quarta-feira, 11 de setembro de 2013

PARANÁ PODERÁ CRIAR 40 CONSÓRCIOS

Estimativa é do Instituto das Águas; objetivo de agrupar cidades para gerenciamento de tratamento de resíduos é cumprir Plano Nacional

Divulgação/Prefeitura de Paranavaí
Prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, e o secretário João Marques: cidade gera cerca de 65 toneladas de resíduos diariamente
Londrina - O Paraná poderá ter até o próximo ano aproximadamente 40 consórcios intermunicipais para o gerenciamento e o tratamento dos resíduos sólidos. A criação de consórcios tem o objetivo de os municípios se adequarem ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê o fechamento dos lixões a céu aberto até agosto de 2014. O número foi levantado durante a Conferência Estadual de Meio Ambiente, realizada na semana passada, em Foz do Iguaçu (Oeste), e é baseado na área total do estado. 

"Estamos admitindo a criação de 40 consórcios devido às dificuldades para integrar os municípios, mas o ideal seria ter mais municípios por consórcio, pois quanto maior for a tonelagem de lixo gerenciada, mais barato irá ficar o custeio das operações", afirmou a diretora de resíduos do Instituto das Águas do Paraná, Carla Mittelstaedt. 
Segundo ela, o número ideal seria 20, mas afirmou que disputas políticas acabam inviabilizando a união de tantos municípios. "Existem problemas políticos, pois muitas vezes cada um quer se preocupar com seus próprios resíduos. A adesão aos consórcios exige uma mudança de pensar", afirmou. 
A diretora citou, entre os municípios que têm se mobilizado para formar consórcios, Paranavaí (Noroeste), que reúne 4 municípios; Curiúva (Norte Pioneiro), com três municípios; Japira (Norte Pioneiro), que reúne 4 municípios; e Toledo (Oeste), que reúne 7 municípios. 
Segundo a diretora, 214 municípios ainda têm lixões, 53% têm programas de coleta seletiva e 6% adotam programas de compostagem. Atualmente, 40% dos resíduos sólidos do estado são destinados inadequadamente. Isso representa 3,5 mil toneladas por dia descartadas de maneira irregular. No Brasil 150 mil toneladas de lixo são produzidas todos os dias, mas boa parte deles acaba em lixões a céu aberto. "O grande castigo para quem não se adequar à nova lei será a retenção dos recursos federais e estaduais. Os poucos recursos disponíveis serão de receita própria do município", advertiu. 
Segundo o Instituto das Águas do Paraná, 80% dos municípios do Estado possuem até 20 mil habitantes. São municípios como Wenceslau Braz (norte Pioneiro), com uma população de 19,8 mil habitantes, e que se mobiliza para fundar um consórcio. Estimativas da Secretaria Estadual do Ambiente apontam que Wenceslau Braz precisaria chegar a um universo de pelo menos 160 mil habitantes para reduzir seus custos com o gerenciamento de resíduos sólidos. 
O chefe de gabinete do município, José Luís Andraus, afirmou que os municípios da região estão se conscientizando sobre a necessidade de se associar às cidades vizinhas. "Atualmente Wenceslau Braz já possui um trabalho de coleta seletiva de lixo, coleta de lixo comum e aterro sanitário, mas a unificação dos esforços na área possibilitaria a redução dos custos do processo", destacou. O município produz 12 toneladas de lixo por dia e com a união de municípios vizinhos esse montante a ser administrado poderia atingir 60 toneladas. 

Médio porte
A solução também seria indicada para municípios de médio porte como Paranavaí (Noroeste). O secretário municipal de Meio Ambiente, João Marques, destacou que o governo federal possui linhas de crédito para municípios até 50 mil habitantes e acima de 100 mil e Paranavaí fica em uma faixa intermediária, com 80 mil habitantes. "Nós ficamos no limbo, por isso optamos por um consórcio", declarou, informando que o grupo é formado por Amaporã, Mirador, São Carlos do Ivaí, Tamboara, Alto Paraná, Cruzeiro do Sul, São João do Caiuá, Santo Antônio do Caiuá e Terra Rica. O presidente do consórcio é o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti. 

"A questão ambiental não tem fronteira. A cana-de-açúcar que queima em Mirador cai em Paranavaí. Se o lençol freático de Paranavaí sujar, será o mesmo que alimentar os demais municípios da região", destacou. Marques ressaltou que Paranavaí, onde são gerados diariamente 65 toneladas de resíduos por dia, está aberta a receber os resíduos de todos os municípios do consórcio. Estima-se que o total de resíduos gerados nos outros municípios é 30 toneladas/dia.
Vítor Ogawa
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.