quinta-feira, 15 de setembro de 2011

EMPRESÁRIOS DE PARANAVAÍ SE MOBILIZAM PARA DAR CORRETA DESTINAÇÃO AOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS

Os empresários de Paranavaí estão se organizando para encontrar um local adequado para armazenar resíduos eletroeletrônicos. A discussão aconteceu na última terça-feira, 13, em reunião realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no Salão Nobre da Prefeitura. A preocupação do Poder Público é dar a destinação correta a estes produtos, evitando que sejam agentes de poluição do meio ambiente.
A ideia é que os empresários dividam o aluguel deste espaço e depositem os resíduos ali até que o Grupo CDF Comércio de Reciclados, de Rondon, faça a retirada do lixo para dar a correta destinação. A empresa responsável pela coleta é licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná, e dará certificação para os estabelecimentos que estiverem inseridos nesta iniciativa.
De acordo com a engenheira civil da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Sueli Mieko Miamoto, em 2012 a Prefeitura de Paranavaí dará início à fiscalização das empresas que atuam no setor de eletroeletrônicos, para garantir que todas tenham a certificação emitida pelo Grupo CDF Comércio de Reciclados. As empresas que não possuírem o certificado estarão sujeitas a multa.
O objetivo das ações que estão sendo estudadas pelos empresários de Paranavaí é adotar medidas para atender a Lei Federal nº 12.305 de 2010. A lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e atribui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos aos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores. Também dispõe a obrigatoriedade de estruturar e implementar o sistema de logística reversa, mediante retorno dos produtos após sua utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.