Os empresários de Paranavaí estão se organizando para encontrar um local adequado para armazenar resíduos eletroeletrônicos. A discussão aconteceu na última terça-feira, 13, em reunião realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no Salão Nobre da Prefeitura. A preocupação do Poder Público é dar a destinação correta a estes produtos, evitando que sejam agentes de poluição do meio ambiente.
A ideia é que os empresários dividam o aluguel deste espaço e depositem os resíduos ali até que o Grupo CDF Comércio de Reciclados, de Rondon, faça a retirada do lixo para dar a correta destinação. A empresa responsável pela coleta é licenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná, e dará certificação para os estabelecimentos que estiverem inseridos nesta iniciativa.
De acordo com a engenheira civil da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Sueli Mieko Miamoto, em 2012 a Prefeitura de Paranavaí dará início à fiscalização das empresas que atuam no setor de eletroeletrônicos, para garantir que todas tenham a certificação emitida pelo Grupo CDF Comércio de Reciclados. As empresas que não possuírem o certificado estarão sujeitas a multa.
O objetivo das ações que estão sendo estudadas pelos empresários de Paranavaí é adotar medidas para atender a Lei Federal nº 12.305 de 2010. A lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e atribui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos aos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores. Também dispõe a obrigatoriedade de estruturar e implementar o sistema de logística reversa, mediante retorno dos produtos após sua utilização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.