quinta-feira, 3 de maio de 2012

PARQUE MUNICIPAL PREFEITO ANTONIO JOSÉ MESSIAS

 A semam está realizando hoje e nos próximos dias, limpeza no entorno do Parque  Municipal Prefeito Antonio José Messias, nas ruas Benedito Brambila e na da Cassava. Nas calçadas a população estava depositando lixos, galhos, resíduos de construção, e posteriormente queimando este material. Este procedimento de queima de resíduos  poderia  se propagar para o Parque e colocando em risco a mata dessa Unidade de Conservação. A Semam  também esta  realizando o serviço de aceiro, que é o desbaste em volta da mata para provocar a descontinuidade de material vegetal combustível e, assim, evitar que o fogo em caso de incêndios se propague para a mata do Parque. O aceiro entorno das  unidades de conservação é obrigatório e contemplado no plano de manejo.




4 comentários:

  1. Gostaria de saber quando vai ser tomada providência contra o supermercado Cidade cancao do bairro Ouro Branco. Já foram feitas várias denúncias, inclusive a vigilancia sanitária esteve no local mas nada aconteceu, os caras gozam na cara das autoridades e do povo de Paranavaí!!! Existe uma ligação clandestina de esgoto que desemboca na galeria de águas pluviais deixando um cheiro horrendo em toda região ao redor do mercado, isso é uma afronta a sociedade, as autoridades e principalmente ao meio ambiente, pedimos solucao já!!!

    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Informamos que a devida reclamação está sendo encaminhada para a Vigilância Sanitária, para verificar a procedência e tomar as medidas cabíveis.

      Excluir
  2. olá,

    primeiramente venho parabenizar o serviço prestado pela secretaria no município e a divulgação das atividades na internet (não moro mais em Paranavaí, mas estou sempre ai nos feriados)

    Semana passada, utilizando o programa google earth, percebi uma ferramenta interessante, na qual você pode selecionar o momento que a foto do satélite foi tirada. Peguei a primeira foto existente de 2002 creio e uma mais recente, 2008 ou 2010, e nota-se a diferença das fotos. A mais atual possui muito menos arborização. Sei que a "vida útil" das sibipirunas que foram plantadas no início da vida da cidade estão por terminar, e acompanhei o trabalho de vocês nesse aspecto. Não sei se há uma lei que regulamente essa questão nos novos empreendimentos, mas seria interessante se houvesse (árvores que dão sombra, não arbustos). Uma das coisas mais agradáveis de Paranavaí é poder andar durante o calor embaixo das árvores.

    Um outro tópico é sobre o Bosque municipal. Recentemente estive com meu pai no bosque, andamos por tudo e sei que manter um ambiente como esse requer dinheiro, pessoal entre outros. Mas ver um espaco bom como aquele abandonado é difícil de acreditar.
    Não teria como "ceder" o espaço para empresas (ou empresa de grande porte) a sua manutenção, parcerias como as que já existem para adoção de praças e canteiros?

    Obrigado e sucesso no trabalho e sei que fazer muito com pouco é complicado mas parabéns a secretaria.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Paulo, muito obrigado por participar do nosso blog a participação dos leitores é fundamental para que possamos melhorar, responder e atender a todos na medida do possível. No quesito arborização, recentemente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), elaborou um Plano de arborização no qual é indicado uma relação de espécies de árvores, adequadas a arborização urbana, sendo elas de pequeno e médio porte. As de pequeno porte ou arbustivas são indicadas para plantio sob rede elétrica, para que no futuro quando adultas, não entrem em conflito com a rede elétrica e assim, necessitando a realização de podas que prejudiquem sua estabilidade e seu tempo de vida útil. As arbóreas de médio e grande porte são adequadas para serem plantadas onde não há rede elétrica e o espaço existente no calçamento permita. Em parceria com a Copel via convênio, realizamos o plantio de diversas árvores no perímetro urbano atendendo os critérios pré-estabelecidos pelo mesmo.
    Para uma melhoria na arborização de nossa cidade, dependemos muito da colaboração dos munícipes, pois, quando é realizado o corte de uma árvore a pedido do mesmo, devido aos problemas ou risco de queda que a arbórea apresente é de responsabilidade do munícipe a realização do plantio de uma nova muda, conforme termo de responsabilidade assinado por ele, mas infelizmente, muitos não cumprem o determinado. A Prefeitura municipal, irá contratar em breve, um fiscal ambiental para que possamos fiscalizar e autuar os infratores de cortes irregulares, não replantio, bem como diversas outras irregularidades.
    No que se refere ao (bosque) Parque Municipal Prefeito Antônio José Messias, iremos analisar a real possibilidade de estabelecer parcerias com empresas privadas para melhorias no parque, visto que aos poucos a SEMAM vem realizando diversas melhorias que se fazem necessárias, partindo do essencial que seria a boa limpeza e desobstrução de trilhas, conserto da ponte a qual teve diversas madeiras roubadas, realização de aceiro com a finalidade de prevenção de incêndio, reforma de todo alambrado no entorno do mesmo (em processo licitatório) e orçando alterações na edificação que foi depredada por vândalos, visando à utilização na recepção de estudantes a da população em geral. Estamos ainda providenciando a implantação de placas indicativas e de orientação para o parque.

    ResponderExcluir

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.