sábado, 23 de abril de 2016

DEPÓSITO DE ENTULHOS-Projeto sobre terceirização de depósito de entulhos na Vila vai para a Câmara

O depósito de entulhos foi um dos assuntos mais comentados na semana que passou por causa de um incêndio. A fumaça gerou incômodo aos moradores, alunos e funcionários dos estabelecimentos de ensino no entorno
O depósito de entulhos, ontem à tarde Foto: Fabiano Vaz Fracarolli
O projeto de lei de autoria do Poder Executivo prevendo a terceirização no manejo do depósito de entulhos da Vila Operária deve seguir para a Câmara de Vereadores na semana que vem. A previsão é do secretário de Meio Ambiente de Paranavaí, Edson Hedler. 
Ele informou ontem que durante essa semana houve o pedido de novas informações por parte da procuradoria Jurídica, ultimando os detalhes para a proposição. A ideia é que uma empresa faça o gerenciamento e manejo do local, inclusive cobrando o serviço dos chamados grandes usuários. 
O depósito de entulhos foi um dos assuntos mais comentados na semana que passou por causa de um incêndio. A fumaça gerou incômodo aos moradores e especialmente para alunos e funcionários dos estabelecimentos de ensino no entorno. Crianças chegaram a passar mal por conta da combinação de forte calor com fumaça exalada do depósito.
A situação precisou de intervenção por parte do Corpo de Bombeiros e gerou uma cobrança por parte da Vigilância em Saúde. Na oportunidade, a Vigilância pediu providências para o Meio Ambiente, sugerindo que a área fosse cercada e vigiada. 
Ocorre que nos moldes atuais as pessoas depositam materiais livremente, o que acaba contribuindo para o acúmulo de lixo e material inflamável. Edson Hedler disse que desde então as equipes estão no local fazendo o manejo, visando evitar novos focos de incêndio. 
Uma readequação se faz necessária, até porque há pelo menos uma dezena de pessoas que vivem de coletar material reciclável no local e outras morando de forma precária no depósito. Se o modelo de depósito é inadequado, o local é ainda menos indicado.
A Vila Operária é um dos bairros mais populosos da cidade. Sem contar que no entorno do depósito estão a Escola Curitiba, Escola Ayrton Senna (Caic), Cecap e Escola Getúlio Vargas. 
SÍNTESE DA PROPOSTA - A proposta da prefeitura que deverá ser apreciada no Legislativo está contemplada na lei municipal de resíduos sólidos. Deve prever a contratação de empresa responsável pelo manejo. 
A ideia inicial é que parte do entulho possa ser transformada em cascalho e parte revertida para as obras públicas. Aliás, a quantidade de cascalho e número de empresas serão critérios para apontar a empresa vencedora. Segundo Hedler há pelo menos duas empresas interessadas, sendo uma de Paranavaí. 
A empresa vencedora deverá administrar todo o depósito e controlar entrada e saída. Também deve transformar parte do entulho em cascalho e ofertar uma quantidade para ações do município. A licitação será pelo prazo inicial de cinco anos, prorrogável. 
Conforme defende o secretário, o uso racional permitirá a exploração da área por vários anos. Após preenchida a capacidade, a área pode se tornar um espaço público de lazer
QUEIXA DA POPULAÇÃO - A situação do depósito de entulhos na entrada do bairro provocou a formalização de uma queixa de dano ambiental ao Instituto Ambiental do Paraná - IAP, formalizada no
dia 23 de março, protocolada em nome da comunidade da Vila Operária, assinada por Rubens de Arruda Martins (Rubinho da Vila). 
Em linhas gerais, o morador lembra que o problema se arrasta há décadas e cobra o licenciamento ambiental adequado e a perspectiva de transformar a área em um espaço público de lazer e entretenimento. Como está atualmente, o depósito é um lixão a céu aberto, reclama. Não é a primeira vez que a comunidade formaliza tal queixa nos órgãos ambientais.

Fonte:https://www.diariodonoroeste.com.br/noticia/paranavai/local/77254-projeto-sobre-terceirizacao-de-deposito-de-entulhos-na-vila-vai-para-a-camara-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.