segunda-feira, 7 de outubro de 2013

SÃO CARLOS DO IVAÍ ASSINA CONVÊNIO PARA DESCARTE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NO ATERRO DE PARANAVAÍ



Foi assinado, na manhã desta segunda-feira (7), um termo de convênio para o descarte de resíduos orgânicos provenientes do município de São Carlos do Ivaí, no aterro municipal de Paranavaí.  Para o prefeito de São Carlos, Paulo Francisco Marinho Dutra, “o convênio é fundamental para municípios pequenos como o nosso, que encontram grandes dificuldades para operar um aterro sanitário próprio, já que os custos são altos. O Ministério Público nos cobrou providências rapidamente e a melhor forma de descartar nosso lixo orgânico é esta oportunidade que o município de Paranavaí está nos abrindo”.
Dutra disse ainda que agora o novo desafio é trabalhar em uma campanha de conscientização da população de São Carlos, para a separação correta do lixo. “Queremos que cada um faça sua parte para que este descarte de resíduos no aterro seja bem otimizado. Paranavaí, como cidade pólo da nossa região, teve essa iniciativa de abrir a utilização do aterro para os municípios menores, e esse apoio é importante para que possamos tomar o rumo certo nas questões ambientais”, frisou.
São Carlos do Ivaí é o segundo município da região a assinar um convênio para descartar seus resíduos orgânicos no aterro de Paranavaí. Tamboara já é conveniado e nos próximos dias o município de Mirador também deve assinar o termo de convênio para o início das atividades.
“Quando iniciamos o CICA (Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental) a ideia já era disponibilizar o aterro aos municípios consorciados. Gerenciar um aterro próprio custa em média R$ 60 mil só para operar as atividades, sem contar todo o trabalho de coleta que precisa ser feito, e sabemos que para os municípios menores isso fica inviável. Com estes convênios Paranavaí estreita as relações com os municípios vizinhos e age para proteger o meio ambiente e os nossos mananciais hídricos, diminuindo os riscos de contaminação do lençol freático, já que o problema do lixo não obedece limites geográficos. Certamente o prefeito de São Carlos do Ivaí fez uma opção eficiente e econômica para gerenciar os resíduos de seu município”, destacou o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti.
Através do convênio, o município de São Carlos do Ivaí pode descartar exclusivamente seus resíduos orgânicos no aterro sanitário de Paranavaí, com um curso de apenas R$ 67,20 por tonelada. O transporte, entrega e descarregamento no aterro são de responsabilidade do próprio município. “Não é permitido o descarte de resíduos da saúde, industriais ou qualquer outro que não seja orgânico. Além disso, o município conveniado deve fazer um trabalho de gravimetria anual para poder prorrogar o prazo do convênio, que inicialmente é de 12 meses”, explicou o secretário de Meio Ambiente de Paranavaí, João Marques.
A assinatura do convênio foi acompanhada pelo secretário de Educação de São Carlos do Ivaí, Rildo Alves; pelo diretor do departamento de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente daquele municípios, Valdir Menchi; e pelo direto de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Paranavaí, Edson Hedler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, FAVOR DEIXE SEU NOME E E-MAIL PARA QUE POSSAMOS RESPONDER.