PROFESSORES PDE – CIÊNCIAS – APRESENTAM SUGESTÕES PARA REVITALIZAÇÃO DO BOSQUE MUNICIPAL DE PARANAVAÍ.
Cumprindo parte da programação prevista para o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE – os professores de Ciências da região ( Paranavaí, Nova Londrina, Guairaçá, Amaporã, Planaltina do Paraná, São João do Caiuá, Paranacity e Nova Esperança), sob a orientação da professora Dra. Marilene Mieko Yamamoto Pires, estiveram na manhã do dia 25 de abril de 2011 no Bosque Municipal de Paranavaí, onde foram recepcionados pelo Secretário Municipal do Meio Ambiente João Carlos Araújo Marques e pela Veterinária Dra. Paula que enfatizaram o empenho desta atual secretaria em revitalizar o bosque, proporcionando aos munícipes e visitantes de cidades circunvizinhas uma nova opção para caminhadas e aproximação da natureza, vez que o referido ambiente é rico em vegetação arbórea de sucessão primária, secundária e clímax, além de abrigar algumas espécies de animais silvestres como macaco-prego, cutia, entre outros. Ouvida a logística a professora Marilene e alguns professores deram algumas sugestões para que se concretize a tão sonhada revitalização do bosque e dentre estas sugestões a maior ênfase foi dada a necessidade de segurança aos freqüentadores com a permanência de policiais e segurança municipal e, também de um projeto que venha a diminuir os impactos ambientais que o bosque vem sofrendo, vez que nesta visita foram catalogados a presença de: assoreamento no lago, lixos provindos da tubulação pluvial, papel higiênico, fezes humanas, preservativos, copos descartáveis, garrafas PET, embalagens de bolachas, potes de margarina, trilhas secundárias, vestígios de quiosques, etc. O secretário expôs algumas dificuldades encontradas para as sugestões apresentadas, dentre as quais a falta de sequência na execução dos projetos por parte dos secretários que passam pela SEMA, vez que os cargos são políticos e a cada mudança na políticas municipal e estadual as prioridades se alteram. Mesmo assim a professora Marilene disse que a FAFIPA, através do colegiado de Ciências – do qual é coordenadora - está à disposição da Secretaria do Meio Ambiente para conscientização dos alunos e, por conseguinte da população em geral, da necessidade de preservação daquele importante santuário da natureza que se encontra no município de Paranavaí. Os professores também se comprometeram a realizarem um trabalho de conscientização com seus alunos nas escolas das cidades que representam, tornando ainda maior o número de interessados na revitalização do bosque, pois cada professor tem em média 400 alunos.
PROFESSORES PDE – CIÊNCIAS – APRESENTAM SUGESTÕES PARA REVITALIZAÇÃO DO BOSQUE MUNICIPAL DE PARANAVAÍ.
ResponderExcluirCumprindo parte da programação prevista para o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE – os professores de Ciências da região ( Paranavaí, Nova Londrina, Guairaçá, Amaporã, Planaltina do Paraná, São João do Caiuá, Paranacity e Nova Esperança), sob a orientação da professora Dra. Marilene Mieko Yamamoto Pires, estiveram na manhã do dia 25 de abril de 2011 no Bosque Municipal de Paranavaí, onde foram recepcionados pelo Secretário Municipal do Meio Ambiente João Carlos Araújo Marques e pela Veterinária Dra. Paula que enfatizaram o empenho desta atual secretaria em revitalizar o bosque, proporcionando aos munícipes e visitantes de cidades circunvizinhas uma nova opção para caminhadas e aproximação da natureza, vez que o referido ambiente é rico em vegetação arbórea de sucessão primária, secundária e clímax, além de abrigar algumas espécies de animais silvestres como macaco-prego, cutia, entre outros.
Ouvida a logística a professora Marilene e alguns professores deram algumas sugestões para que se concretize a tão sonhada revitalização do bosque e dentre estas sugestões a maior ênfase foi dada a necessidade de segurança aos freqüentadores com a permanência de policiais e segurança municipal e, também de um projeto que venha a diminuir os impactos ambientais que o bosque vem sofrendo, vez que nesta visita foram catalogados a presença de: assoreamento no lago, lixos provindos da tubulação pluvial, papel higiênico, fezes humanas, preservativos, copos descartáveis, garrafas PET, embalagens de bolachas, potes de margarina, trilhas secundárias, vestígios de quiosques, etc.
O secretário expôs algumas dificuldades encontradas para as sugestões apresentadas, dentre as quais a falta de sequência na execução dos projetos por parte dos secretários que passam pela SEMA, vez que os cargos são políticos e a cada mudança na políticas municipal e estadual as prioridades se alteram.
Mesmo assim a professora Marilene disse que a FAFIPA, através do colegiado de Ciências – do qual é coordenadora - está à disposição da Secretaria do Meio Ambiente para conscientização dos alunos e, por conseguinte da população em geral, da necessidade de preservação daquele importante santuário da natureza que se encontra no município de Paranavaí.
Os professores também se comprometeram a realizarem um trabalho de conscientização com seus alunos nas escolas das cidades que representam, tornando ainda maior o número de interessados na revitalização do bosque, pois cada professor tem em média 400 alunos.