quarta-feira, 18 de setembro de 2013

MUNICÍPIO ENTREGA NESTA QUINTA DOCUMENTO COM RESPOSTAS ÀS REIVINDICAÇÕES DE GRANDES GERADORES DE RESÍDUOS

Nesta quinta-feira (19), às 8h, o prefeito Rogério Lorenzetti e os secretários João Marques (Meio Ambiente) e Nivaldo Mazzin (Governo) farão a entrega de um documento com as respostas às reivindicações das empresas consideradas grandes geradores de resíduos de Paranavaí. A entrega do documento será feita na Aciap, onde foi realizada uma reunião com as empresas no mês de maio.
“Naquela reunião, ficou acordado que a Secretaria de Meio Ambiente faria um atendimento individual às empresas, ouvindo cada reclamação e buscando apresentar respostas para cada caso específico. Fizemos aproximadamente 15 atendimentos e foi elaborada uma ata de cada reunião, que foi assinada pelos empresários. É este documento, contendo as atas dos atendimentos individuais que prestamos e as soluções para cada caso em específico, que vamos entregar na Aciap”, esclarece o secretário João Marques.
Entre as principais reivindicações apresentadas pelas empresas enquadradas como grandes geradoras de resíduos, estavam pedidos de reavaliação do peso do lixo produzido e o preço cobrado pela empresa que realiza a coleta na cidade. Num primeiro momento, 106 empresas foram consideradas grandes geradoras de resíduos sólidos e cada uma se tornou responsável pela destinação do próprio lixo. Quem foi considerado grande gerador de resíduos teve de elaborar um plano de gerenciamento do lixo, fazendo a devida separação de materiais recicláveis dos orgânicos, reduzindo assim o que vai para o aterro sanitário.
“O município fez tudo o que tinha que ser feito para solucionar ou pelo menos dar respostas às reivindicações, conforme o que está na Lei. Precisamos também avaliar o reflexo positivo deste trabalho que foi feito com os grandes geradores. Um dos pontos fundamentais foi o aumento da separação correta do lixo reciclável, destinado à Cooperativa de Catadores. Antes eles recebiam em média 3 caminhões de material reciclável por dia; agora há dias em que chegam a receber 9 caminhões”, destaca Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.