quinta-feira, 19 de maio de 2016

Assembleia Ordinária do CICA apresentou relato de atividades desenvolvidas pelo consórcio


A sede da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná) mais uma vez foi o lugar escolhido para que os integrantes do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental fizessem a reunião ordinária para debates e apresentação de propostas. Na manhã desta quinta-feira (19), assuntos diversos foram debatidos pelo prefeito de Amaporã e presidente do consórcio, Mauro Lemos; prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti; prefeito de Tamboara, Rogério Gimenez; e representando o prefeito de Mirador, o vice-prefeito Manoel Ribeiro Neto; além de servidores e representantes do consórcio.

O secretário executivo do CICA, João Marques, relatou algumas das atividades realizadas pela equipe nas últimas semanas sobre o projeto de educação ambiental: preparando para o futuro. “Os professores em Terra Rica e Mirador, especialmente, foram muito participativos. Isso nos deixou extremamente contentes, pois vimos o interesse das pessoas em reverter a situação atual e repassar aos alunos a preocupação com o nosso meio ambiente”, enfatizou.

Os 12 municípios consorciados levaram os professores do estado para assistirem as palestras sobre educação ambiental do CICA. “Foi muito bem-aceita. Os professores tiveram contato de como agir de maneira correta na reciclagem, esse que é um dos problemas que vem se alastrando pelo mundo, e consequentemente vem atingindo nossa região também. Se começarmos pelas escolas, as crianças vão levar isso para dentro de casa e chamar a atenção dos pais”

Em Paranavaí, professores de 11 escolas estaduais participaram da fase de capacitação do Projeto Educação Ambiental. O projeto foi lançado no mês de março pelo CICA (Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental) e pelo Núcleo Regional de Educação de Paranavaí e Maringá, e está sendo desenvolvido em 25 escolas estaduais dos municípios integrantes do Consórcio.

A reunião também contou com a participação do funcionário da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) de Querência do Norte, Jadir Francisco, que apresentou uma proposta de desenvolvimento territorial entre o CICA e a EMATER. “É de grande importância o desenvolvimento regional. Estamos interligados e precisamos que todos estejam bem. Esperamos que esses levantamentos de dados que foram coletados por eles possam ser repassados a nós para um estudo detalhado. Eventualmente, podemos firmar alguma parceria caso o consórcio seja beneficiado”, afirmou o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti.

Alguns municípios participantes do consórcio estão inadimplentes, com mensalidades atrasadas e serão notificados a atualizarem seus vencimentos. “Esse é um problema, pois o CICA é fiscalizado pelo Tribunal de Contas, e precisamos tomar todas as providências necessárias para que o consórcio não sofra as penalidades. Nós pedimos para que os municípios inadimplentes regularizem essa situação”, disse Lemos.

O secretário executivo do CICA também participou no último dia 20 da primeira reunião do conselho de meio ambiente de Alto Paraná em 2016. “Na ocasião, tratou-se da importância da reserva particular do patrimônio natural (RPPN) para o município e meio ambiente. Com a presença de representantes de áreas para serem cadastradas como RPPN's, discutimos a arrecadação do ICMS ecológico e a destinação de 50% do valor arrecadado pelo município para as unidades de conservação cadastradas, conforme a lei municipal 2.684/2015. Além disso, também conseguimos realizar o recadastramento da Fazenda Bararuba”, concluiu Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.