domingo, 28 de dezembro de 2014

DESCARTE DE LIXO EM TERRENOS BALDIOS AUMENTA RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE

Descarte de lixo em terrenos baldios aumenta risco de epidemia de dengue

Orientação é que os moradores façam o descarte correto de resíduos sólidos - Foto: Arquivo DN/Fabiano Fracarolli
O problema se estende há anos e parece que ainda falta muito para ser resolvido. O descarte irregular de lixo preocupa não somente pela questão ambiental, mas, também, por causa da dengue. É que muitos objetos jogados em terrenos baldios se tornam criadouros do Aedes aegypti, mosquito que transmite a doença.
O diretor da Vigilância em Saúde de Paranavaí, Randal Fadel Filho, disse que os agentes de controle de endemias estão atuando de forma intensiva para eliminar esses focos de larvas do Aedes aegypti. Mas a falta de conscientização dos moradores tem dificultado o trabalho.
Segundo Fadel Filho, a quantidade de mosquitos encontrada em Paranavaí revela o risco de uma nova epidemia de dengue na cidade, apesar de o número de casos positivos ser bem menor do que o registrado em 2013. De 1º de janeiro até ontem, foram 99 confirmações. No ano passado foram mais de 10 mil pessoas com a doença.
A orientação do diretor da Vigilância em Saúde para os moradores é que em vez de jogarem o lixo em terrenos vazios, deixem os resíduos em frente de casa para que sejam recolhidos pela equipe de coleta de lixo.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

RELATÓRIO DE SERVIÇOS EXECUTADOS DE 22 A 24 DE DEZEMBRO

22/12/14 – Roçada Parque Ouro Branco – Equipe Prefeitura e Transresíduos
23/12/14 – Roçada Parque Ouro Branco – Equipe Prefeitura e Transresíduos
              - Roçada Praça Sumaré  – Equipe Paisagismo
24/12/14 – Roçada na Av. Mauá – Equipe Transresíduos
              - Roçada no Aeroporto – Equipe Prefeitura
              - Roçada no Campo da Vila Operaria – Equipe Prefeitura
              - Roçada e Manutenção – Equipe Paisagismo
              - Roçada no Terreno da Prefeitura – Equipe Prefeitura
                 ( Rua Mateus Leme)
              - Roçada de Terreno da Prefeitura – Equipe Prefeitura

                 ( Jd. Simone)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

LORENZETTI SANCIONA LEIS QUE DENOMINAM PRAÇAS E TORNA ASSOCIAÇÃO EM SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA

Lorenzetti sanciona leis que denominam praças e torna associação em serviço de Utilidade PúblicaO prefeito pediu a colaboração dos homenageados para a manutenção e fiscalização dos equipamentos públicos para que a população tenha sempre espaços bonitos, de qualidade e que representem bem a cidade

O prefeito Rogério Lorenzetti assinou nesta terça-feira (23) três leis municipais que denominam praças públicas e elevam a serviço de utilidade uma associação. Através da Lei nº 4.323/2014, a praça do Conjunto Residencial Dom Eliseu de Moraes Pimentel, na Vila Operária, passa a se chamar José Gomes da Cruz (Zé Sapateiro). Já a Lei nº 4.324/2014 decreta de Utilidade Pública a Aespar - Associação dos Ex-estudantes de Paranavaí. Por último, a Lei nº 4.325/2014 denomina como Praça Espanha a praça do Jardim São Jorge, antes chamada de Praça dos Expedicionários. 
“Queremos dar os parabéns a todos os homenageados e dizer que a intenção do município é sempre dar destaque a pessoas e entidades que contribuem com o desenvolvimento e o crescimento da nossa cidade. O Zé Sapateiro, por exemplo, foi um homem de extrema importância para a Vila Operária, especialmente por seu trabalho voltado para o esporte amador de Paranavaí. A Aespar é uma associação que vem contribuindo muito para o despertamento do trabalho solidário na cidade. Todos nós frequentamos escolas em Paranavaí e tivemos atenção de professores e outras pessoas responsáveis por nossa formação cidadã. O trabalho que a Aespar faz é uma maneira de retribuir a gente da nossa cidade, aquilo que nós já recebemos de bom”, destacou o prefeito.
Lorenzetti falou ainda da denominação da praça do Jardim São Jorge como Praça Espanha. “Precisamos reconhecer a importância da colônia espanhola na formação do nosso país e também da nossa cidade. Aquele local era conhecido como Praça dos Expedicionários, mas não havia uma Lei específica que o denominava oficialmente. Queremos dizer que os expedicionários não serão esquecidos e que o município já está preparando um novo local e vai encaminhar no início de 2015 um projeto de Lei para denominar a praça do Conjunto Geraldo Felippe (em construção) como Praça dos Expedicionários, oficialmente”, frisou.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

RELATÓRIO DE SERVIÇOS EXECUTADOS DE 15 A 19 DE DEZEMBRO

15/12/14 – Roçada Cemitério Recanto da saudade – Equipe Prefeitura
                - Roçada Av. Parigot de Souza  – Equipe Transresíduos
                - Roçada Av. Carlos Gomes – Equipe Transresíduos
16/12/14 – Roçada Cemitério Recanto da saudade – Equipe Prefeitura
                - Roçada Distrito Federal – Equipe Transresíduos
                - Roçada PA – Equipe Transresíduos
                - Roçada Praça Igreja São Sebastião – Equipe Paisagismo
               - Roçada lateral Av. Heitor Furtado (Saída BR 376)
17/12/14 – Roçada lateral Av. Heitor Furtado (Saída BR 376)
               - Roçada trevo BR 376 – Equipe Prefeitura
               - Roçada Av. Martins L. King – Equipe Transresíduos
               - Roçada na Praça Portugal – Equipe Paisagismo
               - Roçada Campo Sumaré – Equipe Prefeitura
               - Roçada Evento Lar Vicentino (Sumaré) – Equipe Prefeitura
18/12/14 – Roçada Av. Tancredo Neves – Equipe Prefeitura e Transresíduos
               - Roçada terreno PMP Rua Piu  XII – Equipe Prefeitura
               - Roçada Praça Portugal – Equipe Paisagismo
19/12/14 – Roçada Av. Tancredo Neves – Equipe Prefeitura e Transresíduos
               - Roçada terreno PMP zona Leste – Equipe Prefeitura
               - Roçada Campo CSU – Equipe Prefeitura
               - Plantio Praça Portugal – Equipe Paisagismo

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Meio Ambiente trabalha com roçadas para manter os espaços públicos limpos e com boa aparência


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) mobiliza diariamente suas equipes para cumprir um cronograma de roçadas em vários pontos de Paranavaí. Os serviços visam garantir a limpeza e a boa aparência dos espaços públicos, além de servir como apoio às ações de combate à dengue nos bairros da cidade. Nesta quarta-feira (17) a Semam executou roçadas na Praça Portugal e em trechos das avenidas Martin Luther King e Heitor Furtado, duas das principais vias de acesso do município.
Outros serviços – No segmento de manutenção e recuperação da malha viária, a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) trabalhou com limpeza em preparação para a recuperação da Rua Antônio Felipe e da Avenida Tancredo Neves, além da operação tapa buracos na Rua Amador Aguiar, da recuperação de galerias na Rua Piauí e do patrolamento de vias não asfaltadas do Jardim Social (Sumaré). Já a Seagri (Secretaria de Agricultura) executou o patralmento da Estrada Lemes Ferreira, buscando melhorar as condições de escoamento da produção agrícola e o transporte escolar de alunos que moram nestas regiões.
Por fim, os agentes de endemias da Visa (Vigilância em Saúde) seguiram com as visitas de fiscalização e orientação no combate à dengue, desta vez nas residências e estabelecimentos comerciais dos jardins São Jorge e Ouro Branco.

Fontes: Prefeitura Municipal de Paranavaí

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Município executa serviços de manutenção no Cemitério Parque Recanto da Saudade


As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) estão trabalhando esta semana com serviços de manutenção e revitalização do Cemitério Parque Recanto da Saudade em Paranavaí. Desde segunda-feira (15), o local vem recebendo roçadas para manter a limpeza e a boa aparência do espaço.
No final de outubro, a Semam, com apoio de funcionários terceirizados, passou uma semana realizando a revitalização e paisagismo do Cemitério, com o plantio de grama, árvores, flores e outros tipos de vegetação paisagística.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A SEMANA PARANAVAÍ 75


Tamboara é o quarto município do CICA a receber recurso da Sanepar para preservação do meio ambiente


O gerente regional da Sanepar, Arnaldo Rech, realizou nesta sexta-feira (12) a entrega simbólica de um cheque no valor aproximado de R$ 7 mil para o prefeito de Tamboara, Rogério Gimenez, durante reunião do Conselho Consultivo do Consórcio Intermunicipal Caiuá-Ambiental (Cica). O recurso será repassado ao Fundo Municipal de Meio Ambiente para ser aplicado na preservação de mananciais de água e ações de preservação ambiental.
Todo mês, o Fundo receberá da Sanepar 1% do valor (bruto) arrecadado pela companhia no município e a aplicação dos recursos deverá ser definida pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, como já acontece nos municípios de Paranavaí, Alto Paraná e Santo Antônio do Caiuá.
“A Sanepar repassa esse recurso e cabe ao conselho de cada município definir como ele deverá ser investido, desde que seja em ações de preservação ambiental e dos mananciais de água. Em Paranavaí, por exemplo, esse recurso tem sido bem utilizado na Área de Preservação Ambiental (APA) do Ribeirão Arara, uma importante fonte de água do município, que só nos últimos dois anos já recebeu aproximadamente R$ 250 mil de investimentos através do Fundo”, ressaltou Rech.
Para Gimenez, o repasse vai contribuir com as ações de preservação ambiental do município. “É um recurso que chega em boa hora para contribuir com os nossos projetos ambientais”, frisou o prefeito.
O prefeito de Paranavaí e presidente do Cica, Rogério Lorenzetti, fez questão de salientar a importância do consórcio para a viabilização de inúmeras demandas dos municípios da região. “O Consórcio é uma forma de unir forças para que os gestores possam cumprir com todas as determinações que lhe são impostas. Por isso sempre digo que foi uma “sacada” muito grande para solucionar problemas em comuns, como é o caso do lixo e outras demandas. [...] Afinal de contas, proteger os recursos naturais se traduz em melhor qualidade de vida, atração de investimentos, ou seja, tudo que vai ser decisivo para o futuro do país e do mundo”, destacou Lorenzetti.
A reunião do Conselho Consultivo do Cica foi conduzida pelo secretário executivo da entidade, João Marques, e contou com a participação de prefeitos e representantes dos municípios integrantes do Consórcio.

Fontes: Prefeitura Municipal de Paranavaí


domingo, 14 de dezembro de 2014

RELATÓRIO DE SERVIÇOS EXECUTADOS DE 08 A 12 DE DEZEMBRO

08/12/14 – Roçada Av. Heitor furtado (Pirâmide até BR 376)– Equipe Prefeitura e Transresíduos
              - Limpeza travessias centro – Equipe Paisagismo
09/12/14 – Roçada Av. Heitor Furtado (Pirâmide até P. Bandeirantes)– Equipe Prefeitura e Transresíduos
              - Limpeza rotatória Av. D.Federal – Equipe Paisagismo
10/12/14 – Roçada na Av. Heitor Furtado (Pirâmide até Rotatória Jd. São Jorge) – Equipe Prefeitura e Transresíduos
11/12/14 – Roçada Av. Heitor Furtado  (Saída Graciosa)– Equipe Prefeitura e Transresíduos
              - Roçada na Praça Rotary – Equipe Paisagismo    
              - Roçada na Praça Japonês – Equipe Paisagismo   
12/12/14 – Roçada rotatória – Equipe Prefeitura
              - Roçada Teatro – Equipe Transresíduos
              - Roçada CAPS Infantil – Equipe Transresíduos

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

CONTINUA O PROBLEMA DOS TERRENOS BALDIOS

Além das questões de segurança, a saúde pública é o que mais preocupa. Matagal facilita o acúmulo de lixo e entulho, o que armazena água da chuva, tornando-se focos para o mosquito transmissor da dengue

Terrenos com matagal representam risco à saúde 

Mesmo com o aumento no total de notificações por parte do município neste ano, o número de terrenos baldios com matagal continua preocupando e gerando reclamações. Muitas queixas são feitas através da Ouvidoria - telefone 156. Também o DN recebeu queixas de leitores, por conta do mato alto em terrenos da cidade.
Além das questões de segurança, a saúde pública é o que mais preocupa. Matagal facilita o acúmulo de lixo e entulho, o que armazena água da chuva, tornando-se focos para o Mosquito Aedes aegypti - transmissor da dengue.
Aliás, o grande número de focos tem chamado a atenção da Vigilância em Saúde. Por dia são encontrados, em média, 50 novos focos. Isso dificulta o trabalho dos fiscais. Mais uma vez a participação da população é fundamental, diz o diretor da Vigilância, Randal Khalil Fadel.
O chefe do Departamento de Fiscalização de Obras e Posturas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Éder Mendonça, confirma o grande número de reclamações. Diz que a combinação de chuvas constantes com altas temperaturas faz o mato crescer rapidamente.
O setor notifica os proprietários e, em caso de o serviço não ser feito, o município executa a tarefa, através da equipe da Secretaria de Meio Ambiente.
O secretário de Meio Ambiente, Edson Hédler, afirma que a equipe vem dando conta das tarefas. Isso porque tem caído o número de pedidos devido ao valor elevado das multas.
NÚMEROS DO ANO - O número de notificações cresceu neste ano. Nos primeiros onze meses foram 1.319 terrenos notificados por falta de manutenção e limpeza. Destes, 152 receberam a notificação apenas no mês de novembro, o que representa aumento de 141% em relação ao mesmo mês de 2013. Naquele período foram 63 notificações de terrenos baldios.
As notificações, quando não atendidas, geram multas. O processo começa com a notificação lavrada pelos fiscais da Prefeitura quando encontram terrenos sujos. Depois, a Prefeitura aguarda a confirmação de que os proprietários foram notificados para dar início à contagem de 15 dias úteis, prazo para que a limpeza seja devidamente executada.
Se a limpeza não ocorrer no prazo, o proprietário recebe uma multa de R$ 633,36 (valor corrigido conforme regulamentação de junho/2014). Além da multa, o proprietário também é responsável pelo ressarcimento dos custos da limpeza, caso esta seja executada pela Prefeitura. O valor do serviço varia de acordo com o tamanho da propriedade e o tipo de equipamento utilizado para o serviço.
Conforme prevê a Lei Complementar nº 026/2013, os custos começam com R$ 1,60 por metro quadrado de limpeza executado, no caso de simples roçadas. Quando é necessário usar pás-carregadeiras ou outros maquinários pesados, há ainda o custo de R$ 125,89 por hora trabalhada da máquina.
Por fim, o proprietário ainda paga R$ 104,70 por hora trabalhada do caminhão basculante que faz a remoção do lixo após a limpeza e mais R$ 100 de mão de obra para os profissionais que fazem a vistoria do serviço. A limpeza de um terreno padrão do município hoje não sai por menos de R$ 900 a R$ 1.000, já contabilizando a multa. (com informações da Secretaria de Comunicação)
Fonte: ADÃO RIBEIRO - Da Redação

sábado, 6 de dezembro de 2014

RELATÓRIO DE SERVIÇOS EXECUTADOS DE 01 A 05 DE DEZEMBRO

01/12/14 – Roçada retirada de terra Rua São Salvador – Equipe Prefeitura
                - Roçada Honorato T. Rodrigues – Equipe Transresíduos 
                - Roçada Av. Militão Rua Carvalho – Equipe Transresíduos
                - Roçada rotatória Jd. São Jorge – Equipe Paisagismo
                - Retirada de terra Av. JK – Equipe Prefeitura
02/12/14 – Roçada e retirada Quatro Marcos – Equipe Prefeitura e Transresíduos
                - Roçada rotatória Jd. São Jorge – Equipe Paisagismo
03/12/14 – Roçada na Ciclovia de Graciosa – Equipe Prefeitura
                - Roçada no Seminário de Graciosa – Equipe Prefeitura
                - Roçada na Praça da Igreja de Graciosa – Equipe Transresíduos
                - Limpeza rotatória Centro – Equipe Paisagismo
04/12/14 – Roçada Pista de Atletismo – Equipe Prefeitura
               - Roçada na Praça dos Pioneiros – Equipe Transresíduos
05/12/14 – Roçada Pista de Atletismo – Equipe Prefeitura
               - Roçada nas ruas entorno da Pista de Atletismo – Equipe Prefeitura
               - Roçada CAPS – Equipe Transresíduos
               - Roçada Piscina Municipal – Equipe Transresíduos

               - Roçada no Terminal Urbano – Equipe Paisagismo