quarta-feira, 18 de setembro de 2013

MUNICÍPIO LANÇA PROGRAMA RECICLA CONDOMÍNIOS DURANTE REUNIÃO COM SÍNDICOS



Síndicos dos 22 prédios e condomínios fechados de Paranavaí foram convidados pela Sema (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) para uma reunião de lançamento do Programa Recicla Condomínios, que busca melhorar a separação e coleta de lixo nestes locais. Os síndicos receberam as primeiras orientações sobre como implantar a separação dos resíduos recicláveis e orgânicos nos condomínios para incrementar a coleta seletiva nestes espaços.
“Pela lei, os condomínios não podem ser enquadrados como grandes geradores de resíduos, porque se consideram as unidades residenciais. Mas os que têm mais de 7 moradores precisam implantar o programa de seleção de resíduos, com containers para descarte de orgânicos e materiais recicláveis separadamente. Precisamos agora da colaboração dos síndicos no sentido de fazer um trabalho educativo para que não haja mistura dos materiais e os moradores sejam orientados sobre o programa de reciclagem e coleta em cada condomínio”, destacou o diretor de Gestão Ambiental da Sema, Edson Hedler.
Segundo Ronaldo Majevski, encarregado operacional da Transresíduos (empresa que faz a coleta de lixo em Paranavaí), existe uma norma para que os caminhões de coleta não transitem nas ruas dos condomínios horizontais. “Existem várias questões, mas a principal delas é a segurança dos moradores. Normalmente os condomínios têm muitas crianças que brincam livremente e há um risco de acidentes. Outra questão é que o seguro não cobre eventuais acidentes que aconteçam envolvendo os caminhões se eles estiverem transitando em propriedade particular, que é o caso dos condomínios. Mas a empresa está à disposição dos síndicos para orientar, visitar os condomínios e definir os melhores locais para se colocar os containers para coleta”, esclareceu Majevski.
Síndico do condomínio Delta Ville, William Borato avalia que “tudo é uma questão de cultura e capricho. Queremos nos organizar para fazer as coisas da maneira correta, da maneira que prejudique menos o meio ambiente, mas precisamos de orientação. Esta reunião é proveitosa para isso, para tirarmos dúvidas, obtermos informações sobre como trabalhar”.
Uma nova reunião com os síndicos será feita em um prazo de 15 dias, quando serão avaliados os dados sobre os condomínios, que serão levantados através de um questionário fornecido pela Sema. “Cada caso vai ter que ser estudado separadamente, considerando a quantidade de residências de cada condomínio, o volume de resíduos gerado. Vamos gerar um planejamento para cada local, ver o que já está sendo feito, o que precisa ser implantado. É um programa simples mas que exige toda uma estratégia conjunta”, frisou Hedler.
Recicla Condomínios – O Programa Recicla Condomínios foi idealizado por duas biólogas de Londrina, que implantaram o projeto naquela cidade há um ano. O objetivo principal é a conscientização e incentivo de moradores de prédios e condomínios fechados a dar a destinação correta para seu lixo. É um trabalho de médio e longo prazo e em Londrina já há relatos da diminuição da quantidade de sacos de lixo produzidos nos condomínios, dando prioridade à qualidade de vida para os moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.