quarta-feira, 31 de julho de 2013

MUNICÍPIO EXECUTOU A LIMPEZA DE MAIS DE 520 BOCAS DE LOBO ESTE ANO

Os serviços de limpeza de bocas de lobo são realizados de forma contínua em Paranavaí. O trabalho tem como objetivo a manutenção do sistema de drenagem urbana, garantindo o perfeito escoamento das águas pluviais e impedindo que o material sólido, retido durante as chuvas, seja levado para os ramais e galerias. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), só este ano 526 bocas de lobo já passaram por limpeza nos bairros da cidade com a completa remoção dos resíduos acumulados no interior das caixas, carregamento, remoção e transporte desses resíduos. Além disso, 110 tampas que estavam danificadas foram substituídas por peças novas.
É um serviço que precisa ser refeito constantemente porque, infelizmente, em muitos casos a população não colabora para evitar o entupimento das bocas de lobo. A Secretaria está sempre disponibilizando uma equipe para atuar com esse tipo de trabalho, atendendo as solicitações da população e também solucionando os casos críticos que nós mesmos constatamos. Mas o problema, realmente, é a falta de cooperação dos moradores, que deixam lixo nas ruas, entulhos de construção e outros objetos que acabam obstruindo as galerias”, avalia o secretário de Infraestrutura do município, Eurípedes Lemes Silva.
Segundo o levantamento, a Seinfra faz a limpeza e reparos de pelo menos 75 bocas de lobo por mês em Paranavaí. E o intervalo de tempo com que o serviço precisa ser refeito é pequeno. Um exemplo citado pelo secretário Eurípedes é o do Conjunto Habitacional Deputado Flávio Éttorre Giovine. Inaugurado em novembro de 2011, o local já recebeu duas vezes os serviços de limpeza das bocas de lobo para desentupir as galerias.
“Neste mês de julho fizemos um serviço completo no Conjunto. Só lá foram limpas 72 bocas de lobo, quase a média do mês inteiro de serviços na cidade”, apontou Eurípedes.
Orientações – Para evitar o entupimento das bocas de lobo, a população pode colaborar com simples atitudes como não jogar lixo ou entulho nas vias públicas e lotes vagos. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes.
Além disso, é preciso respeitar os dias e horários de exposição do lixo para coleta, evitando deixar seu lixo na rua por mais tempo que o necessário. Outra atitude importante é embalar corretamente o lixo, em sacolas resistentes, bem fechadas e de tamanho adequado, para evitar que elas se abram e espalhem o lixo nas vias públicas.

Legenda: Para evitar o entupimento das bocas de lobo, a população pode colaborar com simples atitudes como não jogar lixo ou entulho nas vias públicas e lotes vagos. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.