Em PORTO ALEGRE de 25 á 27 DE JANEIRO 2012-MP-RS, Secretario João Marques no evento ''Articulação politica pela sustentabilidade e II encontro brasileiro de secretarios de meio ambiente do Brasil'',junto com o Ministro de Agricultura Mendes Ribeiro e o Deputado Federal Giovani Cherini.
End. Rua Benedito Brambila esq. Av. Martin Luther King, S/N - Parque Bosque Municipal CEP 87708-420 Fones: 3902.1146 e 3902.1145 E-mail:sema@paranavai.pr.gov.br, semampvai@gmail.com
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE INVESTE NA REVITALIZAÇÃO DE CANTEIROS E ROTATÓRIAS
Empenhada em tornar a
cidade cada vez mais agradável a moradores e visitantes, a administração
municipal segue com o projeto de recuperação de rotatórias e canteiros centrais
e laterais, sob os cuidados da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).
De acordo com a
diretora de Paisagismo da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Luciane Bridi,
para que alguns canteiros do município pudessem chegar a forma como estão agora,
todos floridos, foi necessária a retirada da camada espessa que reveste o solo,
conhecida como solo-cimento, para só então prosseguir com o plantio das mudas. A
camada impedia o crescimento de plantas, o que limitava as possibilidades de
ajardinamento.
Só na região da Praça
Portugal foram investidos cerca de R$ 8 mil na readequação dos canteiros. A nova
vegetação é composta por grama esmeralda, palmeira triangular, pagete amarela,
resedá (árvore de pequeno porte) e espirradeiras.
“A expectativa é
encerrar na próxima semana esta primeira etapa de reconstituição de canteiros
concluindo a revitalização das ruas Minas Gerais, Paraíba e Manoel Ribas.
Depois, vamos aguardar a fase licitatória para seguir com os projetos”, explica
a diretora.
Além disso, ainda
neste primeiro trimestre será aberto um processo licitatório com o objetivo de
revitalizar três importantes praças do municípios: Praça dos Pioneiros, Praça da
Xícara (Praça Sinval Reis) e Praça do Japonês. Os investimentos devem chegar a
R$ 360 mil.
LIXÃO É USADO DE FORMA IRREGULAR EM TAMBOARA
A área só é liberada para receber entulho de construção e restos de podas de árvore, mas lixo comum continua sendo levado para o lixão
LINK DO VIDEO: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1786784-7823-LIXAO+E+USADO+DE+FORMA+IRREGULAR+EM+TAMBOARA,00.html
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
SEGUNDO ENCONTRO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
O Secretario João Marques está participando do segundo encontro nacional dos secretários de meio ambiente que está acontecendo em Porto Alegre (RS).
Teve inicio no dia 25/01/2012,com término no dia 27/01/2012.
Teve inicio no dia 25/01/2012,com término no dia 27/01/2012.
EQUIPES EXECUTARAM LIMPEZAS DE VIAS
Equipes da Seinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura)
executaram, ontem (26), serviços de limpeza nas Ruas Euclides da Cunha, Piauí, Estrada Monjolinho e deram continuidade ao trabalho de limpeza em bocas de lobo no Jardim Oasis. Uma outra equipe da Secretaria realizou o depósito de materiais elétricos no barracão do IBC.
Em outra frente de trabalho, a Semam (Secretaria de Meio Ambiente) realizou roçadas na Avenida Domingos Sanches (Jardim Morumbi) e a Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) executou a pintura de faixas de travessia de pedestres na Rua Pernambuco.
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
GRUPO IRÁ AUXILIAR MUNICÍPIO NA FORMALIZAÇÃO DO INTERCÂMBIO ENTRE PARANAVAÍ E TOYOHASHI
O prefeito Rogério Lorenzetti esteve reunido nesta segunda-feira (23) com o recém-nomeado grupo que ficará responsável pela formalização do intercâmbio permanente entre Paranavaí e Toyohashi, tornando elas cidades coirmãs. O grupo é liderado pelo empresário paranavaiense Carlos Makino. Além dele, também participaram do encontro o empresário Kioji Furukita, o presidente da Associação Internacional de Maringá, Shiniti Ueta, e o secretário municipal de Meio Ambiente, João Marques.
Paranavaí e Toyohashi já vinham realizando intercâmbios na área da educação há alguns anos. Sendo assim, o objetivo do grupo será ampliar essa parceria na forma da lei, tornando os programas de intercâmbio permanentes e inclusive expandindo a iniciativa para outras áreas, como meio ambiente e empresarial.
“Os intercâmbios são mais um instrumento de aproximação entre os governos do Brasil e do Japão”, afirmou Lorenzetti. Além disso, segundo ele, o prefeito de Toyohashi, Koichi Sahara, já se dispôs a colaborar para efetivar a irmandade entre as duas cidades. “Com a irmandade teremos muitas possibilidades em aberto. Desde visitas de missões comerciais japonesas a Paranavaí até a visita de empresários paranavaienses ao Japão”, apontou.
Lorenzetti conheceu Sahara durante uma viagem ao Japão, em 2009. Agora, o prefeito japonês pretende retribuir a visita e deve vir a Paranavaí na segunda quinzena de junho. Se tudo for confirmado, o município deverá organizar um simpósio na área da educação onde o visitante e os educadores poderão trocar informações e experiências.
TRANSPORTE
SCANIA ENTREGA 10 ÔNIBUS A ETANOL PARA SÃO PAULO
A montadora Scania entrega hoje 10 ônibus movidos a etanol para a transportadora Tupi, que mantém linhas na capital paulista. A cidade passa a ter 60 veículos a etanol - a Viação Metropolitana é dona das outras 50 unidades. Ao rodar com etanol, segundo a fabricante, o veículo emite até 90% menos gás carbônico do que o diesel. Também reduz emissões de material particulado, óxido de nitrogênio e hidrocarbonetos. O objetivo da Prefeitura é substituir toda a frota de 15 mil ônibus por combustíveis renováveis até 2018.
ECONOMIA E NEGÓCIOS 20 de janeiro de 2012
ROÇADAS E LIMPEZAS FORAM OS PRINCIPAIS SERVIÇOS DE ONTEM EM PARANAVAÍ
As secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, trabalharam ontem com foco nas roçadas e limpeza de diversas áreas do município.
As equipes da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) realizaram serviços de limpeza no Barracão do IBC, no Parque Ouro Branco e nas bocas de lobo da Avenida Heitor Furtado, região do Jardim São Jorge. Além disso, também deram continuidade na aplicação de micropavimento asfáltico em vias do Distrito de Mandiocaba.
A Semam (Secretaria de Meio Ambiente) executou roçadas na Fundação de Esportes e na pista de atletismo do Colégio Estadual, e ainda o transporte de luminárias que estão sendo retiradas do IBC. A Sema (Secretaria de Agricultura), por sua vez, trabalhou com a manutenção da Estrada São João.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
ELETROELETRÔNICOS
PROGRAMA DE LOGÍSTICA REVERSA DOS
RESÍDUOS SERÁ LANÇADO HOJE
As empresas que executarem esta logística de forma correta receberão um Certificado Ambiental da empresa responsável pela coleta e destinação, um documento comprobatório que também será usado na renovação do alvará e da licença sanitária
Hoje a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lança em Paranavaí o Programa de Logística Reversa dos Resíduos de Eletroeletrônicos. O evento está marcado para 17 horas, na quadra da Provopar.
Através do programa, os empresários se mobilizarão para viabilizar “Eco Pontos” espalhados pela cidade, com o objetivo de facilitar o descarte dos equipamentos pela população. Depois de coletados, os aparelhos serão levados para uma espécie de central de coleta, onde eles serão recolhidos por uma empresa terceirizada que dará a correta destinação aos equipamentos. Essa empresa terá de ser licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná, e dará certificação para os estabelecimentos que estiverem inseridos nesta iniciativa.
As empresas que executarem esta logística de forma correta receberão um Certificado Ambiental da empresa responsável pela coleta e destinação, um documento comprobatório que também será usado na renovação do alvará e da licença sanitária.
A Associação de Empresas Eletroeletrônicas de Paranavaí, criada em dezembro de 2011, ficará responsável pelo recolhimento, organização, armazenamento e destinação final de sucatas de aparelhos eletroeletrônicos, atendendo à Lei Federal nº 12.305 de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e atribui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos aos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores e dispõe a obrigatoriedade de estruturar e implementar o sistema de logística reversa, mediante retorno dos produtos após sua utilização.
De acordo com a engenheira civil da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman), Sueli Miamoto, a implantação do programa no município é de extrema importância para a adequada destinação dos materiais eletrônicos que oferecem riscos à população e contaminam o meio ambiente.
O Programa de Logística Reversa dos Resíduos de Eletroeletrônicos é uma parceria entre a Associação de Empresas Eletroeletrônicas de Paranavaí com os municípios de Paranavaí, Tamboara, Mirador. Entre as empresas envolvidas estão: Protec Informática, Líder Sat Telefonia e Telecomunicações, PC CELL Informática e Celular, Atus Informática, Elo Informática e Eletrônicos, Seven Informática, Evolution Celulares, Eletrônica Lomes e Eletrônica Vídeo Som.
NOVE EMPRESAS E TRÊS MUNICÍPIOS JÁ FORAM CERTIFICADOS NO PROGRAMA
A lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e atribui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e dispõe a obrigatoriedade de estruturar e implementar o sistema de logística reversa
Foi lançado anteontem, na sede do Provopar de Paranavaí, o Programa de Logística Reversa de Resíduos de Eletroeletrônicos. O evento também marcou a entrega do Certificado Ambiental para nove empresas e três municípios (Paranavaí, Tamboara e Mirador) que já realizam a logística de acordo com a Lei Federal nº 12.305 de 2010.
Trata-se de um documento comprobatório que também será usado na renovação do alvará e da licença sanitária. O grande objetivo do município é continuar se desenvolvendo sem comprometer o futuro das próximas gerações (o chamado desenvolvimento sustentável).
A lei citada é a que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e atribui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos aos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores e dispõe a obrigatoriedade de estruturar e implementar o sistema de logística reversa, mediante retorno dos produtos após sua utilização.
Lourival Freitas é presidente da Associação das Empresas Eletroeletrônicas de Paranavaí, criada em dezembro de 2011, e consciente do seu papel como revendedor de tais produtos. Durante o lançamento ele afirmou estar feliz com a quantidade de material que já foi recolhido pelos associados e destacou que dar a correta destinação a esses itens é fundamental para que não haja qualquer prejuízo ao meio ambiente.
De acordo com João Marques, secretário de Meio Ambiente do município de Paranavaí, o Brasil perde cerca de R$ 8 bilhões por ano por não reciclar esses equipamentos. Durante a solenidade, ele falou da dificuldade inicial em implementar a logística haja a vista a falta de diálogo dos municípios com as grandes fabricantes do setor, que não tem a mesma coragem e disposição dos pequenos empresários e revendedores.
Segundo o secretário, o município está empenhado em dar a correta destinação a esses equipamentos não apenas para cumprir a lei, mas para evitar que as substancias tóxicas presentes nesses itens possam contaminar o meio ambiente e os recursos naturais. “O que o município está fazendo é apenas organizar essa cadeia, já que resolver a questão da logística reversa é dever de fabricantes e revendedores”, afirmou.
Na opinião do chefe da Vigilância em Saúde (Visa) de Paranavaí, José Marchi, a iniciativa é importante não só para o meio ambiente, mas também para a saúde pública, uma vez que os equipamentos descartados de forma incorreta são potenciais depósitos de larvas do mosquito transmissor da dengue. Sendo assim, ele parabenizou esse “grupo de pessoas conscientes e engajadas com o meio ambiente, que estão sendo decisivos para a mudança de comportamento da população”.
Para o prefeito Rogério Lorenzetti, são as boas ideias e iniciativas que fazem a diferença em uma administração. “Estamos saindo na frente com essa iniciativa e isso é muito importante, ainda mais na área ambiental que é algo imprescindível para o nosso crescimento sustentável. O ambiente é um só e a contaminação não tem fronteiras”, avaliou o administrador municipal.
Para o prefeito, o fato do município condicionar a renovação do alvará somente as empresas que possuem o certificado ambiental pode ser uma decisão antipática à princípio. “Mas o que não podemos ser é inerentes e continuar jogando a sujeira para debaixo do tapete”, declarou Rogério.
A LOGÍSTICA REVERSA NA PRÁTICA - Com o lançamento do Programa de Logística Reversa de Resíduos de Eletroeletrônicos as mais de 90 empresas e supermercados do município que comercializam produtos eletrônicos e materiais elétricos passam a ser “Eco Pontos” e serão responsáveis pelo recebimento das sucatas dos equipamentos que elas próprias comercializam.
Depois de coletados, os aparelhos das empresas associadas serão levados para uma espécie de central de coleta, onde eles serão recolhidos por uma empresa terceirizada que dará a correta destinação aos equipamentos, sem custo para os empresários. Essa empresa terá de ser licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná, e dará certificação para os estabelecimentos que estiverem inseridos nesta iniciativa.Já as empresas que não fazem parte da associação terão que procurar uma empresa ou ONG (Organização Não-Governamental) que realiza este tipo de trabalho e que também seja licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná. Um exemplo é a ONG Associação Fukuoka do Sul do Paraná, instalada recentemente em Paranavaí.
A partir deste ano a Prefeitura Municipal dará início à fiscalização das empresas que atuam no setor de eletroeletrônicos, para garantir que todas tenham a certificação emitida pela empresa terceirizada. As empresas que não possuírem o certificado estarão sujeitas a multa.
AUTORIDADES PRESENTES - A cerimônia desta quarta-feira também contou com a participação de secretários e servidores municipais, do presidente da Câmara Municipal, Nivaldo Mazzin, da primeira-dama do município, Cristina Lorenzetti, do prefeito de Mirador, Luiz Wessler, de Nilce Feitosa, representando o município de Tamboara, e demais lideranças.
Rogério: ''Estamos saindo na frente com essa iniciativa e isso é muito importante,ainda mais na área ambiental que é algo imprescindível para o nosso crescimento sustentável''
Segundo Marques, o município está empenhado em dar a correta destinação a esses equipamentos não apenas para cumprir a lei, mas para evitar que as substâncias tóxicas presentes nesses itens possam contaminar o meio ambiente e os recursos naturais.
Rogério entrega o certificado a uma das empresas que já realiza a logística reversa. O documento será usado na renovação do alvará e da licença sanitária
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
CRÔNICA -BICHOS E PLANTAS
'BICHOS E PLANTAS ME LEMBRAM
QUE A VIDA É SUPERIOR A QUALQUER PROBLEMA
A QUALQUER PERDA OU FRACASSO E QUE SEMPRE DEVEMOS CONTINUAR'
QUE A VIDA É SUPERIOR A QUALQUER PROBLEMA
A QUALQUER PERDA OU FRACASSO E QUE SEMPRE DEVEMOS CONTINUAR'
Bichos e plantas são,definitivamente,uma ótima terapia para qualquer neurose,depressão,angústia ou medo, pois ao nos ocupar- e preocupar-com estes outros regando,podando,eliminando,dando banho,conversando,cavando ou brincando,somos obrigados a sair de nós mesmos e do nosso mundo pequeno e opressivo e a nos envolver e encantar como o que vive fora de nós, com esta criança milagrosa e cheia de detalhes reveladores, nos responsabilizamos por algo além das nossas próprias aflições e necessidades e, de uma forma ou de outra, aprendemos a revelar, a encontrar saídas e respostas ao interagir com algo que não interfere, não cobra, não julga nem condena o nosso comportamento, não impõe prazos nem deseja nada além de carinho e cuidados básicos.
Me sinto livre e em paz toda vez que trabalho na terra, que podo os arbustos ou águo os vasos e canteiros, quando espalho migalhassem cima do muro ou troco a água do bebedouro dos passarinhos,quando encho a tigela das cadelas, pois não há pressa, não há exigências, não há regras. Este jardim é uma interminável sucessão de pequenas maravilhas e milagres que fazem bem á minha vida,me dão alegria e ânimo, abrem meus olhos e meu espírito para o movimento e a fala do universo que me rodeia...
E o que dizer dos animais? O pardal faz uma festa com o arroz amanhecido ou migalhas de pão, e o minúsculo bebedouro vira um carnaval toda vez que ele toma banho.O cachorro se conforma alegremente com um pedaço de pão seco, se for só isso que você tem,e com uns afagos na cabeça ou na barriga, com algumas palavras ou simplesmente com um olhar de carinho. Nunca ficará bravo porque você não é perfeito, ou fará cenas de ciúme, não exigirá comportamentos, padrão de beleza, atenção absoluta, nunca mentirá nem trairá a nossa confiança.
Bichos e plantas me lembram que a vida é superior a qualquer problema, a qualquer perda ou fracasso e que sempre devemos continuar, virar a página, porque as estações vêm e vão, os ciclos se cumprem, se nasce e se morre, e nenhum pingo de toda minha preocupação pode mudar isto.
Animais e plantas curam,enriquecem,nos tormam seres humanos melhores.
Paz Aldunate é dramaturga e produtora cultural em Ibiporã .
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
PREFEITURA ABRIRÁ LICITAÇÃO PARA REVITALIZAÇÃO DE PRAÇAS
Será aberto no primeiro trimestre deste ano um processo licitatório com o objetivo de revitalizar espaços públicos projetados para oferecer qualidade de vida e lazer à população. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), serão aproximadamente R$ 360 mil em recursos próprios que vão ser investidos na reforma de três importantes praças do município: Praça dos Pioneiros, Praça da Xícara (Praça Sinval Reis) e Praça do Japonês.
Somente para a Praça dos Pioneiros está previsto um investimento de R$ 200 mil em melhorias que devem abranger o parque infantil, calçamento, bancos, banheiros e readequação da iluminação. Atualmente, o local é bastante procurado pelos moradores para a prática de esportes, além da realização de feiras e eventos.
Já na Praça da Xícara, aproximadamente R$ 100 mil devem ser investidos em serviços como a revitalização do antigo chafariz, a colocação de 12 holofotes subaquáticos, readequação e limpeza do piso existente, reconstituição e pintura de canteiros, além da restauração de toda a parte elétrica e hidráulica.
Outros R$ 60 mil foram reservados para a Praça do Japonês. O local contará com a reativação do lago, paisagismo, arborização e nova iluminação.
PERIGO DO LIXO NAS RUAS
O lixo depositado nas ruas ou em
terrenos baldios exposto
ao ar atrai inúmeros animais, pequenos ou grandes. Os primeiros a aparecer são
as bactérias e os fungos. O cheiro da decomposição se alastra com o vento e atrai
outros organismos, como baratas, ratos, insetos e urubus, que além de se
nutrirem a partir da matéria orgânica presente no lixo, se proliferam, pois o
local também lhes oferece abrigo. Ratos também gostam de se reproduzir nesses
lugares. Estes animais são veiculadores (vetores) de muitas doenças como diarréias infecciosas, disenteria,
parasitoses, vômito, febre, etc. Pode ainda permitir o desenvolvimento de
larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue e a leishmaniose.
A lógica é a seguinte: se uma barata ou mosca for ao lixo, e
depois entrar na casa de alguém, pode contaminar alimentos e transmitir uma
série de doenças. Em relação aos ratos, eles podem passar doenças, como a
leptospirose. O
cheiro ruim do lixo pode agravar problemas pulmonares, e o contato com a
sujeira provoca irritações na pele.
Enfim o lixo descoberto e não
tratado, e jogado em lugares públicos sem nenhuma precaução é sinônimo de
poluição e doenças, além do que a sujeira espalhada nas cidades da um aspecto
feio, entope bueiros, aumentando a incidência de enchentes o que também é
prejudicial a saúde pública. Para evitarmos os problemas de doenças causadas
pelo lixo, é importante a participação de toda a sociedade que precisa fazer a
sua parte depositando o lixo corretamente para ser coletado pelo serviço
público de coleta, e exigir dos governos que ele faça a sua parte e propicie a
população coleta seletiva de lixo e também o tratamento do lixo.
PROGRAMA DE LOGÍSTICA REVERSA DOS RESÍDUOS DE ELETROELETRÔNICOS SERÁ LANÇADO NESTA QUARTA FEIRA DIA 18
Nesta quarta-feira (18), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lança em Paranavaí o Programa de Logística Reversa dos Resíduos de Eletroeletrônicos. O evento está marcado para as 17h, na quadra da Provopar.
Através do programa, os empresários se mobilizarão para viabilizar “Eco Pontos” espalhados pela cidade, com o objetivo de facilitar o descarte dos equipamentos pela população. Depois de coletados, os aparelhos serão levados para uma espécie de central de coleta, onde eles serão recolhidos por uma empresa terceirizada que dará a correta destinação aos equipamentos. Essa empresa terá de ser licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná, e dará certificação para os estabelecimentos que estiverem inseridos nesta iniciativa.
As empresas que executarem esta logística de forma correta receberão um Certificado Ambiental da empresa responsável pela coleta e destinação, um documento comprobatório que também será usado na renovação do alvará e da licença sanitária.
A Associação de Empresas Eletroeletrônicas de Paranavaí, criada em dezembro de 2011, ficará responsável pelo recolhimento, organização, armazenamento e destinação final de sucatas de aparelhos eletroeletrônicos, atendendo à Lei Federal nº 12.305 de 2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e atribui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos aos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores e dispõe a obrigatoriedade de estruturar e implementar o sistema de logística reversa, mediante retorno dos produtos após sua utilização.
De acordo com a engenheira civil da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman), Sueli Miamoto, a implantação do programa no município é de extrema importância para a adequada destinação dos materiais eletrônicos que oferecem riscos à população e contaminam o meio ambiente.
O Programa de Logística Reversa dos Resíduos de Eletroeletrônicos é uma parceria entre a Associação de Empresas Eletroeletronicas de Paranavaí com os municípios de Paranavaí, Tamboara, Mirador. Entre as empresas envolvidas estão: Protec Informática, Líder Sat Telefonia e Telecomunicações, PC CELL Informática e Celular, Atus Informática, Elo Informática e Eletrônicos, Seven Informática, Evolution Celulares, Eletrônica Lomes e Eletrônica Vídeo Som.
COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA PASSA A SER OBRIGATÓRIO NO PREENCHIMENTO DO REQUERIMENTO DE CORTES E PODA DE ÁRVORES
A partir de agora, todas as pessoas que preencherem o requerimento de poda e corte de árvores em Paranavaí devem apresentar um comprovante de endereço do local onde o serviço será realizado, além de documentos pessoais, como CPF e RG.
A exigência é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e visa agilizar e otimizar o serviço no município, uma vez que, até o ano passado, cerca de 20% de todos os requerimentos preenchidos apresentavam problemas que iam desde erro no endereço até pedidos de podas e cortes de árvores feitos por outras pessoas além do proprietário do terreno.
“Nós recebíamos o requerimento, analisávamos, e quando fazíamos a vistoria descobríamos que aquele pedido havia sido feito por um vizinho, e não pelo proprietário daquele imóvel, que também não concordava com a necessidade do serviço. Isso tudo atrasava muito o nosso o trabalho”, analisa o diretor de Gestão Ambiental, Edson Hedler.
De acordo com Hedler, o corte de poda de árvores em Paranavaí está sendo realizado por uma empresa terceiriza que foi contratada pelo município através de licitação. O serviço é executado por setores (bairros) e leva, em média, 90 dias para ser realizado.
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
VÂNDALOS QUEBRAM E ATÉ ARRANCAM MUDAS DE PLANTAS EM PARANAVAÍ
AS ÁRVORES FAZIAM PARTE DE UM PROJETO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
CONVITE ELETROELETRONICO
Convite
O Prefeito ROGÉRIO JOSÉ LORENZETI e o Secretário de Meio Ambiente João Marques convidam Vossa Senhoria para o lançamento do Programa de Logística Reversa dos Resíduos Eletroeletrônicos.
Parceria entre os municípios de Paranavaí, Tamboara e Mirador e a Associação de Eletroeletrônicos.
Contamos com a sua indispensável presença.
Data: 18 de janeiro de 2012
Hora: 17 horas
Local: Quadra do Provopar – Rua Manoel Ribas N 2.205 – Jardim Ouro Branco.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
Semam realiza roçada nos canteiros da Av. Heitor Furtado
Apesar do tempo nublado nesta quinta-feira (12), as equipes de algumas secretarias municipais deram continuidade aos serviços de manutenção ao redor da cidade. A Semam (Secretaria de Meio Ambiente) deu sequência nas roçadas nos canteiros da Avenida Heitor Furtado, enquanto a Sema (Secretaria de Agricultura) executou serviços de patrolamento nas estradas rurais do distrito de Piracema.
Em outra frente de trabalho, a Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) trabalhou na pintura de faixas de sinalização horizontal na Avenida Paraná e na instalação de tachões na Avenida Belo Horizonte. Alguns destes serviços tiveram que ser interrompidos ao longo do dia por causa da chuva.
Semam realiza roçada nos canteiros da Av. Heitor Furtado
Nesta quarta-feira (11), as equipes da Semam (Secretaria de Meio Ambiente) realizaram roçada nos canteiros da Avenida Heitor Furtado, plantio de grama na Lagoa do Bosque e retirada de grama no Noroestão, onde está sendo construído uma área de lazer e prática esportiva. A Sema (Secretaria de Agricultura), por sua vez, executou serviços de manutenção na Estrada do Cristo Rei.
As equipes da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) deram continuidade ao tapa buracos na Rua Serafim Afonso Costa, ao reperfilamento da Rua Herculano Rubim Toledo, no Jardim São Vicente, e a aplicação do micropavimento asfáltico pela Usina de Asfalto em vias do distrito de Mandiocaba. Em outra frente de trabalho foram confeccionadas bocas de lobo no Jardim Oásis e realizados serviços de retirada de terra no Jardim Santos Dumont e limpeza de entulhos na Rua Amador Aguiar (Jardim Ipê).
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
O PLANETA FERVE
Ano 2011 é o 10º mais quente desde 1850; degelo é recorde
A temperatura do planeta aumenta gradativamente, a cada ano, ameaçando ilhas, zonas costeiras, populações e colheitas. O ano de 2011 é o décimo mais quente desde 1850, data em que começaram a ser registradas medições científicas das temperaturas, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), que é vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU). Pela análise da instituição, o período de 2002 a 2011 é a década mais quente desde 1850.
“Nossa ciência é sólida e prova inequivocadamente que o mundo está se aquecendo, e esse aquecimento é em razão da atividade humana”, comentou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.
As emissões de gases de efeito estufa também estão em seus níveis mais altos, fazendo com que haja um aumento de 2 a 2,4 graus Celsius na temperatura global. O ano de 2010 foi o recordista na emissão desses gases. No período de 1990 a 2010, foi registrado aumento médio de 29% na emissão de gases de efeito estufa. Apenas o dióxido de carbono foi responsável por 80% dessa elevação. De acordo com pesquisadores, os fatores que contribuem para a emissão de gases de efeito estufa são a queima de combustíveis fósseis e os produtos agrícolas, assim como o vapor de água - que coopera para prolongar os efeitos do dióxido de carbono, de metano e de óxido nitroso. Jarraud alertou que, se o nível atual de emissão for mantido, o equilíbrio do planeta será afetado.
A OMM também alertou para o degelo que ocorre no Ártico. Em 9 de setembro deste ano, a área do gelo chegou ao patamar de 4,33 milhões de quilômetros quadrados. O número é 35% inferior à média registrada entre 1979 e 2000 e um pouco mais do que o recorde mais baixo já registrado, em 2007.
Segundo estimam cientistas, esse cenário de aquecimento global pode levar a mudança profundas e irreversíveis do planeta Terra, da sua biosfera e de seus oceanos.
“Nossa ciência é sólida e prova inequivocadamente que o mundo está se aquecendo, e esse aquecimento é em razão da atividade humana”, comentou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.
As emissões de gases de efeito estufa também estão em seus níveis mais altos, fazendo com que haja um aumento de 2 a 2,4 graus Celsius na temperatura global. O ano de 2010 foi o recordista na emissão desses gases. No período de 1990 a 2010, foi registrado aumento médio de 29% na emissão de gases de efeito estufa. Apenas o dióxido de carbono foi responsável por 80% dessa elevação. De acordo com pesquisadores, os fatores que contribuem para a emissão de gases de efeito estufa são a queima de combustíveis fósseis e os produtos agrícolas, assim como o vapor de água - que coopera para prolongar os efeitos do dióxido de carbono, de metano e de óxido nitroso. Jarraud alertou que, se o nível atual de emissão for mantido, o equilíbrio do planeta será afetado.
A OMM também alertou para o degelo que ocorre no Ártico. Em 9 de setembro deste ano, a área do gelo chegou ao patamar de 4,33 milhões de quilômetros quadrados. O número é 35% inferior à média registrada entre 1979 e 2000 e um pouco mais do que o recorde mais baixo já registrado, em 2007.
Segundo estimam cientistas, esse cenário de aquecimento global pode levar a mudança profundas e irreversíveis do planeta Terra, da sua biosfera e de seus oceanos.
FONTE: CORREIO RIOGRANDENSE- CAXIAS DO SUL 28 DE DEZEMBRO DE 2011
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)