quinta-feira, 31 de março de 2016

Projeto Educação Ambiental vai trabalhar destinação correta de resíduos com escolas estaduais


O consumismo desenfreado e a falta de preocupação por parte da população com o destino final dos resíduos sólidos e suas consequências para a natureza, levou o CICA (Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental) a lançar, nesta quarta-feira (30), o Projeto Educação Ambiental, que será desenvolvido em 25 escolas estaduais dos municípios integrantes do Consórcio. O lançamento do projeto aconteceu no Núcleo Regional de Educação de Paranavaí (NRE) e reunião representantes de todos os colégios, que terão as equipes de professores passando por um período de capacitação no próximo mês. Segundo o secretário executivo do CICA, João Marques, a expectativa é atingir cerca de 7.200 alunos do 6º ao 9º ano dos municípios integrantes.

A representante do NRE, Sandra Prates, salientou que o processo de capacitação dos professores acontecerá em cada cidade, para que seja discutida os problemas que cada uma tem separadamente. Já a coordenadora do projeto Débora Fernandes, disse como acontecerá na prática, “vamos disseminar e estimular a adoção dos Princípios 5Rs dos Resíduos – Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar, além de trabalhar com os professores o material do circuito 'Tela Verde', que são vídeos sobre questões ambientais que serão debatidos em salas de aula. Por fim, faremos um concurso com o melhor desenho e redação feito por cada aluno”, explicou.

Para o presidente do Consórcio e prefeito de Amaporã, Mauro Lemos, as questões ambientais precisam ser debatidas urgentemente nas escolas. “Todas as catástrofes que presenciamos há uns meses com as fortes chuvas, são efeitos climáticos que estão mudando e ficando cada vez mais imprevisíveis. Precisamos cuidar do nosso planeta, e isso deve ser trabalhado com as futuras gerações”, declarou.

O prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti, também esteve na reunião e ressaltou a importância do consórcio. “O CICA mais uma vez dá um exemplo de gestão ambiental. Lembro-me, quando fui convencer a Câmara Municipal que Paranavaí precisava receber os resíduos sólidos dos municípios vizinhos, expliquei que a contaminação do lençol freático não obedece o limite geográfico. A água da cidade seria contaminada se não fizéssemos essa parceria. Precisávamos fazer uma espécie de ‘cinturão’, onde todos fizessem o dever de casa, ao contrário disso, continuaríamos a correr sérios riscos. A população também deve fazer sua parte, e não ficar esperando apenas dos órgãos governamentais, caso contrário estaremos fadados a extinção”, enfatizou Lorenzetti.

A formação dos professores da rede estadual de ensino terá duração de 8 horas, com a entrega dos Kits com material do projeto Circuito Tela Verde. Os interessados em fazer a inscrição no projeto precisam entrar no site: www.consorciocaiuaambiental.com.br.



A Secretaria de Meio Ambiente, continua fazendo a roçada, limpeza e pintura de meio fio no conjunto Luiz Lorenzetti, que será entregue hoje 31 às 15:00 horas.



quarta-feira, 30 de março de 2016

Grupo de investidores oficializa abertura de indústria de alta tecnologia em Paranavaí


A manhã desta quarta-feira (30) foi de boas notícias para Paranavaí. Em meio a incertezas e crises que o Brasil vive, a capital do noroeste do Paraná recebeu a confirmação de empresários da Balfar que a cidade vai abrigar uma das empresas mais promissoras da área de energia fotovoltaica. Com capital de giro superior a R$ 100 milhões, a empresa procura sócios para expandir os negócios por todo o país.

“Queremos adquirir a confiança de Paranavaí. Essa empresa poderia ter sido feita em diversos lugares, mas escolhemos aqui pela dedicação do prefeito Rogério Lorenzetti para que tudo corresse bem. Somos uma indústria séria e visamos a expansão do comércio no noroeste do estado. Estamos abertos para parcerias e contamos com a vinda de novos sócios para impulsionarmos ainda mais este setor. Sempre devemos buscar o progresso e acreditar em nossos empreendimentos. Será uma grande novidade para a cidade e pretendemos atender todo o Brasil”, disse o empresário responsável pela indústria, Antônio Bárbara.

O prefeito Rogério Lorenzetti enalteceu o trabalho dos empresários e disse que a cidade tem muito a ganhar com a nova indústria. “Essa é uma data histórica para Paranavaí. A fábrica de alta tecnologia tem um potencial muito grande e vai agregar a economia local. Uma empresa inovadora como essa pode marcar época na cidade e beneficiar inúmeras pessoas, proporcionando novos empregos e ajudando no crescimento de Paranavaí. Temos que agradecer a coragem e o esforço dos empresários por levarem o projeto a sério e concretizarem este grande empreendimento”, afirmou Lorenzetti.

Com os barracões organizados e os valores inicias já pagos, o empresário afirmou que a indústria já é uma realidade. “Já acertamos os valores necessários (30% do valor total) para garantir que nada atrapalhe. Agora não tem mais volta, os serviços já estão garantidos. As máquinas devem chegar em aproximadamente quatro meses, enquanto os serviços devem ser iniciados em seis meses”, enfatizou Bárbara.

Paranavaí, por ter a maior incidência de raios solares no Paraná, tem um potencial energético muito apurado e isso pode atrair novos investimentos. “A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que regula a exploração de energia elétrica no Brasil, fez resolução normativa (nº482/2012) que facilita e fomenta a exploração desta energia alternativa. Segundo as novas regras, que começaram a valer a partir de 1º de março de 2016, é permitido a criação de miniusinas consorciadas ou cooperadas podendo ser gerados créditos pela energia gerada em até 60 dias, ou seja, a energia produzida e gerada crédito aqui em Paranavaí, poderá ser abatida em qualquer outro imóvel do Estado. Sendo assim, essa resolução favorece nosso município que deve atrair investidores e consumidores que explorarão essa nossa potencialidade”, disse o secretário da Sedectu, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká).

O vice-presidente da Associação Comercial (Aciap) de Paranavaí, Guto Costa, garantiu o apoio da instituição na luta por novos empreendimentos na cidade. “A Aciap sempre estará com as portas abertas para recebermos empresários e investidores que vão proporcionar novos horizontes a nossa cidade. O Brasil está em uma situação difícil e Paranavaí continua recebendo boas notícias. Ficamos felizes por essa indústria ser oficializada na gestão do prefeito Rogério Lorenzetti, que nunca mediu esforços para que tudo fosse concretizado com rapidez. Esse dia, esse novo passo rumo ao progresso fica marcado na história da cidade”, garantiu Costa.

RELATÓRIO DE SERVIÇOS EXECUTADOS DE 21 A 24 DE MARÇO

21/03
Roçada
 - UBS Zona Leste;
- Guarda Mirim;
- UBS do Jardim São Jorge;
- Lacerdinha


22/03
Roçada no trevo da Unespar;

23/03 e 24/03
Roçada Conjunto Luiz Lorenzetti;

Capina meio fio Av. Tancredo Neves.

terça-feira, 29 de março de 2016

CICA lança projeto de Educação Ambiental nesta quarta


O Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental – CICA, em parceria com o Núcleo Regional de Educação de Paranavaí e Maringá, lança nesta quarta-feira (30) o Projeto Educação Ambiental: preparando para o futuro. A cerimônia de lançamento do projeto está marcada para às 9h, no auditório do NRE (Rua Marechal Cândido Rondon, 1596 – Centro).

O projeto será desenvolvido em 25 escolas estaduais dos 12 municípios integrantes do CICA, abrangendo mais de 7.200 estudantes do 6º ao 9º ano. O objetivo principal é disseminar e estimular a adoção dos Princípios 5Rs dos Resíduos – Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar e Reciclar, colaborando assim, indiretamente, com os programas municipais de coleta seletiva, com o aumento da vida útil dos aterros sanitários, com a melhoria da qualidade dos resíduos secos com potencial de reciclagem, com a redução do número de casos de doenças decorrentes de problemas sanitários e com a difusão dos conceitos de sustentabilidade através da adoção de corretas práticas ambientais no cotidiano escolar e familiar.

O Projeto Educação Ambiental: preparando para o futuro, traz uma proposta de formação aos professores da rede estadual de ensino e também a realização de um concurso para os alunos do 6º ao 9º ano, onde serão selecionadas as três melhores redações e os três melhores desenhos relacionados aos temas trabalhados em sala de aula. O melhor desenho selecionado será o personagem mascote do CICA.

A formação dos professores em cada município será realizada pela equipe técnica do Consórcio, por profissionais da saúde de cada município, conselheiros locais do CICA e representantes das cooperativas, tratando de questões ambientais, tanto a nível nacional como da realidade local. A partir daí, os professores receberão o kit do Circuito Tela Verde, que servirá como material didático e de consulto para suporte e abordagem da temática dos 5Rs, e também para subsidiar a produção das redações e desenhos em sala de aula.

A capacitação dos educadores nos municípios vai acontecer entre os dias 25 de abril e 16 de maio. A entrega das redações dos alunos e dos desenhos dos mascotes deve ser feita pelas escolas até o dia 30 de setembro, e a cerimônia de encerramento do projeto com a premiação dos três melhores trabalhos (redações e desenhos) está marcada para o dia 27 de outubro.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no CICA, através dos telefones 3422-5157 ou 3062-1490, ou ainda no site do Consórcio:www.consorciocaiuaambiental.com.br.

Empresários oficializam primeira fábrica de energia fotovoltaica do sul nesta quarta em Paranavaí


A energia fotovoltaica começa a ganhar novos adeptos a cada dia em Paranavaí. Como a cidade é a que possui maior captação de energia solar do Paraná, empresários querem transformar Paranavaí na capital solar do Brasil. No próximo dia 30 (quarta-feira), às 9h, na Aciap, um grupo de empresários fará o lançamento oficial da primeira fábrica em Paranavaí.

Os empresários Antônio Bárbara e seu filho, Paulo, são os empresários que estão investindo em um projeto inovador relacionado a geração de energia por meio de painéis solares, que promete revolucionar o setor energético do país e colaborar com o desenvolvimento de Paranavaí. O projeto já foi previamente apresentado para a presidência da Câmara dos Vereadores no dia 23, onde o presidente Vereador Mohamad Smaili e o diretor Genécio Feuser recepcionaram os empresários.

“É um projeto arrojado. Esta será a primeira fábrica do sul do país e a segunda nacional a implantar esta tecnologia de ponta. A previsão é de seis meses para colocar em funcionamento”, explicou Bárbara.

De acordo com as novas regras, que começaram a valer no dia 1º deste mês, será permitido o uso de qualquer fonte renovável. Quando a quantidade de energia gerada em determinado mês for superior à energia consumida no período, o consumidor fica com créditos que podem ser utilizados para diminuir a fatura dos meses seguintes, e tem prazo de validade de 60 meses, sendo que estes ainda podem ser utilizados para abater o consumo de unidades consumidoras do mesmo titular em locais diferentes, desde que na área de atendimento da mesma distribuidora.

Outra vantagem é que a nova redação da Resolução Normativa nº 482/2012, da Aneel, criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica e permite que o consumidor instale pequenos geradores, como é o caso dos painéis solares fotovoltaicos, em sua unidade consumidora e troque energia com a distribuidora local com objetivo de abater o valor da fatura de energia elétrica. Com tecnologia espanhola e chinesa, a produção totalmente automatizada possui rigoroso controle de qualidade e deve produzir por dia 1.280 placas.

A cerimônia tem a participação da Aciap e do Executivo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. (com informações da Assessoria de Comunicação CMP)

quarta-feira, 23 de março de 2016

Meio Ambiente trabalha com roçadas no Conjunto Luiz Lorenzetti




Na próxima semana, 580 famílias vão realizar o sonho da casa da própria com a entrega do Conjunto Habitacional Luiz Lorenzetti, no Jardim São Jorge. E para garantir que o local esteja limpo e em perfeitas condições de uso, as equipes da Semam (Secretaria de Meio Ambiente) trabalham nesta quarta-feira (23) com roçadas em todas as quadras do residencial.

Outros serviços – Visando a recuperação da malha asfáltica, a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) segue cumprindo um intenso cronograma de serviços. Nesta quarta-feira (23), a operação tapa buracos está sendo executada em locais onde a Sanepar havia solicitado a abertura de buracos para manutenção no serviço de saneamento. Além disso, a estrada de Mandiocaba segue recebendo o reperfilamento.

Outras equipes executam diversos serviços por toda a cidade e região. Uma trabalha com a recuperação de uma galeria no Jardim Simone, enquanto outra se empenha na retirada de areia na Vila Operária.

A Seagri (Secretaria de Agricultura) também trabalha em diversas frentes. Uma equipe executa o patrolamento da Estrada Cristo Rei, enquanto outras três trabalharam com adequações nas estradas Mirassol, Piracema e Paixão (Deputado José Afonso).

No segmento de combate à dengue, os agentes de endemias da Visa (Vigilância em Saúde) trabalham buscando combater o risco de uma nova epidemia de dengue na cidade. Nesta quarta-feira (23), as equipes realizam as visitas de orientação nos jardins Santos Dumont e São Jorge.

sexta-feira, 18 de março de 2016

RELATÓRIO DE SERVIÇOS EXECUTADOS DE 14DE MARÇO A 18 DE MARÇO

14/03
Roçada na Av. Heitor Furtado – (Fespar x Rua Bandeirantes)
Transporte – Materiais UNESPAR/PROVOPAR.

15/03
Capina no meio fio Av. Heitor Furtado – (Rua Bandeirantes x Rotatória do Jd São Jorge;
Roçada no Centro de Eventos;

Roçada na Casa do Artesão.

16/03
Roçada na Av. Heitor Furtado – (Rua Bandeirantes x Rotatória Jd São Jorge).

17/03
Roçada
 - Teatro Municipal;
 - CAPS Infantil

18/03
Roçada Av. Parigot de Souza;
Escola de Música Luzia G. Machado.

2º FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

"O CICA é um modelo de sucesso e precisa ser seguido", afirma Tião Medeiros

“O Consórcio é o caminho. O desenvolvimento dessas reuniões é de extrema importância, pois conscientizam as pessoas participantes e esclarecem as dúvidas. Precisamos por fim aos lixões e criar maneiras de melhorar a qualidade de vida no noroeste. Quando menor o município, mais eles precisam de apoio. Estamos trabalhando para ajudar todos os municípios e, além disso, mostrar como o CICA é um modelo de sucesso e precisa ser seguido. Novos consórcios podem ser soluções para os municípios”, afirmou o Deputado Estadual Tião Medeiros, na abertura do 2º Fórum de Desenvolvimento Territorial do Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (CICA), nesta sexta-feira (18).
“Precisamos dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado por este consórcio. Temos que agradecer ao prefeito Rogério Lorenzetii por seu empenho enquanto esteve a frente do CICA. Temos uma equipe disposta a trabalhar e que busca alternativas de melhorar a vida das pessoas. O Meio ambiente precisa ser levado muito a sério e a população precisa entender que reciclar é uma medida necessária. O consórcio é muito atuante e veio para agregar conhecimento. Esperamos que com essas palestras possamos crescer ainda mais e adquirir novos aprendizados”, disse o presidente do CICA e prefeito de Amaporã, Mauro Lemos.
Para o secretário executivo do CICA, João Marques, os bons exemplos precisam ser seguidos e o consórcio procura aprender com os trabalhos executados com sucesso. “O debate entre os setores públicos, privados e sociedade civil, em espaços de deliberação coletiva torna-se fundamental para a análise dos problemas e avanços que se iniciam nos municípios, mas ultrapassam suas fronteiras. Para isso, esse evento funciona como uma ferramenta para compartilhar experiências e traçar objetivos para o crescimento regional”, destacou.
O evento que foi realizado no Centro de Eventos de Paranavaí reuniu diversas lideranças da região noroeste, e contou com diversas palestras para agregar conhecimento aos participantes. Além disso, o CICA também realizou paralelamente ao fórum, a 1º Feira de Produtos Artesanais e Recicláveis.

sexta-feira, 11 de março de 2016

RELATÓRIO DE SERVIÇOS EXECUTADOS DE 07 DE MARÇO A 11 DE MARÇO

07/03
Roçada e retirada de terra na Rua Guerino Pomim – (48 m³ de terra).

08/03
Roçada na pista de atletismo;
Roçada nas ruas interna da pista de atletismo.

09/03
Roçada no IBC;
Roçada no Tiro de Guerra.

10/03
Roçada no IBC;
Capina no meio fio na Av. Heitor Furtado – (Pirâmide x Rua Bandeirantes)

11/03
Roçada
   - Av. Heitor Furtado – (Pirâmide x Fespar)

   - Terreno em frente ao Centro de Eventos.

terça-feira, 8 de março de 2016

RELATÓRIO DE SERVIÇOS EXECUTADOS DE 29 DE FEVEREIRO à 04 DE MARÇO

29/02 
Roçada no Parque de Exposição 
Pintura de meio fio na Av. Heitor Furtado
Pintura de postes no Parque de Exposição 

01/03
Roçada na Praça dos Pioneiros
Roçada no terreno da prefeitura prox. Corpo de Bombeiros

02/03
Roçada na Praça dos Pioneiros
Roçada na Rodoviária 
Retirada de lenha no cemitério do centro

03/03
Roçada no 8º Batalhão
Recolhimento de folhas de palmeiras na Av. Heitor Furtado
Roçada em 3 terrenos no jd. Renascer

04/03
Roçada 
   - Piscina Municipal  
   - Noroestão
   - Casa da Cultura
   - P.A
   - IML
   - Terreno da prefeitura ao lado da creche do jd. Ipê
              
                

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PARABENIZA TODAS AS MULHERES PELO SEU DIA!


segunda-feira, 7 de março de 2016

Comitê de Combate e Prevenção à Dengue se reúne para discutir estratégias de enfrentamento






Preocupada em reforçar as ações de combate à dengue em Paranavaí, a Vigilância em Saúde (Visa) convocou para esta terça-feira, dia 8 de março, às 8h30, na sede do órgão, a segunda reunião do ano com o Comitê Municipal de Combate e Prevenção à Dengue. Em pauta a explanação sobre a situação da doença em Paranavaí, a apresentação do Progama Microcefalia (Portaria 2.121/15) e a elaboração de estratégias para o enfrentamento da dengue (zika e chykungunia). A reunião estará a cargo do diretor da Vigilância em Saúde, Radal Calil Fadel Filho.

Prefeito recebe SPAP e autoriza repasse de verba para castração de animais abandonados


Na tarde desta segunda-feira (7) a Sociedade Protetora dos Animais de Paranavaí (SPAP) se reuniu com o prefeito Rogério Lorenzetti em seu gabinete de trabalho para reivindicar recursos para que a entidade possa realizar a castração de animais abandonados na cidade. O prefeito se prontificou em ajudar a entidade, autorizando o investimento de R$ 20 mil.
O prefeito agradeceu o trabalho voluntário que a entidade realiza. “É um trabalho que exige muita dedicação. São muitos animais abandonados, e a entidade contribui para a população da cidade e o meio ambiente. O crescimento de animais abandonados tem que ser controlado, assim o município evita o aumento de doenças disseminadas. Os recursos já estão dentro do orçamento público, e vamos fazer o repasse mensalmente de valores necessários para a castração de animais. O processo deve ser iniciado em julho, pois a entidade vai encaminhar o projeto e, além de toda a burocracia, após a finalização das obras em suas instalações, a SPAP obrigatoriamente vai passar pela vistoria do Conselho Regional de Medicina Veterinária para aprovação do espaço e a autorização de seu funcionamento. Será mais uma grande vitória para Paranavaí”, enalteceu Lorenzetti.