domingo, 22 de setembro de 2013

AUMENTA NÚMERO DE PEDIDOS DE CORTES DE ÁRVORES EM PARANAVAÍ

Segundo o relatório, de janeiro a agosto de 2012 foram feitas 430 solicitações de cortes de árvores, uma média de 53 por mês. Este número aumentou para 535 solicitações (média de 66 por mês) no mesmo período deste ano
Hoje, 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore. E como forma de conscientização sobre os benefícios e a importância da arborização nas cidades, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) divulgou um relatório que aponta o crescimento, mês a mês, no número de pedidos de cortes de árvores em Paranavaí.
Segundo o relatório, de janeiro a agosto de 2012 foram feitas 430 solicitações de cortes de árvores, uma média de 53 por mês. Este número aumentou para 535 solicitações (média de 66 por mês) no mesmo período deste ano.
Os meses com maior aumento no número de pedidos foram abril e maio. Em abril de 2012 foram 43 solicitações, contra 78 este ano; e em maio foram 53 solicitações em 2012 e 73 em 2013.
“O número de cortes aumenta principalmente nos meses de abril e maio, com a chegada do outono, e agosto e setembro com a primavera. São estações onde as folhas das árvores caem ou começam o aparecimento das flores e os moradores querem eliminar as árvores apenas pelo fato de se incomodarem com a sujeira. Mas é um período transitório”, destaca a bióloga Poliana Moraes.
Ela acrescenta: “Manter a arborização para garantir um ambiente com ar mais puro, com sombra, é fundamental. Por isso ressaltamos a importância de preservar as árvores e só solicitar o corte quando realmente a árvore estiver condenada, e ainda assim buscar a substituição por uma nova muda”.
DIA DA ÁRVORE - O dia 21 de setembro foi escolhido em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
 
Veja alguns benefícios do plantio de árvores em ambientes urbanos:
Redução do sol direto - O sol forte é tomado como um dos grandes problemas da maioria das ruas brasileiras, tornando pouco cômodo o passeio em ruas, que chegam a temperaturas e desconfortos insuportáveis na ausência de árvores.
Maior conforto térmico - Pode parecer que é uma afirmação precipitada, mas não é. Há uma regulação térmica das altas temperaturas. Isso se deve ao calor latente necessário para a evaporação da água da superfície das folhas. É um efeito semelhante ao do nebulizador ou do climatizador.
Aumento da umidade relativa do ar - O ar excessivamente seco é uma das maiores causas de problemas respiratórios, além de problemas de pele. O ar seco favorece a permanência da poeira no ar, além de secar as vias respiratórias, sendo péssimo para pessoas com alergias. A evaporação da água da superfície das folhas das árvores, aumenta a umidade relativa do ar, no local onde ela se situa, o que pode ser muito benéfico.
Atenuação sonora - É um fato cuja eficácia ainda não foi medida. Mesmo assim, há de fato uma redução das ondas sonoras, causada pelas folhas das árvores.
Redução da Poluição Urbana - As árvores no ambiente urbano têm considerável potencial de remoção de partículas e gases poluentes da atmosfera. No entanto, a capacidade de retenção ou tolerância a poluentes varia entre espécies e mesmo entre indivíduos da mesma espécie. Algumas árvores têm a capacidade de filtrar compostos químicos poluentes, como o dióxido de enxofre (SO2), o ozônio (O3) e o flúor. Mesmo considerando-se que as árvores podem agir com eficiência para minimizar os efeitos da poluição, isso só será possível por meio da utilização de espécies tolerantes ou resistentes. Os danos provocados pela poluição atmosférica podem ser muito significativos, dependendo principalmente das espécies utilizadas e dos índices de poluição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.