quarta-feira, 18 de setembro de 2013

FIQUE POR DENTRO!!!

Conservação de área privada em São Paulo surpreende cientistas

Quando o ecólogo Ricardo Rodrigues visitou o entorno das hidrelétricas da Votorantim no rio Juquiá, duas horas a sudoeste de São Paulo, pensava que tudo o que havia para ver lá era uma vegetação já degradada, sem interesse de conservação. O que encontrou, porém, foi uma das áreas mais biodiversas de toda a mata atlântica.

Reserva ecológica no rio Juquiá, no Vale do Ribeira; área pertence à Votorantim e deve virar unidade de conservação
Reserva ecológica no rio Juquiá, no Vale do Ribeira; área pertence à Votorantim e deve virar unidade de conservação
Rodrigues, professor da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP, foi um dos primeiros biólogos a explorarem a região em mais de meio século. A área de 35 mil hectares, adquirida pelo empresário Antônio Ermírio de Moraes na década de 1950, estava fechada a expedições desde então.

Sua única função até hoje era proteger as nascentes na bacia do rio --sem elas, as represas das usinas ressecariam e não poderiam enviar energia para a fábrica da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), que a Votorantim mantém perto de Sorocaba.
"A empresa nos procurou para discutir o que fazer com a área, e a proposta inicial era promover o manejo sustentável de espécies nativas para aproveitamento econômico", conta Rodrigues.
Depois de o cientista fazer um levantamento da diversidade vegetal na região em abril com 25 alunos de pós-graduação, porém, a ideia mudou. "Agora, a prioridade é mesmo a conservação, e só uma parte deve ser voltada a manejo sustentável." A Votorantim já havia assinado no ano passado um protocolo de intenções perante o governo do Estado, prometendo transformar a área numa unidade de conservação particular.

Espécies da mata atlântica

 
Pássaro tiê-sangue, Ramphocelus bresilius, fotografado na reserva da Votorantim, no rio Juquiá-açu, em São Paulo
O território, que deverá receber o nome de Reserva Votorantim, surpreendeu o grupo de Rodrigues, que coletou 2.000 amostras de plantas e já identificou mil espécies diferentes na região. Uma das plantas presentes é o palmito-juçara, hoje uma espécie em perigo em razão da exploração predatória.
Palmiteiros e caçadores têm mais dificuldade para entrar em áreas da empresa do que em parques estaduais, que não dispõem de vigilância eficaz. Qualquer um que tenta se aproximar das estradas que dão acesso às usinas a partir da BR-116 esbarra em portões com câmeras e seguranças que rondam o local periodicamente. Em áreas mais remotas da reserva, é mais difícil flagrar intrusos, mas a empresa está implementando agora monitoramento por satélite e poderá alertar a polícia inclusive em pontos de parques ao redor da região.
PROBLEMA E SOLUÇÃO
Antes de decidir transformar a área da bacia do rio-Juquiá-Açu em reserva particular, a empresa cogitou doar o território ao Estado. Esse foi o destino do Parque Jurupará, ao norte, que já pertenceu à Votorantim.
"Mas, afinal, imaginamos que, se doássemos a área, estaríamos entregando um problema para o Estado, não uma solução", diz David Canassa, gerente de sustentabilidade da empresa.
Otávio Carneiro de Rezende, presidente da Votorantim Energia, resume a questão de uma outra forma. "Onde não existe um grande grupo preservando uma área, ela se degrada", diz. "O único modo de preservar o ambiente é com dinheiro."
Adriano Vizoni/Folhapress
Usina hidrelétrica da Barra, da empresa Votorantim, no rio Juquiá, no interior de São Paulo
Usina hidrelétrica da Barra, da empresa Votorantim, no rio Juquiá, no interior de São Paulo
Para outros biólogos que visitaram a região no último ano em que a Votorantim abriu a área para atividade acadêmica, o destaque da nova reserva é sua posição.
Situada entre os parques no Vale do Ribeira e aqueles no litoral sul do Estado, ela é uma das últimas peças necessárias para interligar dois dois maiores fragmentos de mata atlântica do país e ampliar a maior área contínua de preservação do bioma (veja mapa abaixo.)
Editoria de arte/Folhapress
Maurício Talebi, bioantropólogo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) especialista em macacos, diz ter certeza que a área é habitada pelo muriqui --o maior primata das Américas, também uma espécie em perigo.
Além de ser contígua ao Parque Estadual Carlos Botelho, que abriga a maior população do animal, a reserva da Votorantim tem as árvores em que o animal dorme e se alimenta. "Garanto que achar esses bichos aqui é só questão de tempo", diz Talebi.
Apesar do entusiasmo com as atividades de pesquisa, a empresa mantém os planos de fazer na reserva manejo sustentável de palmito, viveiros de mudas e coletas de sementes para integrar a população local, onde for possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.