.

O evento contou ainda com a participação do vereador Manoelito Félix de Oliveira (Bagaceira), da secretária de Educação Zoraide Cáceres, Técnica da Educação Ieda Marran, Presidente do Rotary Club Glauce Karnakis, engenheiro agrônomo, Henrique Minoru Iwahata da AGRAER, Zootecnista Alisson Zeviani da empresa Semen Barra, chefe do Setor de Vetores da Secretaria de Saúde, Ivo Benites, diretor da Escola Estadual Cleuza Vargas, professor José Antônio da Silva, presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente engenheiro agrônomo  Jean Rabello, dos ambientalistas José Rodrigues e João Aurélio Damião, e inúmeros professores e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.