quinta-feira, 28 de abril de 2016

RELATÓRIO DE SERVIÇOS EXECUTADOS DE 25 À 28 DE ABRIL

25/04
Roçada na Av. Martin Luther Luther king
Roçada na Rua Vereador José Leite  

26/04
Roçada na Av. Guaporé (Acesso Jd. Morumbi)

27/04   
Roçada na Av. Domingo Sanches
Roçada na Av. Mauá
Roçada na UBS Jd. Morumbi
Roçada na UBS Zona Rural Morumbi
Roçada no Campo Jd. Campo Belo
Roçada na Coloninha
Roçada no Entorto Seinfra
Roçada na Praça do Jd. Morumbi

28/04

Roçada Estádio 

quarta-feira, 27 de abril de 2016

VILA OPERÁRIA-Prefeitura define paliativos para reduzir problemas do depósito de entulhos

O depósito de entulhos da Vila Operária voltou ao centro do debate nas últimas duas semanas por causa de um grande incêndio no local. A fumaça causou grande incômodo aos moradores


O depósito de entulhos vem apresentando problemas
Enquanto define detalhes para envio à Câmara de vereadores do projeto de terceirização, a Prefeitura de Paranavaí trabalha algumas soluções temporárias para reduzir o drama de moradores próximo ao depósito de entulhos da Vila Operária. O local vem registrando problemas com uso irregular, gerando mau cheiro e focos de incêndio que geram grande incômodo.
O secretário de Meio Ambiente, Édson Hedler, confirma algumas medidas imediatas. Em reunião com diversas secretárias ficou definido que haverá manutenção semanal com trator para fazer o aterro. Na mesma linha será instalada uma nova cerca e porteira para evitar o livre acesso. 
Ainda como medida paliativa haverá suporte permanente de um funcionário do município no local. A Guarda Municipal igualmente deve colaborar, fazendo intervenções de apoio sempre que necessário. 
TERCEIRIZAÇÃO - As medidas são necessárias enquanto não entrar em operação a terceirização dos serviços por empresa especializada. Ontem a procuradoria Jurídica anexava os últimos documentos ao projeto, antes de enviá-lo para a Câmara de Vereadores. 
Hedler lembra que a empresa a ser contratada deve fazer o manejo e cobrar os serviços para grande usuários. Também deverá transformar parte do entulho em cascalho, ofertando uma cota para o município. Pesará na escolha da vencedora ainda o número de empregos gerados. O contrato será por cinco anos, prorrogáveis. 
PREOCUPAÇÃO - O depósito de entulho da Vila Operária voltou ao centro do debate nas últimas duas semanas por causa de um grande incêndio no local. A fumaça causou grande incômodo aos moradores e especialmente às centenas de estudantes dos estabelecimentos de ensino próximos. São quatro escolas - Caic, Cecap, Curitiba e Getúlio Vargas. 

Por conta do número de reclamações, moradores protocolaram pedido de providências junto ao IAP - Instituto Ambiental do Paraná. Querem fiscalização para eventual emissão de licença de funcionamento e um projeto de revitalização que transforme o “lixão a céu aberto” em um parque no futuro. 

segunda-feira, 25 de abril de 2016

sábado, 23 de abril de 2016

DEPÓSITO DE ENTULHOS-Projeto sobre terceirização de depósito de entulhos na Vila vai para a Câmara

O depósito de entulhos foi um dos assuntos mais comentados na semana que passou por causa de um incêndio. A fumaça gerou incômodo aos moradores, alunos e funcionários dos estabelecimentos de ensino no entorno
O depósito de entulhos, ontem à tarde Foto: Fabiano Vaz Fracarolli
O projeto de lei de autoria do Poder Executivo prevendo a terceirização no manejo do depósito de entulhos da Vila Operária deve seguir para a Câmara de Vereadores na semana que vem. A previsão é do secretário de Meio Ambiente de Paranavaí, Edson Hedler. 
Ele informou ontem que durante essa semana houve o pedido de novas informações por parte da procuradoria Jurídica, ultimando os detalhes para a proposição. A ideia é que uma empresa faça o gerenciamento e manejo do local, inclusive cobrando o serviço dos chamados grandes usuários. 
O depósito de entulhos foi um dos assuntos mais comentados na semana que passou por causa de um incêndio. A fumaça gerou incômodo aos moradores e especialmente para alunos e funcionários dos estabelecimentos de ensino no entorno. Crianças chegaram a passar mal por conta da combinação de forte calor com fumaça exalada do depósito.
A situação precisou de intervenção por parte do Corpo de Bombeiros e gerou uma cobrança por parte da Vigilância em Saúde. Na oportunidade, a Vigilância pediu providências para o Meio Ambiente, sugerindo que a área fosse cercada e vigiada. 
Ocorre que nos moldes atuais as pessoas depositam materiais livremente, o que acaba contribuindo para o acúmulo de lixo e material inflamável. Edson Hedler disse que desde então as equipes estão no local fazendo o manejo, visando evitar novos focos de incêndio. 
Uma readequação se faz necessária, até porque há pelo menos uma dezena de pessoas que vivem de coletar material reciclável no local e outras morando de forma precária no depósito. Se o modelo de depósito é inadequado, o local é ainda menos indicado.
A Vila Operária é um dos bairros mais populosos da cidade. Sem contar que no entorno do depósito estão a Escola Curitiba, Escola Ayrton Senna (Caic), Cecap e Escola Getúlio Vargas. 
SÍNTESE DA PROPOSTA - A proposta da prefeitura que deverá ser apreciada no Legislativo está contemplada na lei municipal de resíduos sólidos. Deve prever a contratação de empresa responsável pelo manejo. 
A ideia inicial é que parte do entulho possa ser transformada em cascalho e parte revertida para as obras públicas. Aliás, a quantidade de cascalho e número de empresas serão critérios para apontar a empresa vencedora. Segundo Hedler há pelo menos duas empresas interessadas, sendo uma de Paranavaí. 
A empresa vencedora deverá administrar todo o depósito e controlar entrada e saída. Também deve transformar parte do entulho em cascalho e ofertar uma quantidade para ações do município. A licitação será pelo prazo inicial de cinco anos, prorrogável. 
Conforme defende o secretário, o uso racional permitirá a exploração da área por vários anos. Após preenchida a capacidade, a área pode se tornar um espaço público de lazer
QUEIXA DA POPULAÇÃO - A situação do depósito de entulhos na entrada do bairro provocou a formalização de uma queixa de dano ambiental ao Instituto Ambiental do Paraná - IAP, formalizada no
dia 23 de março, protocolada em nome da comunidade da Vila Operária, assinada por Rubens de Arruda Martins (Rubinho da Vila). 
Em linhas gerais, o morador lembra que o problema se arrasta há décadas e cobra o licenciamento ambiental adequado e a perspectiva de transformar a área em um espaço público de lazer e entretenimento. Como está atualmente, o depósito é um lixão a céu aberto, reclama. Não é a primeira vez que a comunidade formaliza tal queixa nos órgãos ambientais.

Fonte:https://www.diariodonoroeste.com.br/noticia/paranavai/local/77254-projeto-sobre-terceirizacao-de-deposito-de-entulhos-na-vila-vai-para-a-camara-

sexta-feira, 22 de abril de 2016

RELATÓRIO DE SERVIÇOS EXECUTADOS DE 18 À 22 DE ABRIL

18/04
Roçada no 8º BPM

19/04

Roçada na Av. Lázaro Vieira
Roçada na Av. Andrade Neves

20/04

Roçada na Av. Honorato T. Rodrigues
Roçada na Av. Euclides da Cunha
Roçada na Av. Fued Abdala T. (Aeroporto)

22/04

Roçada na Av. Distrito Federal
Roçada no Semam

Recolhimento de Folhas Palmeiras na Av. Heitor de Alencar Furtado

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Projeto Educação Ambiental: encontros de formação para professores começam na próxima segunda

Tem início na próxima segunda-feira, dia 25 de abril, o cronograma de encontros de formação para os 148 professores da rede estadual de ensino inscritos para o Projeto Educação Ambiental. O projeto foi lançado no mês de março pelo CICA (Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental) e pelo Núcleo Regional de Educação de Paranavaí e Maringá, e será desenvolvido em 25 escolas estaduais dos municípios integrantes do Consórcio. A expectativa é de que o Projeto Educação Ambiental atinja cerca de 7.200 alunos do 6º ao 9º ano dos municípios integrantes.

O processo de capacitação dos professores acontecerá em cada cidade, para que sejam discutidos separadamente os problemas que cada município enfrenta. A ideia é disseminar e estimular a adoção dos Princípios 5Rs dos Resíduos – Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar, além de trabalhar com os professores o material do circuito 'Tela Verde', que são vídeos sobre questões ambientais que serão debatidos em salas de aula. Por fim, O Projeto também contempla um concurso que vai escolher o melhor desenho e a melhor redação feita pelos alunos.

A formação dos professores da rede estadual de ensino terá duração de 8 horas, com a entrega dos Kits com material do projeto Circuito Tela Verde.

O Projeto Educação Ambiental tem parceria da Prefeitura Municipal de Paranavaí, Fundação Cultural de Paranavaí, Sesc, Grupo Educacional Fatecie, Coopervaí, Diário do Noroeste, deputado estadual Tião Medeiros, Panificadora Pão de Ouro, Pitta Informática, JR Sistemas, Magson, Top Limpeza, Scorpion Carrocerias e Leonardo Mateus.

Confira as datas e locais dos encontros de formação nos municípios:

sábado, 16 de abril de 2016

RELATÓRIO DE SERVIÇOS EXECUTADOS DE 11 À 15 DE ABRIL

11/04
Roçada na Av. Tancredo Neves

12/04
Roçada na Av. Tancredo Neves
Roçada no Cemitério Recanto da Saudade

13/04
Roçada na UBS Chácara Jaraguá
Roçada na UBS Jd. Ipê (2)
Roçada na Clínica da Mulher

14/04
Roçada no Fórum
Roçada na Assoc. Jd. São Jorge
Roçada na Defensoria Publica
Roçada na UBS Jd. Campo Belo
Roçada no Conselho Munic. Saúde
Roçada na ATI Jd. Campo Belo

15/04
Roçada na Praça Igreja de Graciosa
Roçada na UBS Graciosa

Roçada na Ciclovia de Graciosa

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Governo do Estado deve liberar licença ambiental que vai favorecer Paranavaí


A secretaria de Meio Ambiente de Paranavaí recebeu um ofício da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos que delega ao município poderes na área ambiental. Porém, ainda faltam análises para que o processo seja concretizado e legalizado. O diretor do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) em Paranavaí, Mauro Braga, fará reuniões com lideranças estaduais nesta semana para conseguir a liberação.

A cidade tem as condições técnicas necessárias para executar atividades na área de licenciamento ambiental, e a partir do convênio entre Estado e município, a equipe da cidade poderá tratar o assunto de maneira melhor. Para Braga, a liberação acarreta em uma série de vantagens. “Empresários terão licenciamento de forma ágil. Até o momento está autorizado o início dos treinamentos. Depois disso, caso a liberação seja concedida, Paranavaí vai passar a emitir licença ambiental”, disse.

“A parceria com o IAP é necessária e oportuna. Esses quatro servidores que trabalharão nesta nova área terão grande responsabilidade, especialmente com a rapidez na emissão ambiental para novos investidores. Já está programado com o IAP a instalação informática na Semam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) através do sistema SGA para que os primeiros licenciamentos já possam ser feitos. Estamos satisfeitos com a homologação do convênio”, ressaltou o prefeito Rogério Lorenzetti.

Com isso, Paranavaí adotou uma equipe dentro da Semam atendendo os requisitos necessários. “Teremos que atender necessidades específicas que foram solicitadas como novos computadores capazes de suportar o software necessário e internet banda larga. Essa semana começamos os primeiros treinamento dos funcionários”, afirmou o secretário de Meio Ambiente de Paranavaí, Edson Hedler.


sábado, 9 de abril de 2016

RELATÓRIO DE SERVIÇOS EXECUTADOS DE 4 À 8 DE ABRIL

04/04
Roçada no Conj. Luiz Lorenzeti
Pintura de meio fio no conj. Luiz Lorenzeti

05/04
Roçada no Conj. Luiz Lorenzeti
Roçada na Av. Carlos Gomes
Pintura de  Meio Fio no conj. Luiz Lorenzeti

06/04
Roçada na Av. Heitor Furtado (Saida p/ Graciosa)

07/04
Roçada na ciclovia Jd. São Jorge
Roçada no terreno da PMP na  Av. Roosevelt

08/04
Roçada na UBS Jd. Maringá
Roçada na Av. JK
Roçada no Caps AD