sexta-feira, 29 de junho de 2012

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

No último dia 25,o diretor de gestão ambiental Edson Hedler esteve na Escola Municipal Dácia Figueiredo Fortes, realizando uma palestra sobre resíduos sólidos e aterro sanitário.



PRAÇA EM HOMENAGEM À COLÔNIA JAPONESA SERÁ REVITALIZADA

Durante seu penúltimo compromisso oficial em Paranavaí, na tarde de quarta-feira (27), a comitiva de Toyohashi (Japão), liderada pelo prefeito Koichi Sahara, visitou a Praça Dom Pedro II (Praça do Japonês), que será revitalizada pelo município e receberá aproximadamente R$ 90 mil em investimentos com recursos próprios.
Na ocasião, o prefeito japonês recebeu do vice-prefeito Alziro Melli Lopes, do presidente da Câmara Municipal, Nivaldo Mazzin, e do secretário municipal de Meio Ambiente, João Marques, uma cópia da lei que altera o nome da praça para “Recanto Japonês – Cidade de Toyohashi”, como uma homenagem a cidade que em breve deverá estabelecer co-irmandade com Paranavaí.
A intenção da administração municipal era aproveitar a visita para fazer a assinatura da ordem de serviço para o início da revitalização da praça, mas como a licitação da empresa que irá executar o serviço deu deserta, a administração teve que refazer o processo, o que causou atraso na assinatura do docuemento.
Durante a cerimônia, que também foi acompanhada pelo deputado estadual Teruo Kato, pelo vereador Odair Xavier, e pelo secretário de Desenvolvimento Economico, Joaquim Aurélio da Conceição, as autoridades japonesas descerraram uma placa alusiva a visita do prefeito de Toyohashi a Paranavaí e plantaram uma muda de cerejeira, árvore símbolo do Japão.
Em português, Sahara agradeceu as autoridades e disse ter certeza que, assim como ele, o povo de Toyohashi também está muito feliz com a homenagem. Ele também deixou claro que o intercâmbio entre Paranavaí e Toyohashi tem que continuar e deve ser ampliado para outras áreas além da educação.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

RECICLAGEM ÓLEO DE COZINHA

Agora junto com a coleta de material reciclado o município de Paranavaí estará recolhendo o óleo de cozinha usado. 
O óleo de cozinha quando despejado na pia entope encanamentos, se jogado no meio ambiente polui rios e solo. 
Este óleo, quando separado para reciclagem é transformado em biocombustível e utilizado na industria de cosméticos. 
Para isto, a população deve separar o óleo usado colocando num recipiente fechado, garrafa pet. 
No dia da coleta seletiva este óleo deverá ficar ao lado do lixo reciclado, não dentro da mesma sacola, para que o funcionário da coleta seletiva recolha este óleo, colocando o mesmo num compartimento separado do material reciclável seco. 
O óleo será recolhido no mesmo dia da coleta do material reciclado. 
Para maiores informações entrar em contato com a Secretaria.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

WORKSHOP

Técnicas da SEMAM, estiveram ontem (26), presente no Worksop sobre Espécies Exóticas em Unidade de Conservação, realizado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), no Parque Estadual Mata dos Godoy-Londrina-Pr.


CANTEIROS ESTÃO SENDO REVITALIZADOS COM DOAÇÕES DA INICIATIVA PRIVADA

Os canteiros do entorno da Praça Portugal estão de cara nova. Na última segunda-feira (25) foi concluído o trabalho de revitalização do local com o plantio de mudas, flores e grama. Tanto as plantas, quanto os insumos utilizados nol local foram doados pela Comercial Ivaiporã, primeira empresa de Paranavaí a aderir ao Projeto ‘Adote o Verde’, lançado no ano passado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O secretário do Meio Ambiente, João Marques, explica que como a cidade possui mais de 20 praças e 50 mil m² de canteiros é difícil para o município conseguir zelar por tudo isso sozinho. “É fundamental a parceria dos comerciantes, empresários e pessoas da comunidade que estejam dispostos a doar as mudas e os insumos. O plantio e a manutenção dos canteiros e praças ficam a cargo do município. Como forma de agradecimento colocamos no local uma placa com o nome do estabelecimento ou pessoa que ajudou na revitalização”, afirma o secretário.
A paisagista Luciane Bridi, que acompanha o plantio, explica que as empresas que tiverem interesse em fazer a doação devem, antes, entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para saber quais são as espécies que podem ser cultivadas nos espaços públicos.
“Antes de ser autorizado o plantio é avaliado se a espécie não irá obstruir o trânsito ou atrapalhar a visibilidade. Em outras cidades do Paraná onde foram adotados projetos parecidos com o ‘Adote o Verde’, os resultados tem sido excelentes e em Paranavaí acreditamos que não será diferente. Precisamos agora da colaboração de todos para deixar a cidade ainda mais bonita”, enfatizou a paisagista.
Legenda: O prefeito Rogério, o secretário João Marques e a paisagista Luciane com o gerente da Comercial Ivaiporã, Alcides Valoto

LORENZETTI RECEBE COMITIVA DO JAPÃO EM VISITA OFICIAL

O prefeito Rogério Lorenzetti recebeu na tarde desta terça-feira, 26, em seu gabinete de trabalho, a visita oficial da comitiva de Toyohashi (Japão), liderada pelo prefeito Koichi Sahara, que marcou o início das atividades das autoridades japonesas em solo paranavaiense.
O encontro foi acompanhado pelo vice-prefeito, Alziro Melli Lopes, o deputado estadual Antonio Teruo Kato, secretariado municipal, a presidente do Codep (Conselho de Desenvolvimento de Paranavaí), Maria Inês Ferezim Gonçalves, e integrantes da colônia japonesa de Paranavaí.
Com o auxílio de um tradutor, Lorenzetti deu as boas vindas aos visitantes, aproveitou para agradecer a forma como foi recebido em Toyashi em 2009, quando participou de uma missão econômica no país, e deixou clara a sua intenção de estreitar laços com a cidade nas áreas educacional, cultural e comercial. “Essa visita, como tudo aqui, tem um simbolismo e expressa a nossa vontade de estreitar relações com Toyohashi, com quem temos mantido relações na área educacional desde 2008 com o intercâmbio de professores entre as duas cidades”, afirmou Rogério, que também fez menção ao ex-prefeito Maurício Yamakawa, que foi quem começou esta parceria há alguns anos.
E continuou: “Em nome da população de Paranavaí eu gostaria de dar as boas vindas e dizer que tenho muito apresso pelo Japão e por tudo que ele representa para o Brasil e para nós, de Paranavaí, porque a colônia japonesa foi fundamental na nossa colonização e na formação da nossa cultura”.
O representante da região Noroeste na Assembléia Legislativa, o deputado Teruo Kato também aproveitou para dar as boas vindas ao grupo. “Vamos procurar retribuir todo o carinho e a atenção que tivemos na nossa recepção no Japão”, declarou.
AGENDA – Nesta quarta-feira a agenda de compromissos da comitiva segue com a visita à Escola Municipal Airton Senna da Silva (Caic), às 8h30, reunião com empresários, a partir das 11 horas, visita à indústrias locais, assinatura da ordem de serviço das obras de revitalização da praça “Recanto Japonês – Cidade de Toyohashi”, às 16h30, e a Sessão Solene alusiva ao fortalecimento dos laços de amizade entre Paranavaí e Toyohashi, na Câmara Municipal, a partir das 19 horas.
Em todas estas atividades o grupo estará acompanhado do vice-prefeito Alziro Melli Lopes, que irá representar o prefeito Rogério Lorenzetti que estará em Brasília participando da cerimônia de entrega do Prêmio Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq – Save The Children.

terça-feira, 26 de junho de 2012

COMITIVA DE TOYOHASHI CHEGA NESTA TERÇA-FEIRA A PARANAVAÍ

Chega a Paranavaí nesta terça-feira, 26, o prefeito de Toyohashi, Koichi Sahara. Ele estará acompanhado de uma comitiva composta pelos secretários de Educação, Indústria e Comércio do município, vice-presidente da Câmara do Comércio e Indústria, chefe da Divisão de Assistência à Sociedade Multicultural e Relações Internacionais, e presidente da Associação Brasileira de Toyohashi, que vai participar de diversas atividades que marcarão o início das negociações de co-irmandade e comércio com Paranavaí.
O primeiro compromisso do grupo será a visita oficial ao prefeito Rogério Lorenzetti, marcada para as 16h30. Na ocasião, o governante japonês irá retribuir a visita que recebeu de Lorenzetti em 2009, quando este esteve no Japão participando de uma missão econômica.
Na quarta-feira, às 8h30, a comitiva fará uma visita à Escola Ayrton Senna da Silva (Caic), instituição de ensino integral do município, onde será realizado o simpósio “Os avanços da Educação – Experiências positivas em Paranavaí e Toyohashi”. O evento irá reunir diretores e orientadores de escolas, professores e equipe da Secretaria Municipal de Educação que irão participar de palestras e discutir o futuro do convênio de cooperação na área da educação que possibilita o intercâmbio de professores entre os dois países.
Na sequência, às 11 horas, as autoridades japonesas participarão de uma reunião com empresários paranavaienses na sede da Aciap, onde será apresentado o potencial econômico das duas cidades. Posteriormente haverá um almoço e de lá visitantes e empresários seguirão para visitas a algumas indústrias do município que exportam seus produtos para diversos países do globo.
Ainda na parte da tarde, às 16h30, a comitiva segue para o Jardim Ouro Branco, onde será realizada a assinatura da ordem de serviço das obras de revitalização da praça do Japonês, que receberá o nome de “Recanto Japonês – Cidade de Toyohashi”.
Às 19 horas as autoridades se deslocam para a Câmara Municipal onde participarão de seu último compromisso oficial: uma Sessão Solene alusiva ao fortalecimento dos laços de amizade entre Paranavaí e Toyohashi. Na ocasião, será assinado o protocolo de intenções de co-irmandade entre os municípios de Paranavaí e Toyohashi e haverá uma homenagem ao pioneiro Aníbal Ajita.

A SEMANA PARANAVAÍ 61

sexta-feira, 22 de junho de 2012

RELATÓRIO DE SERVIÇOS EXECUTADOS DE 11 A 16 DE JUNHO

11/06– Roçada no Estádio
12/06 – Roçada no Campo do Sumaré
Roçada na Avenida Lázaro Vieira
Roçada no terreno da Mitra
13/06 – Roçada na Praça dos Pioneiros
Limpeza no CAPs
Roçada no terreno da Mitra
14/06 – Recolhimento de galhos no Mosteiro
Roçada na UBS do Jd São Jorge
Roçada na UBS do Jd Maringá
15/06/2012 – Roçada na Avenida Parigot de Souza
Roçada no terreno baldio da Rua Antonio Fachin
Roçada no aeroporto
Recolhimento de galhos diversos
16/06– Roçada no teatro


quinta-feira, 21 de junho de 2012

RELATÓRIO DE SERVIÇOS EXECUTADOS DE 04 A 08 DE JUNHO

04/06– Roçada no Centro Esportivo do Jd São Jorge
- Plantio de grama no Centro da Juventude
- Adubação de árvores da Rua Santa Catarina
05/06–Plantio de árvores na Rua Santa Catarina
- Plantio de árvores bosque
- Plantio de grama no Centro da Juventude
- Transportes para Escola Elza Caseli
06/06–Roçada no Lacerdinha
- Roçada no Campo do DER
- Plantio de grama no Centro da Juventude
- Capina do acero do Bosque
08/06– Roçada no Estádio

RELATÓRIO DE SERVIÇOS EXECUTADOS DE 28 DE MAIO A 02 DE JUNHO

28/05 – Coveamento da Rua Santa Catarina
29/05 –Coveamento da Rua Santa Catarina
30/05 –Roçada no Parque Ouro Branco
31/05 – Roçada no Aeroporto
01/06 – Roçada no Centro de Eventos
02/06 – Roçada no Parque Ouro Branco

quarta-feira, 20 de junho de 2012

GRACIOSA, MANDIOCABA, PIRACEMA E APA DO RIBEIRÃO ARARA VÃO GANHAR COLETA SELETIVA DE LIXO A PARTIR DO DIA 27

Começa no próximo dia 27 de junho a coleta seletiva de lixo nos Distritos de Graciosa, Mandiocaba, Piracema e na Área de Preservação Ambiental (APA) do Ribeirão Arara. A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de Paranavaí.De acordo com o secretário João Araújo Marques, esta será a primeira vez que a população destes distritos e da APA será atendida com a coleta seletiva de lixo. “É uma iniciativa da atual administração que visa ampliar ainda mais a coleta de lixo reciclável no município, que atualmente é de 150 toneladas por mês. Pesquisas apontam que, em média, 30% do lixo produzido pela população é reciclável. Isso significa que, se todos se mobilizarem, Paranavaí pode ter uma coleta de até 600 toneladas por mês”, destaca.
Segundo ele, é da APA que vem a água potável consumida pela população do município, “então quanto melhor for sua conservação - e quanto menos lixo existir na região - melhor será a qualidade da nossa água”.
Para garantir que a população tire proveito deste serviço, a Secretaria já está realizando nas escolas uma série de palestras conscientizando os alunos sobre a importância da separação do lixo reciclável e da coleta seletiva para o meio ambiente.
“A população precisa entender que a separação do lixo reciclável e a sua correta destinação é positiva não só pelo lado ambiental, mas também pelo lado econômico, já que quanto maior for a quantidade de materiais recicláveis coletada e encaminhada para a cooperativa, maior será a vida útil do aterro sanitário e melhor será a qualidade de vida das cerca de 60 famílias que vivem da coleta seletiva em Paranavaí”, aponta João. 

terça-feira, 19 de junho de 2012

PLANETA TERRA - LOTAÇÃO ESGOTADA

China vai construir uma cidade do tamanho do RJ e SP por ano até 2033
No último século, a população da Terra teve um crescimento absurdo. Quintuplicou e chegamos aos 7 bilhões de habitantes. Mas será que tem espaço para todo esse mundaréu de gente morar com dignidade?

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1681006-15605,00-CHINA+VAI+CONSTRUIR+UMA+CIDADE+DO+TAMANHO+DO+RJ+E+SP+POR+ANO+ATE.html

CARTÃO POSTAL

Praça da Xícara começa a ser revitalizada 
A praça terá recuperação da xícara ( com recomposição das pastilhas), e reconstituição do chafariz
Teve início na última semana a revitalização da Praça Dr. Sinval Reis, a Praça da Xícara, um dos cartões postais de Paranavaí. O local vai receber investimentos na ordem de R$ 90 mil (recursos próprios do município) e está sendo executada por empresa terceirizada. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o engenheiro Moacir Ferreira Maciel, a prioridade é revitalizar a praça sem fazer com que ela perca suas características originais. “Vamos manter toda a originalidade da praça e seus monumentos, que já têm quase 50 anos e fazem parte da história do município”, afirma. 
Entre as melhorias que serão executadas no local estão: recuperação e limpeza do piso petit-pavé, reparos nos monumentos, reconstituição das muretas danificadas, recuperação da xícara (com recomposição das pastilhas), reconstituição do chafariz (com reforma na parte elétrica e hidráulica), instalação de 20 holofotes subaquáticos, reparos na iluminação e pintura completa da praça. 

O prazo de execução da obra é de 90 dias, mas a estimativa do secretário é que a revitalização seja entregue em 60 dias. 

As informações são da assessoria de imprensa da Prefeitura.

PRAÇA DOS PIONEIROS E DO JAPONÊS - Também já estão em andamento as licitações para a revitalização de outras duas importantes praças do município: a dos Pioneiros e a do Japonês. Os projetos foram elaborados pela equipe da Sedur e os investimentos serão feitos com recursos próprios do município. 

Na Praça dos Pioneiros serão investidos aproximadamente R$ 200 mil em melhorias que devem abranger o parque infantil, calçamento, bancos, banheiros e readequação da iluminação, enquanto que no Recanto Japonês (Praça do Japonês) serão investidos mais R$ 60 mil na reativação do lago, paisagismo, arborização e nova iluminação. Juntos, os recursos investidos na revitalização das três praças deverão chegar a quase R$ 350 mil.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

2ª CROSS COUNTRY

A 2ª Caminhada Ecológica-Cross Country ocorreu ontem partindo do estacionamento do Parque de Exposição. O percurso foi de 5 km, tendo como destino  o Aterro Sanitário de Paranavaí, onde os participantes puderam conhecer a estrutura e os benefícios que o Aterro traz ao município, cerca de 200 pessoas participaram do evento, que marcou a Semana do Meio Ambiente.




Na ocasião foram plantadas 30 mudas de árvores no Aterro Sanitário.




A SEMANA PARANAVAÍ 60

A SEMANA PARANAVAÍ 59

quarta-feira, 6 de junho de 2012

PALESTRA LIXO ELETRÔNICO x LOGÍSTICA REVERSA

ATRAÇÕES DA EXPO AMBIENTAL





ALUNOS DE VÁRIAS ESCOLAS ASSISTINDO APRESENTAÇÃO DE TEATRO

ONTEM (6) ALUNOS DA FUNDAÇÃO BRADESCO EM VISITA AO PARQUE MUNICIPAL (BOSQUE)

PALESTRA SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE RECURSOS HÍDRICOS

Palestrante: Everton da Costa/Inst. das Águas

ESCOLA MUNICIPAL CARLOS CHAGAS DA CIDADE DE MIRADOR,APÓS A APRESENTAÇÃO DO TEATRO

CENTRO MUNICIPAL INFANTIL DA CIDADE DE TAMBOARA NA EXPO AMBIENTAL 2012

DESFILE DE ROUPAS FEITAS COM MATERIAIS RECICLÁVEIS QUE ACONTECEU ONTEM NA EXPO AMBIENTAL 2012




TEATRO


No último dia da Expo Ambiental às 14:00 horas terá apresentação de teatro: Importância da Reciclagem e Preservação Ambiental.


HOJE 11:00 PALESTRA

EMPRESAS REAPROVEITAM GARRAFAS PET PARA FABRICAÇÃO DE OUTROS PRODUTOS

O Brasil está entre os dez países que mais reciclam garrafa pet no mundo, mas tem potencial para aumentar ainda mais essa reciclagem.
O Brasil tem capacidade para reaproveitar mais 30% das garrafas descartadas, só não consegue por falhas na coleta do lixo. Nove trilhões de garrafas pet são produzidas anualmente no Brasil. Depois de usadas, 44% delas acabam no meio ambiente. Mas com criatividade é possível transformá-las em novos objetos: vassouras, telhas e até roupas.
Em Manaus, a pet vira telha. Para fazer uma placa são usadas 23 garrafas de plástico de dois litros. As garrafas são separadas por cor e tipo de plástico e depois, lavadas e trituradas até ficarem em flocos. Na linha de produção, a matéria-prima seca por seis horas e é misturada com corantes em grãos. Na máquina de injeção plástica, tudo é derretido e as telhas saem prontinhas.
No Paraná, uma indústria também tira proveito do material. As pastilhas que cobrem a parede não são de vidro nem de cerâmica: são feitas de pet reciclado. A pastilha é 60% mais barata do que a convencional e a diferença é quase imperceptível.
Outro exemplo da utilidade do material é a confecção de camisetas. Com duas garrafas pet é possível fazer uma camiseta. Em média são seis garrafas por metro quadrado de tecido.
O pet também é usado na confecção de vassouras, que ajudam na limpeza pública. A fábrica é pequena, mas reciclou 300 mil garrafas em 2011. O produto dura quatro anos, bem mais que uma vassoura comum.
Para ajudar o meio ambiente, é preciso separar as garrafas pet do lixo comum e verificar se a coleta do material reciclável é feita na cidade.

terça-feira, 5 de junho de 2012

EXPO AMBIENTAL TERMINA NESTA QUARTA-FEIRA COM “DIA DA REFLEXÃO”

Depois do “Dia da Sustentabilidade”, na segunda-feira, e do “Dia da Preservação”, na terça, termina nesta quarta-feira, 6, com o “Dia da Reflexão”, a Expo Ambiental 2012 em Paranavaí. A feira, que está sendo realizada no Centro de Eventos, das 10 às 20 horas, é o mais importante evento sobre sustentabilidade e meio ambiente da região Noroeste do Paraná. A entrada é gratuita.
Na programação desta quarta-feira, os visitantes poderão assistir ao teatro que tem como tema o meio ambiente e a sustentabilidade, a partir das 10 horas, participar das palestras sobre “Políticas públicas de recursos hídricos do Paraná”, às 11 horas, “Lixo eletrônico X logística reversa”, às 16 horas, e “Resíduos sólidos da construção civil”, às 19 horas. As palestras são gratuitas e para participar não há necessidade de inscrição. Acadêmicos e estudantes da rede estadual e municipal que assistirem às palestras terão direito ao certificado.
Além disso, quem for ao local também poderá conferir, às 14 horas, o desfile de vestidos de noiva feitos através de materiais recicláveis, fabricado pelos acadêmicos do curso de moda do Cesumar, passear pelos stands e participar de oficinas e workshops. O encerramento do evento está marcado para as 21horas.
ABERTURA OFICIAL - Na noite da última segunda-feira, 4, foi realizada a solenidade oficial de abertura da Expo Ambiental 2012, que contou com a presença de diversas autoridades e lideranças locais. Na ocasião, o Secretário do Meio Ambiente de Paranavaí (Semam), João Marques, ressaltou o propósito do evento, que é o de democratizar o conhecimento sobre sustentabilidade na região Noroeste do Paraná. “É somente através do conhecimento e de boas políticas públicas que conseguimos construir um mundo melhor. Para promover o desenvolvimento ordenado de uma cidade, é preciso, antes, pensarmos em ações sustentáveis” destacou ele.
Na oportunidade, Marques falou do trabalho que vem sendo desenvolvido no município para conscientizar as pessoas e as empresas da importância da coleta seletiva e da destinação correta de resíduos sólidos. “No começo eram coletadas no município 50 toneladas de lixo reciclável por mês, hoje Paranavaí recolhe cerca de 150 toneladas/mês. [...] Além disso, existe uma legislação municipal que obriga as empresas a darem a destinação correta para os eletroeletrônicos, o que contribui para a não poluição do meio ambiente”, esclareceu o secretário.
A abertura da Feira foi acompanhada pelo vice-prefeito Alziro Melli Lopes, representando o prefeito Rogério Lorenzetti, secretários municipais, representantes do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Instituto das Águas, 8º Batalhão, da empresa Transresíduos, servidores da Semam, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), expositores e estudantes.
A Expo Ambiental 2012 é uma realização da Secretarial Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente. A organização é da H1 Comunicação.
VISITA AO STAND DA TRANSRESÍDUOS – Após a solenidade oficial de abertura do evento, os convidados visitaram o stand da empresa Transresíduo, responsável pela coleta de lixo comum e reciclável em Paranavaí. O diretor da empresa, Luiz Antonio Bertussi, mostrou uma maquete aos visitantes e explicou sobre o funcionamento do aterro sanitário na cidade. 
“Esse aterro é um trabalho de peça a peça, ele funciona bem porque aqui nunca entrou lixo hospitalar, nem resíduo da construção civil. [...] O papel mais importante da sociedade é separar os materiais da forma adequada”, observou o diretor.
CAMINHADAECOLÓGICA - Parte das comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente, a caminhada Cross Country, será realizada no próximo dia 17 de junho. A largada da caminhada ecológica, que terá um percurso de 5 km, será às 8 horas no estacionamento do Parque de Exposições e vai até o aterro sanitário. Mais informações pelo site http://www.reabilitarclinicaefitness.com.br/.

SEMAM E FUNDAÇÃO BRADESCO REALIZAM PLANTIO DE ÁRVORES NA RUA SANTA CATARINA

A manhã desta terça-feira (5) foi de trabalho, diversão e conscientização para 37 alunos do 7º ano da Fundação Bradesco. Os adolescentes participaram do plantio de 40 mudas de árvores ao longo da Rua Santa Catarina. O plantio faz parte do projeto de arborização do município coordenado pela Semam (Secretaria de Meio Ambiente), através de um convênio com a Copel.
“As mudas são doadas pela Copel e nós seguimos um cronograma de plantio. São mais de 2 mil mudas sendo plantadas no município. Estamos no final do primeiro ano de convênio e, para o próximo ano, já temos uma previsão de, além de plantar mudas novas, fazer a substituição das plantas que morreram neste período”, explicou o diretor de gestão ambiental da Semam, Edson Hedler.
A bióloga Poliana Morais acompanhou o plantio das mudas ao longo da Rua Santa Catarina e orientou os alunos sobre a maneira correta de alojar as mudas nos canteiros abertos pelas equipes da Semam. “De um lado da rua estamos plantando mudas de canela, que são árvores com desenvolvimento de grande porte e precisam ser alojadas em áreas sem rede elétrica. Do outro lado plantamos caliandras, que são espécies arbustivas e não crescem a ponto de causar danos ao sistema elétrico da Copel”, esclareceu Poliana.
Os alunos da Fundação Bradesco plantaram as mudas ao longo da Rua Santa Catarina, desde a região do SESC novo até o cruzamento com a Rua Amazonas, um trecho de oito quadras. A atividade também fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente em Paranavaí.

EXPO AMBIENTAL CONTINUA NESTA TERÇA-FEIRA COM TEATRO, PALESTRAS E DESFILE

Continua nesta terça-feira (5) a Expo Ambiental 2012, no Centro de Eventos de Paranavaí. Neste segundo dia de evento, os visitantes que forem até o local poderão assistir a uma peça de teatro que tem como tema o meio ambiente e a sustentabilidade, conferir o desfile de moda sustentável do Senai com peças feitas de material reciclável, a partir das 19 horas, e ainda participar de palestras.
A primeira palestra terá como tema a “Política Nacional de Resíduos Sólidos – Desafios e Perspectivas”, que será proferida pelo engenheiro ambiental da empresa Transresíduos, Luiz Bertussi, a partir das 11 horas. A segunda palestra do dia será proferida pelo advogado Valter Marreli, que vai falar sobre “Direito Ambiental X Sustentabilidade”, a partir das 20 horas.
As palestras são gratuitas e para participar não há necessidade de inscrição. Acadêmicos e estudantes da rede estadual e municipal que assistirem às palestras terão direito ao certificado.
SOBRE O EVENTO – A Expo Ambiental 2012, o mais importante evento sobre sustentabilidade e meio ambiente da região Noroeste do Paraná, começou na segunda-feira, 4, e vai até quarta-feira, 6. O evento, que está sendo realizado durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, tem na programação, além de teatro e palestras, workshops, oficinas, cursos, documentários, stands, e exposição de produtos e máquinas. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento da exposição vai das 10h30 às 20 horas.
A Expo Ambiental 2012 é uma realização da Secretarial Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente. A organização é da H1 Comunicação.

FEIRA PROPÕE DEBATES SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE

Começou ontem e vai até amanhã a Expo Ambiental 2012, uma feira sobre meio ambiente realizada no Centro de Eventos de Paranavaí. Quem visitar o local poderá assistir a palestras e apresentações teatrais, participar de discussões voltadas para as questões ambientais e acompanhar desfiles de moda com roupas feitas a partir de materiais recicláveis. Outra atração da Expo Ambiental 2012 é o carro híbrido, movido a combustível e energia elétrica. Econômico, o veículo também tem como característica a menor emissão de poluentes. De acordo com Débora Marin, vendedora da empresa que está expondo o automóvel, em grandes cidades o carro já tem sido utilizado como alternativa em busca de sustentabilidade.

Débora explicou que diferentemente dos carros convencionais, o veículo híbrido gera calor a partir do uso do freio. Este calor é transformado em energia que põe o carro em funcionamento e abastece, por exemplo, o sistema de ar condicionado.

A programação da Expo Ambiental hoje tem início às 10 horas e vai até 20 horas. Amanhã, as atividades começam às 10 horas e o encerramento do evento está previsto para 21 horas. Conforme explicação do secretário municipal de Meio Ambiente, a principal proposta da feira é discutir a sustentabilidade nos centros urbanos, buscando alternativas ambientalmente corretas e práticas.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Hoje 5 de junho comemoramos o Dia Mundial do Meio ambiente, esta data foi criada em 1972, em virtude de um encontro da ONU, para tratar de assuntos referentes ao meio ambiente mundial. Durante esta semana a SEMAM esta preparando alguns eventos.

PALESTRAS NA EXPO AMBIENTAL 2012