A energia fotovoltaica começa a ganhar novos adeptos a cada dia em Paranavaí. Como a cidade é a que possui maior captação de energia solar do Paraná, empresários querem transformar Paranavaí na capital solar do Brasil. No próximo dia 30 (quarta-feira), às 9h, na Aciap, um grupo de empresários fará o lançamento oficial da primeira fábrica em Paranavaí.
Os empresários Antônio Bárbara e seu filho, Paulo, são os empresários que estão investindo em um projeto inovador relacionado a geração de energia por meio de painéis solares, que promete revolucionar o setor energético do país e colaborar com o desenvolvimento de Paranavaí. O projeto já foi previamente apresentado para a presidência da Câmara dos Vereadores no dia 23, onde o presidente Vereador Mohamad Smaili e o diretor Genécio Feuser recepcionaram os empresários.
“É um projeto arrojado. Esta será a primeira fábrica do sul do país e a segunda nacional a implantar esta tecnologia de ponta. A previsão é de seis meses para colocar em funcionamento”, explicou Bárbara.
De acordo com as novas regras, que começaram a valer no dia 1º deste mês, será permitido o uso de qualquer fonte renovável. Quando a quantidade de energia gerada em determinado mês for superior à energia consumida no período, o consumidor fica com créditos que podem ser utilizados para diminuir a fatura dos meses seguintes, e tem prazo de validade de 60 meses, sendo que estes ainda podem ser utilizados para abater o consumo de unidades consumidoras do mesmo titular em locais diferentes, desde que na área de atendimento da mesma distribuidora.
Outra vantagem é que a nova redação da Resolução Normativa nº 482/2012, da Aneel, criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica e permite que o consumidor instale pequenos geradores, como é o caso dos painéis solares fotovoltaicos, em sua unidade consumidora e troque energia com a distribuidora local com objetivo de abater o valor da fatura de energia elétrica. Com tecnologia espanhola e chinesa, a produção totalmente automatizada possui rigoroso controle de qualidade e deve produzir por dia 1.280 placas.
A cerimônia tem a participação da Aciap e do Executivo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. (com informações da Assessoria de Comunicação CMP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.