quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Sanepar consegue anuência do Conselho da APA para executar dragagem no Ribeirão Arara

Entidades e lideranças locais discutiram ações de recuperação quanto à captação de água no local


























Uma reunião ontem entre o conselho da Área de Proteção Ambiental (APA) do Ribeirão Arara, Sanepar, Secretaria de Meio Ambiente de Paranavaí, SEAB, CICA, IAP e lideranças locais discutiram ações de recuperação quanto à captação de água no local. 
O conselho concedeu a anuência para que a Sanepar execute no local um serviço de dragagem (retirada de areia), uma medida paliativa para contenção do assoreamento. 
“Com a aceitação do conselho, vamos começar a trabalhar o mais breve possível e realizar todo processo burocrático. É apenas uma medida provisória, pois precisamos pensar em um trabalho completo de recuperação do Ribeirão Araras para não perdermos a captação. Estimamos tirar aproximadamente 15 mil m³ de areia (mais de dez mil caminhões) de areia no local. Um futuro problema pode afetar toda a cidade, e por isso, temos que ter todo o cuidado necessário”, afirmou o diretor regional da Sanepar, Arnaldo Rech.

Fonte: https://www.diariodonoroeste.com.br/noticia/paranavai/local/81714-sanepar-consegue-anuencia-do-conselho-da-apa-para-executar-dragagem-no-ribeirao-arara

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Obras da nova célula do aterro sanitário devem ser finalizadas no próximo mês


O prefeito Rogério Lorenzetti esteve terça-feira no aterro sanitário de Paranavaí, local onde está sendo construída uma nova célula para descarte de lixo e resíduos. Além de Paranavaí, outras seis cidades utilizam o aterro: Tamboara, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Alto Paraná, São Carlos do Ivaí e Presidente Castelo Branco.
O responsável técnico pela construção do aterro, Luiz Antônio Bertucci Filho, engenheiro ambiental da empresa Transresíduos, acredita que na segunda metade do mês de outubro, a célula estará pronta. 
“A confecção de um aterro sanitário tem várias etapas, e estamos finalizando a primeira. Construímos uma trincheira de 19 mil m² e aplicamos um sistema que isola o lixo do solo para não existir contaminação. Após esta etapa, faremos uma proteção mecânica para que a célula tenha conservação. Ainda teremos que fazer os drenos de líquidos e gases, o que nos leva a acreditar que dentro de um mês, estaremos com a célula pronta”, explicou.
A célula tem expectativa de duração de 5 anos e os investimentos superam R$ 1,5 milhão por conta dos processos de engenharia e os cuidados ambientais. 
“É importante salientar aos moradores de Paranavaí e dos municípios que utilizam o aterro sanitário como destinação final dos seus resíduos, que de acordo com a lei, eles estão destinando o lixo de forma ambientalmente correta, sem poluição do solo, da água, garantido saúde e o meio ambiente preservado”, concluiu o engenheiro.
Para o prefeito Rogério Lorenzetti, “essa é uma importante iniciativa para toda a destinação do lixo da cidade, mas também a conservação ambiental que pode ser feita com o trabalho de reciclagem feito de maneira correta. Pedimos à população que separem corretamente os resíduos em sua casa para que todo o processo seja facilitado e não venhamos a ter prejuízos no meio ambiente. Essa é a segunda célula que construímos desde que assumi a Prefeitura, e esperamos que ela dure mais que as outras”, afirmou Lorenzetti.

fonte: https://www.diariodonoroeste.com.br/noticia/paranavai/local/81347-obras-da-nova-celula-do-aterro-sanitario-devem-ser-finalizadas-no-proximo-mes